.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Voto censitário, voto de cabresto ...


Faz algum tempo um amigo, de Mostardas, pediu uma definição de Voto Censitário e do Voto de Cabresto, pois uma funcionária sua precisava para um trabalho na escola. Encontrei nas minhas coisas e disponibilizo para vocês. Se alguém precisar fique "a vontade" para utilizar nos seus deveres escolares.
Voto Censitário, usado, principalmente, durante o Império. É um voto limitado, no qual só poderiam votar os que tivessem a partir de determinada renda anual, ou seja, beneficiava a elite, a classe rica e dominante. Reduzido número de eleitores.
Voto de Cabresto é um sistema tradicional de controle do poder político através do abuso de autoridade, conhecido por coronelismo, compra de votos ou utilização da máquina pública. Os eleitores tricam o voto por um favor, um bem material, ou algum tipo de serviço. Ainda muito utilizado no Litoral Norte, em Mostardas.
Velhas e nefastas práticas políticas ainda persistem em nossa terra e cabe a nós modificar tal estado de coisas.

2 comentários:

João disse...

Essa prática de cliente é uma marca nos municípios pequenos, que ao invés de se preocuparem com práticas efetivas para o bem-estar da população se preocupam em arrecadar votos através do emprego e aumentando a dependêncio das pessoas.

Anônimo disse...

Gostei demais do texto é exatamente isto que acontece o que é muito triste e parece que a cada eleição piora.Ai dá pra entende porque muita gente se coloca de anonimo e isso só reforça que o povo precisa de um lugar para desabafar e deixar enfurecido aqueles são cobrados por tudo que foi prometido.