.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Feira do Livro em ...


30ª Feira do Livro
A Casa de Cultura de São Lourenço do Sul divulga a programação da 30ª Feira do Livro de São Lourenço do Sul, que terá como patrono Juremir Machado da Silva, com o tema "O Mundo em Transformação", nos dias 01, 02, 03 e 04 de outubro, na Praça Central.
Olhando o blog do Joel Santana(clique) lembrei de um comentário do Matheus Brum sobre a ideia de organizar uma Feira do Livro. A Tuva colocou num comentário que existe uma da Escola Marcelo Gama, mas pensei em algo mais abrangente e com o apoio da prefeitura.
Imagem copiada do Blog do Joel Santana.

10 comentários:

JORGE AMARO disse...

Os livros na praça representam a liberdade das palavras...
Uma feira do Livro seria um fantástico movimento de efervecência cultural em Mostardas...
É uma boa possibilidade a ser construída entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil...

Vitorino "Milico" Mesquita disse...

Jorge: é por aí, a ideia foi lançada.

JORGE AMARO disse...

Vitorino,

Boas idéias foram feitas para serem colocadas em prática.

O interessante seria aproveitar a experiência do Marcelo Gama, que é louvável e ampliar. Uma Feira deve estar enraizada na cidade. O projeto deve prever "pré-feiras" nas escolas ou longo do ano, culminando para a grande Feira no final do ano, na praça. Outra aspecto bacana é instigar os alunos a escreverem crônicas, poesias, textos, redações e terem um espaço para exporem na Feira. Assim o evento é apropriado pela comunidade. Pode ter ainda relatos da história, contados pelos mais velhos... Enfim, há muitas possibilidades...

Uma questão bacana, que ocorre em alguns municípios, é a criação da feira através de lei, pois assim sua organização independe de quem está no governo.

Alguns objetivos são importantes constarem na proposta de uma Feira Literária: promover ações objetivando despertar o interesse pela leitura, viabilizando meios para a conscientização da importância da leitura para a população, oportunizando o acesso aos livros; aproximar as crianças, jovens e adultos do livro, estimulando o prazer pela leitura e possibilitando o contato com os escritores, diversificando as vivências literárias em geral; oferecer uma ampla e qualificada programação cultural, de entrada gratuita, destinada às variadas faixas etárias; promover atividades práticas na forma de oficina e workshops, buscando o desenvolvimento da leitura e da escrita, trabalhando o lúdico; estimular e difundir a produção artística, literária, cultural e intelectual do município; incentivar o lançamento de autores mostardenses, oferecendo a escritores locais, bem como nacionais, a oportunidade de apresentarem suas obras nas sessões de autógrafos e bate-papos na Feira; contribuir para a capacitação de educadores, bibliotecários, auxiliares de biblioteca e demais interessados na mediação da leitura; disponibilizar para o público em geral, a preços reduzidos, os mais diversos títulos, editados no Brasil ou exterior, sob suas diferentes variações.

São sugestões...

Abraço,

Tuva disse...

Em 2006 quando dei aula na Escola Marcelo Gama, conheci um programa chamado PARA E LE na qual todos, funcionarios, alunos e professores paravam o que estavam fazendo para se dedicarem por tempo determinado a alguma leitura. Exemplo de estimulo a leitura, a partir desta ação, se comprova o sucesso da Feira do Livro da Escola Marcelo Gama.

Matheus Brum. disse...

Vitorino, me perdoe pela demora em comentar esta assunto que muito me agrada. A leitura/escrita é o alicerce da educação de qualquer pessoa: quem lê se informa e quem escreve expõe de maneira organizada seus pensamentos. Não sou nenhum "expert" na língua Portuguesa, mas tenho visto tantos jovens, com dificuldades de formular frases, conjugar verbos e escrever corretamente palavras tão simples, simplesmente pela falta de leitura.
Durante alguns dias estive com os "canhões" voltados aos comentários políticos e acabei ficando devedor de um apoio a iniciativa da feira do livro. Estou a disposição deste projeto.

JORGE AMARO disse...

Tuva, Matheus e Vitorino,
Sou um cara da ação... Posso fazer o esboço do projeto e encaminhar a vocês para sistematizar. Pode ser? O que acham?
Abraço,

Vitorino "Milico" Mesquita disse...

Claro, sem dúvida. E penso que deves enviar para a ACIM para ver se tem possibilidade da Associação participar, contribuir, ajudar. E tento ver outras fontes para executar o projeto.

Vitorino "Milico" Mesquita disse...

Claro, sem dúvida. E penso que deves enviar para a ACIM para ver se tem possibilidade da Associação participar, contribuir, ajudar. E tento ver outras fontes para executar o projeto.

JORGE AMARO disse...

Vou montar o projeto e encaminhar para vocês... É importante a participação da ACIM... Até sexta... Abraço,

Matheus Brum. disse...

Tô dentro... O Vitorino tem meu e-mail.