.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

MEC oferece aos professores mais ...



MEC oferece aos professores mais 80 mil vagas para a licenciatura
O ministro de Educação, Fernando Haddad, anunciou, ontem, a criação de 80 mil vagas, em universidades públicas estaduais e federais, para que professores da rede pública de ensino básico façam cursos de licenciatura. Anunciada no dia consagrado ao professor, esta é a segunda etapa do Plano Nacional de Formação de Professores, lançado em julho com a criação de 58 mil vagas exclusivas para docentes e com a meta de beneficiar 330 mil até 2011.
As vagas estão distribuídas entre 90 universidades, que oferecerão os cursos para professores que não tenham licenciatura ou que sejam licenciados em áreas de formação diferente daquela em que atuam. As universidades serão pagas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), uma autarquia do MEC.
As pré-inscrições já estão abertas e devem ser feitas, exclusivamente, pelo portal do MEC, na internet, dentro da Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br/index-static).
Podem se inscrever professores de escolas estaduais e municipais de 20 estados.
Ainda não aderiram ao programa as secretarias de educação de São Paulo, do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais, de Rondônia, do Espírito Santo, do Acre e do Distrito Federal.
Com o Plano Nacional de Formação de Professores o MEC espera proporcionar formação adequada para os 600 mil docentes sem licenciatura ou com licenciatura diferente da área em que atuam. Até 2011 o investimento está estimado em R$ 1,9 bilhão.
Fonte: Brasília Confidencial n° 72, 16/10/2009.

2 comentários:

Luis Cláudio disse...

O que os estados que não aderiram ao plano do governo federal tem em comum além do descaso com a educação e a falta de apreço pelos professores?

São majoritariamente governados por governos do PSDB, Serra em São Paulo, Aécio em Minas, Yeda no Rio Grande do Sul. São muito mais parecidos do que se imagina.

João disse...

O Luis Claúdio isso é pura coincidência.