.

domingo, 25 de outubro de 2009

Dia da Democracia


Hoje é o Dia da Democracia.

Do grego: demo=povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo.

Dentro de uma democracia as pessoas possuem liberdade de expressão e podem manifestar as suas opiniões.

A democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana, é a institucionalização da liberdade.

6 comentários:

Anônimo disse...

Pena que muitas pessoas não sabem usar a liberdade que a democracia oferece......liberdade tem que ser usada com responsabilidade.

Marcelo disse...

Anônimo, essa sempre foi a desculpa dos regimes autoritários para dar golpes de Estado, implantar ditaduras e interromper o rico processo democrático. Apesar dos percalços, devemos apostar sempre na cultura do diálogo, do debate, do contraditório para aprimorar a democracia, sob pena de retrocedermos e repetirmos os mesmos erros do passado.

Anete disse...

A democracia é o sistema (regime) de organização social mais eficiente para se cultivar e se praticar a liberdade de ação e expressão,ela estimula autocorreções que ajudam desenvolver uma nação.
A democracia é o livre direito de opinar e fazer posição(de criticar e apontar erros) e ser respeitado por ter uma visão diferente sobre determinados assuntos.
Infelizmente hoje ainda temos governantes com uma dificuldade imensa de colocar em prática a democracia realmente.

Prof. Álvaro disse...

Entendo democracia como uma eterna construção social e pessoal em busca da qualificão, e, ao contrário do que alguns possam pensar, a democracia não está pronta e nem vai ficar de um dia para o outro, pois temos a cada dia que aperfeiçoar esse processo. E como fazer isso? Acredito que é só através de nossa prática democrática, pois só há crescimento da sociedade como um todo quando ocorre divergência, será que a evolução da sociedade ocorreu com todos pensando igual? Através da imposição? Que possamos aproveitar mais esse dia para qualificarmos esse processo.

João disse...

Essa mão trancando a votação é a do prefeito tentando impedir das pessoas votarem para diretor de escola.

Anônimo disse...

VIVA A DEMOCRACIA.