.

sábado, 17 de outubro de 2009

Cidade pequena, vida boa ou ...


Cidade pequena, vida boa ou vida besta?

Muitos diriam:

Vida boa.

Mas porquê?
Poucas violências, todos se conhecem, custo de vida baixo, sem trânsito ou poluição.

Depende, viver próximo a natureza, com pessoas que se pode confiar, pouca poluição, quase zero de criminalidade, vida saudável e tranqüila, com produtos naturais e tudo mais de uma cidade do interior, acho que é vida boa, vida besta é viver no meio de tanta poluição, traição, mortes e assassinatos, assaltos, balas perdidas, produtos pouco saudáveis, falsas amizades, barulhada, diversões noturnas demasiadas que às vezes acabam não levando a nada ou levam, mas não para o lugar onde gostaríamos, e tantas outras coisas que cidade grande oferece.

Pegamos como exemplo MOSTARDAS um lugar calmo (se comparado as grandes metrópoles), onde se vive cercado por belas paisagens naturais ao contrario da selva de pedras que é a cidade grande.

O que seria do verde, se todos gostassem do amarelo?
Existem pessoas que preferem contato mais direto com a natureza, ar puro, vida do campo, animais, pessoas simples e pouca sofisticação.

Pois penso que: "Besta" é quem não suporta a vida do interior.

Um lugar onde se possa ter mais tempo para pensar, dormir uma sesta, conversar com os vizinhos, relaxar, brincar mais com os filhos, cultivar amizades, etc. Sinto falta de tudo isso. Não gosto da vida em cidade grande. Um dia pretendo viver num lugar mais tranqüilo. Uma cidadezinha do interior, ou um sítio.

E porquê não Mostardas?

Se tudo isso citado acima, são qualidades para vivermos uma vida melhor, mais saudável e mais digna, Mostardas seria em tese o lugar ideal para se morar porque temos em nossa cidade tudo isso.

Lendo um trecho do histórico da cidade, retirado do site do Município: me pergunto e pergunto a vocês?

“Município criado em 26 de dezembro de 1963, atualmente com uma população em torno de 11.657 habitantes, está situado a 12 metros acima do nível do mar. Possui muitos recursos naturais como lagoas, capões de mata nativa, banhados com variadas espécies de animais, além de parte da importante reserva que é o PARQUE NACIONAL DA LAGOA DO PEIXE”.

Pois bem, como uma cidade com tantos recursos naturais, abençoada por Deus, pode ser tão mal aproveitada? E ver em seu povo, um povo “pobre”, “sofrido” mas de coração bom, que poderia por sua vez ter um pouco mais de dignidade e respeito por parte daqueles que governam e que tem em sua responsabilidade fazer o melhor por todos nós.

Muitos tentam fazer o bem, mas sozinho tudo é mais difícil.

"Seja qual for sua morada você pode transformá-la em um lugar de paz".

Ângelo Pereira.

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou um mostardense, mas já tá me dando desgosto de morar aqui. A bandidagem tá toda solta e ninguém faz nada. Era sim um paraiso, mas ta virando uma favela(desculpe os termos usados).
Esta foi minha opinião.

Matheus Brum. disse...

Parabéns Reloginho!
Muito boa a tua crítica geral. Todos temos a responsabilidade de fazer do nosso município um lugar melhor.
Abraço meu irmão!

José Henrique disse...

a bandidagem está em todo lugar, mas ainda assim, aqui é um lugar melhor para se viver.

Prof. Álvaro disse...

Adorei o texto, eu sou apaixonado por interior, tanto que saí daqui quando guri para estudar e voltei à Mostardas para trabalhar. Mas acredito que temos que recuperar nosso município enquanto um lugar onde todos se conhecem, mas também temos que avançar na qualidade de vida através de serviços prestada a nossos municipes.

Luciana Arruda disse...

Em uma segunda pela manhã, com troca de horário, correria para vir trabalhar, abrir o blog que tenho lido todos os dias e me deparar com um texto destes, logicamente muda meu humor.Ótimas palavras!

Quando morava em Mostardas, tinha tempo pra tudo, inclusive para não me preocupar se não tinha nada pra fazer.Hoje, estou sempre correndo contra o tempo (e que mal isso faz)é horário de ônibus, de chegar no trabalho, de pegar o trem pra ir pra aula,são prazos, provas, noooooossa! Quantas coisas!

Aqui ninguém sossega, estão sempre correndo,não se cumprimentam,não sorriem uns para os outros.É tida como normalidade crianças esmolando,gente roubando.Há dias em que, me canso disso tudo, corto minhas asas(como diz uma canção aí) e volto pra casa, dá uma saudade da minha "terra". Às vezes é necessário sair e conhecer o mundo, mas e aí, vale a pena deixar tudo? A família, os amigos conquistados? A PAZ?

Nada é igual a uma vida plena de paz, devemos cultivar e aproveitar cada segundo, nada no mundo vale mais do que a tranquilidade de poder dormir tranquilo (a) e desfrutar de um paraíso sem precedentes.

Parabéns ao Angelo pelo texto!