.

domingo, 25 de outubro de 2009

Democracia: Onde fica?


E a Democracia? Onde fica?
Meus queridos leitores, preciso fazer uma espécie de desabafo.
Participei do movimento do Magistério Público Estadual desde os anos de ditadura, quando ainda não se respeitava, no Brasil, os direitos mais elementares do ser humano. Mas, ao longo desta caminhada, construímos um avanço na forma de organização e mobilização na defesa de uma educação digna e para todos.
Entre algumas conquistas que tivemos , ainda nos anos 80, foi a indicação do Diretor da escola pela sua Comunidade Escolar.
Foi uma das conquistas mais significativas para a construção de uma sociedade mais justa, onde o indivíduo passa a ser o sujeito dessa construção.
A vivência democrática, é a condição mais adequada para o aperfeiçoamento humano. Pois o indivíduo é o sujeito que se auto-constrói, quando isso acontece em um ambiente de respeito ao seu espaço político.
As teorias que tratam do fenômeno da aprendizagem procuram explicar em que circunstâncias ocorrem a aprendizagem. Como o indivíduo estabelece o domínio sobre determinado conhecimento.
Há teorias que defendem o uso do reflexo condicionado (a aprendizagem pela repetição do ato). Neste modelo o indivíduo se torna muito eficiente no exercício de alguma atividade para o que foi treinado e onde passa a aplicar o que “aprendeu”. Isso ocorre de forma automática, pois é o reflexo condicionado que faz com que realize tais operações. Não é a pessoa como um todo agindo, pois suas ações não estão sendo realizadas pelo comando da razão. Comporta-se como um autômato.
Nessa prática de aprendizagem, a contestação que é o fruto da razão, não age, fica adormecida.
Só num contexto democrático, em que o exercício da liberdade é permitido, é possível ocorrer a aprendizagem através do pensamento crítico onde o conhecimento faz parte do todo. O indivíduo passa a elaborar a partir do domínio de determinado conhecimento, na condição de partícipe do processo.
Daí é que a defesa da democracia, o respeito às decisões da maioria deve ser feita com perseverança como a única forma legítima.
Para isso ser imperioso que se crie instrumentos que ofereça as condições plenas de participação de todos.
A escolha das pessoas que vão administrar uma instituição escolar, só é legítima se as pessoas envolvidas no processo possam tomar decisões, tornando-se sujeitos das ações e tendo a oportunidade de ser responsável pelo êxito das políticas educacionais, que venha a atender as prioridades do alunado desta ou daquela comunidade escolar.
Esta conquista que os professores e os pais obtiveram há + ou – 30 anos, foi o reconhecimento dos poderes constituídos, daquela época, que tiveram a sensibilidade e o discernimento para defender o direito de participação democrática na construção de uma sociedade em que cada um se sinta no pleno exercício da cidadania.
O Sindicato dos Servidores, e todas as instituições de caráter coletivo, têm a finalidade de permitir a participação dos membros que as compõem.
A não participação do indivíduo em sua instituição representativa, além de não contribuir na realização dos seus objetivos, permite que medidas autoritárias e tacanhas sejam tomadas por aqueles que se arvoram donos da verdade e com isso se acham no direito de decidir pelos outros.
Só me resta dizer que minha luta em prol da mobilização da minha categoria, vai continuar, cada vez com mais afinco. E agora, no sentido de tentar anular os efeitos maléficos que, certamente daí virão, convoco todos os professores que cerrem fileiras nesta luta na busca do caminho democrático para o exercício das políticas educacionais.
Até.

12 comentários:

Anete disse...

Prof.Andradino,não fizeste um desabafo deste uma bela aula de democracia na tua postagem.
Foste meu diretor na escola e sou testemunha do teu trabalho na defesa de uma educação digna para todos e de estar sempre buscando o aperfeiçoamento humano de cada um de nossos alunos.
Continue este guerreiro sensato comprometido com a educação de nosso município.

REDAÇÃO disse...

Professor Anrdadino,
Suas palavras me causam muito orgulho. Você foi uma das pessoas mais importantes na minha formação, pelo grande educador que é!!!
Abraço,

Andradino Oliveira disse...

Quero aqui reforçar a vontade de não medir esforços para contribuir nesta obra: a de que nossa comunidade se organize. Comece a participar efetivamente dos rumos que deveremos tomar.
Todas as correntes políticas alardeiam que a educação é o unico caminho para o desenvolvimento integral do indivíduo. Pois é verdade! O que não podemos admitir que posições tacanhas e retrogradas continue decidindo por uma comunidade anulando um espaço considerado vital para o aperfeiçoamento humano. O exercício democrático, alicerce desta obra que se chama educação,e que deve servir como o exemplo mais nobre do exercício da cidadania,está ameaçado de ser cerceado pelo prefeito Marne e com o consentimento de sua bancada de vereadores.
Sei que aqueles lerem estes comentários, a expressão da alma de todos nós,terão uma manifestaçao de inconformidade e repúdio às intenções do governo municipal.

Anônimo disse...

é lamentavél a atitude de nosso prefeito..votei e fiz campanha para que?para vermos uma ditadura barata!!custou a cair a fixa de que esses anos todos,nunca se teve uma administraçao que pensou em uma mostardas de verdade e que na verdade só se vê uma disputa de egos.

Anônimo disse...

Infelizmente este tipo de coisa está acontecendo em nosso município.
Que vergonha em pleno século 21,isto até parece mentira regredir deste jeito,nas enquanto tivermos gente no poder que se vende por CC é isto que vamos ter ,pois este tipo de gente não assume responsabilidades em beneficio da sociedade apenas pensam em si e no próprio bolso.

Anônimo disse...

SERA QUE SE NOS TIVESSEMOS UMA SECRETARIA QUE TIVESSE FORMAÇAO NA AREA DE EDUCAÇAO E TIVESSE ESPERIENCIA EM SALA DE AULA COM CERTEZA ESTARIA AO NOSSO LADO LUTANDO PELOS NOSSOS DIREITOS E NAO JOGARIA A BOLA PICANDO PARA O PREFEITO E A BANCADA DE VEREADORES

Anônimo disse...

Com certeza ,em todas as áreas é necessário profissional da área e principalmente na educação,que é onde o professor vai auxiliar a formação das crianças.A experiência de sala de aula não têm nada que se compare,só quem vive isto que é capaz de entender e dar valor ao professor.
As pessoas mais graduadas em todas as áreas por quem passaram antes de chegar lá? Por um professor desde a educação infantil.
Por que tratar o magistério com descaso?
Por que não escutá-los na escolha de quem vai dirigi-los?
Por que revogar a lei que nos dá amparo pedagógico e os conselhos escolares?

Anônimo disse...

Retroceder já Mais

GIBERTO PACHECO

Anônimo disse...

"O substitutivo Jorge Hage(PSDB-BA), como ficou conhecido, incorporou, no entanto, importantes avanços
no campo da democratização da educação, inclusive de sua gestão democrática, por
meio de mecanismos como autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira
das unidades escolares, bem como de descentralização dos sistemas de ensino."
A Lei da Gestão Democrática até hoje não foi implantada integralmente é porque os verdadeiros atingidos pela educação municipal não tem voz nem voto. Pobres crianças! Que Deus os proteja e que a tirania e o obscurantismo não vicejem em suas mentes.

Anônimo disse...

Basta olhar a Secretaria de Educação para ver que lá existem profissionais experientes em sala de aula e com formação, mas acredito que o CC e as vantajens FALAM MUUUIIIITO MAIS ALTO.

Anônimo disse...

Enquanto seguidor de ideias, como por exemplo, as defendidas nos escritos da "Pedagogia da Autonomia" (livro) de PAULO FREIRE, confesso que fico estarrecido e inconformado quando descubro que ainda existe legislador, em tempos atuais, que defenda o processo "anti-democrático" Como podem esquecer com tanta facilidade que foi por meio democrático que que chegaram lá?
Prof. Licenciado em Pedagogia Jorge Gilmar de Souza Brum

Anônimo disse...

Qual a democracia praticada pelo PP em Mostardas? Se nem o vice prefeito consegue opinar... Os secretarios sao figuras decorativas pois quem apita mesmo é o prefeito... Que Deus nos proteja desse ditador e, que nao consiga mais se reeleger, pois do contrario estaremos fadados a tempos sombrios na democracia de Mostardas... Pena o Moises estar sendo fritado dentro do partido, pois esse sim é um politico nato...