.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

DIA DO PROFESSOR


A profissão de professor é uma das mais antigas do mundo, tendo em vista que as demais profissões em sua maioria dependem dela. Pelo mundo, o Dia do Professor é comemorado em dias diferentes, no Brasil esta comemoração é no dia 15 de outubro. Pois, D. Pedro I, decretou em 14 de outubro de 1827, dia da educadora Santa Teresa de Ávila, criando o ensino elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.

Mas foi em 1947 que ocorreu a primeira comemoração dedicada ao professor. Quatro professores em São Paulo tiveram a ideia de durante o segundo semestre realizar um dia de parada para evitar a estafa e planejar o restante do ano. O professor Salomão Becker sugeriu o dia 15 de outubro, pois em Piracicaba, sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para realizar uma confraternização, a celebração foi um sucesso, até ser oficializada como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682 de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

3 comentários:

João disse...

Meu Deus em 1827 já se falava em descentralização do ensino e agora querem centralizar através da indicação de diretores, isso que é modernidade, regredir jamais.

Prof. Álvaro disse...

Obrigado João pelo comentário infelizmente parece que a valorização da educação ficou em "segundo" plano, pois uma educação que pressupõe tornar o aluno(a) um cidadão, consciente de suas atitudes e funções em nossa sociedade, se acontecer isso é no mínimo contraditório com os princípios educacionais.

Anônimo disse...

Nos outros governos no dia do professor tinha uma janta em homenagem aos professores e geralmente recebiam uma lembrançinha.
Este ano a secretaria de educação não fez nada por quem faz de fato a educação,a secretária parece que estava passeando e não se lembrou.
A verdade é que só quem está ou esteve por muitos anos em sala de aula pode valorizar o que é o dia a dia de um professor,por isso talvez
que os governantes municipais não conseguem reconhecer e dar o devido valor aos professores.
Só espero que não tire o nosso direito de escolher nossos
diretores.Se isto acontecer realmente estaremos regredindo.