.

domingo, 25 de outubro de 2009

Câmara analisará Projeto de Lei que acaba com eleição para diretores



O prefeito enviou para a Câmara Municipal Projeto de Lei que revoga a Lei 1.321/98 que trata da eleição para diretores das escolas municipais e dá outras providências. A iniciativa do executivo tem por objetivo nomear os diretores de sua preferência, acabando com a possibilidade da comunidade escolar escolher os diretores das escolas do Município. Tal medida destoa completamente de legislação estadual e federal.

Independentemente da análise do mérito da medida, o governo municipal cometeu um grande erro que poderá comprometer a gestão da educação no próximo período, caso o projeto seja aprovado.

Ocorre que, na ânsia de acabar com as eleições para diretores das escolas, enviou projeto de Lei que revoga integralmente a Lei 1.321/98, sem analisar corretamente a matéria e nem buscar assessoria técnica adequada. A aprovação do projeto pela maioria governista da Câmara revogará, conjuntamente, toda a regulamentação que trata da gestão administrativa, financeira e pedagógica.

Certamente, o poder executivo e base governista ao tomarem ciência desse grande equívoco terão a grandeza de retirar o projeto da pauta de votação. Pelo menos é o que acreditam todos que não desejam colocar os interesses partidários acima da boa educação das nossas crianças.

É a velha história de atirar no que viu e acertar o que não viu.

24 comentários:

Anônimo disse...

O prefeito e a secretária de educação,que são advogados deveriam conhecer as leis ou pelo menos interpreta-las.
Será que não leram a lei até o final?
Não entenderam que esta lei não é só para eleição de diretores?
Revogar a lei da gestão democrática é no mínimo ferir a lei orgânica do município,além dos outros transtornos para educação.
Desta forma a educação está andado na marcha ré.

Anônimo disse...

No plano de governo do prefeito entregue durante a campanha o segundo item na parte da educação está escrito"Aprofundar a gestão democrática do funcionamento da rede escolar".
Deve ter se enganado quando escreveu,ele quer é AFUNDAR a lei da gestão democrática encaminhando este projeto de lei para Câmara.
Espero que os vereadores da situação leiam na integra a lei e analisem as conseqüências que a educação terá revogando esta lei,ou pelo menos honrem a promessa escrita que o prefeito distribuiu na cidade quando candidato.

Luis Gustavo disse...

Calma pessoal, foi só uma "escorregada" da assessoria do prefeito. Amanhã, quando se derem conta do que fizeram, irão retirar o projeto. Senão, o próximo prefeito terá que recolocar as coisas no seu devido lugar.

Anônimo disse...

No plano de governo do prefeito na primera página do folder acima da educação está escrito:
"Primeiro compromisso:manter todas as conquistas da população.
Quando candidato uma promessa depois de eleito uma decepção.

Anônimo disse...

Se tem algum amparo legal tal medida, sugiro que pelo menos o Prefeito solicite as comunidades escolares que façam, informalmente, um processo seletivo e a partir daí ele nomear.Tudo tem jeito, principalmente dentro de uma democracia. Basta querer. Esta é "pegar ou largar". Até

Matheus Brum disse...

Essa foto está meio fora de contexto, não está?
Seria alguma mensagem subliminar?
Lembrei daqueles grafitis com o símbolo da Globo dizendo: "Sorria, você está sendo manipulado."
Acredito que não falte ao blog uma foto de uma escola municipal.
Posso até conseguir.
Abraço!

Alexandre disse...

Ué Mateus, voltou? não resistiu, saudades!

Marisa disse...

Acho que a foto está muito correta.
A foto tem que ser mesmo do prefeito,ele é o centralizador.
Revogando a lei que dá voz aos alunos enfim a comunidade escolar pra que foto.

Felipe disse...

Muito pelo contrário, a foto é bastante positiva para o Marne. Aparece sorrindo e como máquinas adquiridas pelo Município. Se fosse pela notícia do projeto de Lei, a foto seria outra bem diferente. E nada positiva para esse governo.

Anete disse...

Quando o Demagim postou uma matéria sobre a eleição dos diretores,eu postei um comentário dizendo que desde o início do ano o governo tinha interesse em revogar a lei da gestão democrática um vereador logo disse que não.
Sr vereador a prova que era verdade hoje está na sua mão o parecer do Procurador Coordenador do município no projeto de lei para revogar a lei 1321/98 é com a data de 31 de MARÇO de 2009.
Que projeto mal feito, onde colocaram um parecer da DPM que foi eu que pedi com a data de 28 de novembro de2006,deveriam ter ao menos feito uma consulta nova e não usar uma do governo passado(3anos atrás).
Saliento que mesmo com parecer desfavorável assumimos a responsabilidade e realizamos as eleições por entendermos que a comunidade escolar têm que ser ouvida cumprindo o que estabelece a lei da gestão democrática.

Anônimo disse...

Calma gente, não acredito que o Vereador que se manifestou em outros comentários dizendo que o governo estava procurando uma solução correta para eleição de diretores, vai votar para revogar a lei.Se isto aconteser ele esta se contradizendo; E o governo estará impondo uma Ditadura. Os tempos mudaram parece que a cabeça dos governantes municipais Não..... Um Abraço ....RA..RA..RA...

Anônimo disse...

É meus amigos chegou a hora de sabermos quem é quem.
O governo com esta atitude já disse a que veio.Só eu mando.
Agora é a vez dos vereadores mostrar se defendem o povo ou o governo.
O povo está esperando que aqueles a quem elegeram os defendam agora.
Vereadores,não tirem de nós o direito de escolhermos os diretores
que vão ter grande importância na formação dos nossos filhos.

João disse...

O Vereador Moisés Pedone na votação da proposta de eleição do Antônio Terra que permitia uma reeleição para diretor de escola, disse que era um projeto autoritário e agora o que será que ele vai falar desse projeto?

Sandra disse...

Não entendo porque o prefeito e vereadores querem mudar as eleições dos diretores.
Pra que mudar o que esta dando certo?
Vão fazer o que tem pra fazer e é muita coisa,limpeza na cidade,arrumar as praças,iluminar as ruas cuidar dos calçamentos e muitas outras coisa.....
Vão fazer o que não tá feito e deixem o que já esta andando bem.

JORGE AMARO disse...

A eleição direta de diretores dá voz a comunidade escolar e promove o exercício pleno da cidadania. É uma grande conquista da EDUCAÇÃO. O que está em pauta é isso, se abrimos mão de um direito constitucional de todos, ou seja, de exercer a democracia participativa. Espero que o bom senso impere e que a EDUCAÇÃO de Mostardas seja a ganhadora.

Prof. Álvaro disse...

Olá Jorge, acredito que temos que ter um ambiente democrático para para uma educação de qualidade, onde a comunidade escolar tenha a oportunidade de escolher e refletir sobre sua decisão na escolha de seus diretores. Cabe lembrar que a eleição escolar ela tem um caráter educativo. Pois durante o período eleitoral não é permitido campanha e ao canditado tem que traçar um plano de ações educacionais que só pode ser apresentado a comunidade mediante presença da Comissão eleitoral, ou seja, uma situação que além de promover a democracia também promove a educação.

Anônimo disse...

Eu acho que é um direito da comunidade, votar em quem pretende p/ ser diretor da escola.

Sonia disse...

Por que o prefeito e secretária não querem a eleição?
Acham ruim se ganhar alguem de outros partidos.
Se é isto , demonstra que não estão preparados para o cargo que ocupam.
O bom politico é aquele que sabe respeitar, conviver,dialogar com as idéias contrária as suas.
Parece que Mostardas está mal neste sentido só sabem governar com aqueles que se subemetem as suas imposições.
O pior ainda é a secretária de educação que só diz que é decisão do prefeito.
Se é assim o que ela está fazendo lá? Só recebendo e não defendendo a educação.

Unknown disse...

Muito triste...
O problema é que esses políticos que estão aí, não trabalham pelo coletivo, mas por seus interesses pessoais e de uma minoria, que lhes interessam.
O absurdo maior, é que no dia da festa da vitória, podia se ver claramente o povão aclamando o vencedor. Pobre povo, sempre acaba ludibriado!
Faço minhas as palavras do Fabio: Ô "futuro ruminante" ou também dá para usar aquela música do Zé Ramalho: "vida de gado, povo marcado, povo feliz"

Gisele Correia Fiorelli

Marlene disse...

Dizem que a lei de diretores tá errada,eu fico pensando será que só tem isso de errado aqui no municipio.Será que o resto tá tudo certo?

Anônimo disse...

Andei conversando com um Vereador da situação e senti que ele não concorda com o projeto. E olha, ele é de se posicionar sempre, não foje da raia.

Anônimo disse...

O Moisés não conseguiu esconder a inconformidade com a Lei que termina com a eleição dos Diretores. Dava para ver no semblante dele na última Sessão. Resta saber o que ele vai fazer! Eu ainda acredito nele.

Anônimo disse...

Acredito que os vereadores comprometidos com o povo votam contra este projeto que é um retrocesso a tudo que já foi construído e ainda tem muito para aprofundar.
O povo de Mostardas não merece esta ditadura que querem nos impor.

Anônimo disse...

Ja fui secretario do Marne e nao aceito NUNCA MAIS SER. è so figura decorativa, pois até para mudarmos uma mesa de lugar tem q passar pela autorização dele. Centralizador e ONIPRESENTE. Tenho pena dos atuais secretarios, pois, qdo as coisas nao dao certo daí a culpa é do secretario. Outra coisa, até agora nao vejo uma CONSTRUÇÃO, REFORMA OU LIMPEZA NO PARCAO E FALTAM SÓ 20 DIAS PARA A FESTA. Será q vais ser outra bagunça daquelAS?