.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Tamandaré e CCM: uma união possível!


O Esporte Clube Tamandaré marcou muito minha vida. Nunca joguei lá. Mas participava ativamente da escolinha, lá pelos idos de 1990. Era um espaço maravilhoso, coordenado pelo Luis Mário de forma voluntária. Foi uma época muito significativa para mim e muitos outros jovens mostardenses, que já naquela época, careciam de oportunidades.


Acredito que a idéia apontada, de unir o Tamandaré e o Clube Cultural Mostardense é bastante interessante e viável.

Hoje, um dos grandes problemas de Mostardas e da maioria das cidades urbanas, é a crescente marginalização das periferias e aumento gradativo do uso de drogas, pobreza e da violência. A ausência de políticas para a juventude provoca uma série de transtornos sociais. E não podemos simplesmente dizer que o poder público é único o culpado. A sociedade tem parcela de responsabilidade neste processo e é dela também de onde devem surgir as alternativas.


Neste sentido, entendo que estas duas instituições agregadas a Prefeitura, a Câmara de Vereadores, as escolas, a iniciativa privada, enfim, TODAS as forças vivas de Mostardas, de forma coletiva, podem criar uma proposta que viabilize ações concretas de enfrentamento ao uso de drogas, a geração de renda e a promoção do bem estar social.


O que fazer? Primeiro, organizar as instituições. Acredito que a partir disto, monta-se um Grupo de Trabalho e articulam-se as parcerias para efetivar as ações. Seria uma grande estratégia de criar uma mobilização social para o desenvolvimento humano e social em Mostardas. Devemos todos acreditar nesta possibilidade e conjugar esforços para concretizá-la!


Basta saber se queremos ser parte do problema ou da solução...

8 comentários:

Tuva disse...

Que lindo!

JORGE AMARO disse...

Algumas idéias: oficinas esportivas, culturais, fotografia, sala de cinema, telecentro comunitário, ... Uma vez na escolinha do Tamandaré fomos caminhando até a Lagoa dos Patos e lá fizemos um belo piquenique... Lembro daqueles belos momentos como se fosse hoje... Há infinitas possibilidades de se captar recursos para iniciativas como estas no MinC, MMA, Fundações, Unesco, Sepir... Estou disposto a ajudar, como sempre estive... A gente nunca deve esquecer de onde veio...

Relóginho disse...

Grande idéia, parabéns!

Anônimo disse...

Temos que colocar as idéias na prática... Este é o desafio...

André Soares disse...

Olha, este é um assunto que mexe com meu coração. A muito tempo o PC me falou sobre isso, na hora comprei a idéia. Concordo com o Anônimo, acho que tínhamos que tentar marcar uma reunião para começar a discutir esta idéia. Divulgar no jornal, rádio, blogs, enfim, para podermos ouvir o maior número de pessoas. O que acham????

JORGE AMARO disse...

André e demais... Concordo plenamente que temos que partir para ação. Gostaria de participar e contribuir com este processo. Contem comigo. Acredito que o próximo passo seja uma audiência onde os principais interessados devem ser as pessoas que estão a frente do CCM e do Tamandaré. Com o interesse dos mesmos, se agrega os demais parceiros... Pretendo ir a Mostardas em Outubro. Podemos agendar...

Rudney Lemos Soares disse...

Jorge, isto na minha opinião, seria ótimo, é dificelmanter uma sede social fora dos limites da cidade, quem quiser ver vai la no nosso amado Tamandaré( a sede foi completamente saqueada),vamos chamar a comunidade para este debate importante.

PARABENS!

JORGE AMARO disse...

Rudynei,
Acho que o Tamandaré tem uma maravilhosa estrutura para atender a comunidade, mas, com certeza deve ter apoio do poder público e iniciativa privada para garantir a estrutura e principalmente a manutenção da mesma. Imagina oficinas de esporte, lazer e cultura naquele espaço? Seria a melhor forma de combater as drogas na cidade...