.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

ENCONTRO COM O SENHOR PREFEITO MUNICIPAL, A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E O DEMAGIM.


O DEMAGIM (Departamento do Magistério Municipal) - Órgão ligado ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mostardas - esteve reunido com o Senhor Prefeito Municipal e a Sra. Secretária de Educação, no Gabinete do Prefeito, no dia 31 de agosto passado. Entre os assuntos debatidos estavam a regulamentação da Lei Municipal nº2.166 do Plano de Carreira do Magistério, a questão do difícil provimento prevista na Lei acima referida, e a questão da determinação de que a merenda escolar seja adquirida dos produtores locais no percentual mínimo de 30% dos recursos destinados ao atendimento deste serviço. Por fim, foi debatido sobre as eleições para Diretores de escolas municipais, que já se avizinha o prazo de sua realização.
O Senhor Prefeito manifestou a intenção de extinguir as eleições de diretores por entender que a nomeação no cargo de Diretor de escola é prerrogativa do Prefeito. Esta medida contraria uma conquista da Comunidade Escolar no Estado do Rio Grande do Sul que durante muitos anos lutou, juntamente com os professores, para que este direito viesse contribuir no processo de gestão democrática determinado pela Legislação.
A equipe de professores do DEMAGIM, manifestou sua contrariedade sobre essa possibilidade, fazendo um apelo ao Senhor Prefeito para que mudasse de idéia.
Reconhecemos a necessidade de que aprofundemos os estudos para esclarecer melhor as funções do Diretor de uma escola, mas o exercício do poder democrático não se aprende apenas teoricamente, se aprende praticando.
Se ainda não estamos plenamente preparados para o exercício da democracia, só praticando-a que a aprendemos.
Estamos esperançosos que o Senhor Prefeito venha comungar conosco da preservação do exercício da democracia na escola, para que sirva de modelo para as eleições gerais.

2 comentários:

João Carlos disse...

Democracia que é bom....

Moacyr disse...

Mais espaço para os cupinchas.