.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Conferência Nacional de Saúde Ambiental - Etapa Municipal


A ação humana sobre a natureza tem causado impactos cada vez mais graves sobre a saúde humana e os ecossistemas do planeta. Associada a um panorama de desigualdades sociais e econômicas, a degradação ambiental aponta para consequências que já vivemos no presente: o esgotamento dos recursos naturais, os processos acelerados de desertificação, a intensificação de eventos climáticos externos, a crise urbana relacionada a carência de serviços de saneamento básico, habitação, transporte e segurança pública, a poluição química de ambientes urbanos e rurais e a emergência e reemergência de doenças. Esses problemas são interdependentes, seus impactos vão além das fronteiras locais e seus efeitos são produzidos e sentidos pelas populações. A busca de soluções para este quadro diversificado requer a formulação e gestão de políticas públicas interdisciplinares, integradas, intersetoriais, participativas e territorializadas. Neste sentido surge a 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental (CNSA).
A CNSA tem como lema "Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!". O tema central é "A Saúde Ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis". E propõe três eixos temáticos:
- Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental no campo, na cidade e na floresta;
-Trabalho, ambiente e saúde: Desafio dos processos de produção e consumo nos territórios;
- Democracia, educação, saúde e ambiente: Políticas para construção de territórios sustentáveis.
As etapas municipais devem ocorrer até o dia 30 de setembro. Os estados e o Distrito Federal devem organizar suas conferências até o dia 30 de outubro. A etapa nacional ocorrerá de 15 a 18 de dezembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília - DF.
A realização da etapa municipal da CNSA dependerá da articulação entre os Conselhos de Saúde e de Meio Ambiente além do apoio do poder público local.
Entendemos que é fundamental a atuação conjunta destes diferentes mas convergentes espaços de participação social. O desafio de construir a Etapa Municipal da CNSA reforça a necessidade de aproximação destes Conselhos para garantir melhores condições de vida à população mostardense.
A provocação proposta pela Conferência de integrar as políticas de Saúde, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Territorial Rural na busca de Territórios Sustentáveis é uma grande oportunidade para concretizar alianças na busca do fortalecimento da gestão democrática representativa e participativa.
Entendemos que este é um momento de grande significado no ponto de vista da gestão democrática e da participação da sociedade organizada, e um grande avanço no ponto de vista de uma visão global das políticas públicas de forma transversalizada.
Poderemos debater a diversidade de Mostardas em todos os seus aspectos do campo e da cidade, os olhares frente a degradação ambiental de nossas bacias hidrográficas, do uso de agrotóxicos, da mineração, dos resíduos sólidos, destacando a relação destes impactos com a saúde humana, de forma a compreender estes processos, suas conexões e assim fornecer elementos para que os investidores públicos enfrentem estas demandas de forma eficiente.
O Grupo Maricá está auxiliando municípios a realizarem suas etapas municipais.
Jorge Amaro de Souza Borges. Biólogo.

Um comentário:

Vitorino "Milico" Mesquita disse...

Jorge: me esqueci mas dia 03/09 é o dia do Biólogo. Parabéns! Apesar de atrasado.