.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Mostardas na Agenda Social


Mostardas estará aderindo a Agenda Social, programa do Governo Federal, em parceria com o estado, voltado a inclusão das pessoas com deficiência. Os assessores técnicos de educação da Faders (Fundação do estado que articula e desenvolve políticas públicas para pessoas com deficiência e pessoas com altas habilidades), Jorge Amaro e Clarissa Beleza estiveram reunidos com o prefeito Marne e o Secretário Jeder para tratar da implementação do programa na cidade.

A próxima etapa consiste na formalização da adesão e montagem de um Comitê Gestor que será responsável por um diagnóstico das políticas públicas para montar as ações municipais.

É um importante passo que Mostardas dá na inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência.

No Rio grande do Sul mais de 1 milhão de pessoas de 0 a 64 anos possui algum tipo de deficiência. Jorge Amaro será um dos responsáveis pelo assessoramento técnico a Mostardas. Para o programa foram priorizados mais de 2 bilhões de reais para todo o país. Recursos federais advindos dos ministérios da Saúde, Cidades, Educação e Trabalho e Emprego. Esse recurso será empregado nas áreas de educação, trabalho, saúde, assistência social, transporte, infraestrutura e intervenções urbanas. O público prioritário são as pessoas com deficiência que recebem benefício de prestação continuada, as que estão no programa Bolsa-Família, os alunos da educação básica, as que apresentam deficiência decorrentes da hanseníase e os idosos. As estratégias de ação são escolas mais acessíveis, livro acessível, transporte e infraestrutura acessíveis, habitação de interesse social acessível, inserção no mercado de trabalho, concessão de órteses e próteses e campanhas educativas.

Escolas Acessíveis: garantir que alunos com deficiência tenham acesso às escolas públicas de educação básica.
Livro Acessível: desenvolver tecnologia de leitura digital seletiva para pessoas com deficiência visual, com base no protocolo Daisy.

Acessibilidade nos Transporte: garantir acesso a veículos, terminais, estações e melhor infraestrutura no entorno das escolas.

Acessibilidade na Habitação de Interesse Social: oferecer condições adequadas de moradia, estimular a criação de linhas específicas de financiamento para adaptação das residências.

Inserção no mercado de trabalho: promover capacitação profissional inclusiva, estimular as empresas a contratar aprendizes com deficiência, realizar seminários de sensibilização do empresariado, estimular a abertura de financiamento para acessibilidade nos ambientes de trabalho.

Concessão de órteses e próteses: impulsionar a distribuição de órteses e próteses para pessoas com deficiência.

Campanhas educativas: realizar campanhas educativas, em conjunto com órgãos municipais, estatuais e federais, relacionadas ao tema de inclusão social das pessoas com deficiência, combatendo as barreiras culturais que levam à discriminação.

2 comentários:

JORGE AMARO disse...

Mostardas no Portal de Acessibilidade da Faders/SJDS:http://www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br/portal/index.php?id=noticias&cod=324

Unknown disse...

1000 para mostardas