.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Governo Federal avaliará a eficiência das unidades de saúde


Hospitais e postos de saúde começam a ser avaliados pelo governo federal a partir de dezembro, informou hoje (7/10) o presidente da Câmara de Política de Gestão e Competitividade, Jorge Gerdau. Segundo ele, o Ministério da Saúde vai usar o índice de medição de eficiência para estabelecer metas e definir repasses de recursos.

Quem atingir as metas vai pode receber aumentos de valores que serão transferidos. E conforme os índices vão crescendo, haverá aumentos gradativos. É um mecanismo que possibilitará que os postos que trabalharem melhor obtenham mais recursos. É um estímulo. E Quando houver uma economia, vai ficar naquela unidade.”

Jorge Gerdau explicou ainda que o Ministério da Saúde pretende divulgar os índices para garantir a transparência do processo de avaliação das unidades de saúde.

O Ministério da Saúde está vivendo um momento de evolução importante. A ideia é ter a plena medição da eficiência do atendimento. O Ministério vai trabalhar com auditorias e visitar os postos, vai buscar indicadores de medição e haverá auditorias sobre o sistema de funcionamento. E a palavra transparência é chave para nós”, afirmou.

As informações são do blog do Planalto.

O sistema de saúde do nosso Município, embora não seja perfeito, vem se aperfeiçando ao longo dos anos e tem plenas condições de obter o reconhecimento do sistema de avaliação proposto pelo governo federal. Com planejamento e o apoio da comunidade, principalmente através do Conselho Municipal de Saúde, certamente temos condições de transformar a saúde de Mostardas em referência para a toda a Região do Litoral Norte.

5 comentários:

Anônimo disse...

Quem bom que isso funcione. Talvez terá mais médicos aqui em Mostardas.

Anônimo disse...

ué no governo da saúde falta médico??

Anônimo disse...

na solidao tem atendimento na praia,lagoa azul,casca só que e uma unica medica muito gente boa. quando ela ta nos lugares acima o posto de saude da solidao fica a ver navios ou seja veste um santo e deixa outro nú

Anônimo disse...

Para informação, a qualidade da saúde na Atenção Primária (isto é, nos postos de saúde) e avaliada pelas atividades de prevenção e promoção da saúde. Estas atividades podem ser realizadas por todos os profissionais que atuam nas Unidades de Saúde, mas na prática são feitas principalmente por enfermeiros e dentistas.
As queixas frequentes da população por falta de médicos é fruto de uma cultura fortemente enraizada em um modelo de saúde curativo, que foi muito disseminado nas décadas de 70 e 80.
Precisamos cobrar o fortalecimento das atividades preventivas e que promovam saúde, só assim teremos qualidade no sistema.

Anônimo disse...

Infelizmente temos uma visão da doença e não da saúde. Quando temos saúde precisamos de poucos médicos, mas o que o pessoal chama hoje de saúde é doença e aí sim em uma população doente precisamos de mais médicos, ambulâncias, hospitais. Mas saúde não dá voto o que dá voto é doença então deixam a população adoecer e depois carregam pra cima e pra baixo para ganhar votos.