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quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Travessia entre São José do Norte e Rio Grande deve ter mais uma embarcação


A dificuldade enfrentada pelos usuários da travessia hidroviária entre São José do Norte e Rio Grande, na Metade Sul, está com os dias contados. A empresa F.Andreis & Cia. Ltda., responsável pelo serviço se comprometeu em colocar em funcionamento mais uma balsa para o transporte de veículos leves e ampliar o numero de horários para atendimento àquela comunidade. O compromisso foi firmado na tarde de quarta-feira (19), durante reunião realizada na Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), que contou com representantes da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs), Prefeitura de São José do Norte e Marinha do Brasil.

O Superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan lembrou que a situação precária em que se encontra o serviço de travessia naquela região precisava de uma solução imediata. "Este foi um encontro para uma conciliação. Enquanto fiscalizadores e gestores da hidrovia, nossa obrigação era encontrar, da melhor forma possível uma solução definitiva para a situação enfrentada pelos usuários do serviço", disse.

Vanderlan afirmou que na reunião a empresa firmou um compromisso com o Município e o Estado, garantindo que em 45 dias, o serviço seja qualificado com a colocação de uma outra balsa e a ampliação dos horários de prestação de serviço. "Com essas alterações firmadas pela empresa, a situação da travessia de veículos leves no Canal Miguel da Cunha tomará uma nova forma. Conseguimos harmonizar um acordo entre as entidades e empresa, a fim de garantir um serviço de qualidade para aquela população", relatou Vasconcelos.

Diálogo aberto

Neste mesmo prazo será concluído um estudo para reajuste de tarifas, para efeito de garantir o investimento realizado. "Estamos satisfeitos com o que foi conquistado, em uma mesa de diálogo aberto, sem interferências judiciais. Aguardamos um estudo da Agergs para ter o edital de licitação para a prestação do serviço publicado", acrescentou o superintendente de Portos e Hidrovias.

O diretor Geral da Agergs, Ricardo Silva lembrou que é interesse e função da Agencia se unir às instituições envolvidas e a empresa prestadora de serviço para apresentar soluções que venham ao encontro das necessidades da população atendida. "Foi o que conseguimos aqui. Até o final do ano devermos ter a efetiva melhoria no serviço", observou.

Da mesma opinião foi o representante da Capitania dos Portos, o Capitão de Corveta André Luiz Drago, que acredita que a união dos entes públicos e a empresa vai garantir o serviço de qualidade que o público precisa. "É uma comunidade que precisa do transporte e, como estava não era mais viável", lembrou.

Solução a curto prazo

A sócia administradora da F. Andreis, Carmenlis Bizzi, avaliou como salutar a reunião promovida pela SPH. "Foi muito positivo, porque contamos com todas as entidades envolvidas no processo e todas com vontade de ver o quadro de uma forma diferente do que está. Posso dizer que o problema se encaminha para uma solução a curto prazo, para atender a comunidade que usa o serviço de travessia", disse.

A secretária de Transportes e Urbanismo de São José do Norte, Mariza Maravalhas, disse que trata-se de um momento especial para a comunidade de seu município. "Primeiro é preciso parabenizar o diretor da SPH, pelo excelente trabalho que realizou no momento em que chamou todos para uma conversa franca e, através desse encontro, conseguiu promover os comprometimentos necessários. Há pelo menos quatro anos vínhamos à SPH e voltávamos frustrados, sem qualquer solução para o momento crítico que a travessia apresentava", disse.

A notícia é da página do governo do Estado.

3 comentários:

Anônimo disse...

Coisa boa que vai melhorar a travessia do norte par rio Grande e vice versa. Esse tipo de noticia é que tem que ser comentada e não ficar batendo boca com outras bobagens.
Giulieti.

Anônimo disse...

Já tava mais do que na hora de haver melhorias, a travessia atual é um descaso e uma falta de respeito com os usuários. Mas claro que não podiam deixar passar o reajuste de tarifas não é? Dá-se com uma mão e tira-se com outra.

Anônimo disse...

Que bom que vai melhorar a travessia, mas menina, cada um comenta o que achar bom, não precisamos de julgadores. Bjos Giulieti