.

segunda-feira, 1 de março de 2010

COLUNA VERTEBRAL.

Por Fábio Lemos.

O governo municipal ficou tetraplégico, assim como a mocinha protagonista da novela das oito. A coluna do Frantz, na última edição do Jornal situacionista Freguesia das Águas teve efeito devastador. É reveladora. A despretensiosa e singela coluna do Frantz atingiu de cheio a medula do governo municipal.

Diz ele que: ...havia feito um ACORDO com o Prefeito Marne para ficar na Secretária de Obras até dezembro de 2009 quando então seria deslocado para outra Secretaria possivelmente a de Administração..., Pronto é o que basta. Somente esta declaração é suficiente para depreendermos o que bem quisermos.

Que ACORDO foi esse? Em que circunstancias se deu? Qual a contrapartida? Porque foi feito desta forma, primeiro Obras depois outra Secretaria qualquer. Enfim. O certo é que não deu certo! O tal ACORDO ruiu, desabou. Assim como não vem dando certo o tal governo, tanto que nos autoriza a deduzir que, elegeu-se e governa obedecendo a ações e acordos desta natureza.

Porque não deu certo o tal acordo? Porque um simples erro de formalidade foi/é capaz de romper com tamanho comprometimento? Quem garante que não existem outros acordos do mesmo tipo? Enfim. Denegrindo o adversário e usando de expedientes escusos, fica fácil, aliás, esta é a mais velha tática de conquistar votos. A reparação é lenta. Mas a cobrança sempre vem. Felizmente. Invariavelmente a verdade aparece. Com ela vem, contudo e a reboque, o prejuízo produzido causado e a penalização da vítima de sempre: a sociedade.

Voltemos ao Frantz. Segue ele, ao longo da malfadada coluna falando ‘coisas’ e dizendo invariavelmente, ‘nada’. Fala no tal erro de formalidade, como se fora algo desprezível, corriqueiro, só não nos diz que erro foi este. Diz que o fez premido por pressões, de forma que pudesse atender necessidades básicas da pasta, tipo, transporte escolar e outras ações ordinárias, mas isso é obrigação não é favor. Diz que houve/houveram circunstancias climáticas e que a OVEARTE (de supetão) forçou-o a incorrer em erro.

Ora, ora. O que sabemos é que o alegado pecado venial, atingiu a medula óssea do governo a ponto de exonerar o Secretario e deflagrar uma crise de enormes proporções. Mas não parou por aí, o que podia ser ruim, ficou ainda pior. O ex-secretário mudou o tom da conversa e passou flagrantemente a usar do famigerado expediente da intimidação e da ameaça. Tipo: ai de quem contestá-lo. Vai processar quem se atrever a lançar máculas sobre sua probidade incorruptível e imaculada pessoa. Ora, ora. Ninguém pode afirmar nada, ainda, mas as dúvidas estão todas no ar, e o titular das dúvidas não soube usar do espaço no jornal para desmanchá-las, ao contrário. Existe a tal de Sindicância (lava as mãos) processo administrativo instaurado pelo Prefeito. Vamos aguardar. Contudo, governo centralizador, que impõe diretores de escolas, por exemplo, tem de ser responsável solidário para com atos de seu comando praticados por seus súditos. Governo centralizador tem o bônus de mandar, mas também tem o ônus da responsabilidade decorrente da antipática e inconveniente atitude. Quem fez acordo com quem mesmo? Ora.

É notório que o acordo com o Frantz, não foi o único. Foi um dos vários que se tem conhecimento, entabulados antes e depois da eleição. O resultado aí está, plasmado. O prejuízo ‘tá’ feito e é imensurável. O conjunto dos acordos em troca de cargos, provocaram contratações desnecessárias de cunho eminentemente políticas, que juntas e somadas provocaram o descontrole dos gastos com pessoal, que elevaram o iDP a estratosfera, e que agora se torna público por força da matéria do Frantz. É por isso que o episódio é extremamente relevante.

Se nos atrevêssemos a quantificar superficialmente os prejuízos que amargamos, por conta da política da prática de acordos sustentada pelo governo municipal, alcançaríamos algo em torno de 10% de comprometimento desnecessário com pessoal, o que significa entre 150 e 200 mil AO MÊS.

É enlouquecedor, especialmente quando sabemos que para isso não concorreu aumento de ganhos dos servidores públicos, ou seja, não foi para melhorar serviços ou a dignidade salarial do servidor, não. Ao inverso, estes é que contribuíram com os 8,75% mês orçamentários que lhe foram sonegados e que estavam embutidos na Lei Orçamentária 2009.

Mas voltemos ainda ao Frantz. Não satisfeito com tudo que havia patrocinado a respeito dos meandros de um governo muito complicado, ainda disse com todas as letras que sua prioridade era ou é a conclusão de seu curso de Direito. Ora quem tem esta prioridade não pode e não deve ser secretário municipal de nada. Mesmo porque não terá tempo para atender aqui ou lá. Pois bem, ainda assim, foi investido do cargo. E é assim que mundo anda e á assim que estão todas aí explícitas as razões dos nossos reveses. Só uma reforma política pode nos salvar. Do jeito que as coisas vão, decepções irão se acumular e episódios desta natureza eclodir a cada novo interesse frustrado. Conduzir esta tranqueira é tarefa para mágico, não para administrador público. Ocorre que a gestão escorre pelo ralo destas peripécias e ficamos sem leme. Literalmente à deriva.

Estamos igual a mocinha da novela das oito, tetraplégicos!

Infelizmente nos faltam a beleza e a força de vontade que ela demonstra e ilumina. Só assim seríamos capazes de recuperar a vida, a dignidade e a condição essencial de recolocar o trem nos trilhos. E a espinha ereta.

129 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Fábio Lemos, conseguiu descrever bem o sentimento da cidade. Tua ausência tem feito falta à política do Município.

Anônimo disse...

falando em acordo!!
porquê almentaram os cargos do concurso???
agente administrativo foi até o nome de quem mesmo???
que barbaridade!!!!
isto já não é mais acordo, é falta de vergonha na cara.
até quando?????

Anônimo disse...

Valeu Fábio Lemos, acho que tudo começa a ficar claro, muito claro. Governar e jogar com interesses é prejuizo na certa. Lá vamos nós pagar a conta.

Anônimo disse...

Tu só errou ser candidato a Vice, daqueles que chamam os funcionário de ARIGO, e não tem condições sequer de diálogo, são analfabetos político nosso município não merece gente deste nível que se acha.
Por favor não te mistura vamos nos encontrar logo ali, PDT, PT, DEM e PMDB, menos aquela GENTE

Anônimo disse...

é lamentavel a situação de nosso municipio....

Anônimo disse...

É lamentável famílias que compram partido político, para poder eleger um vereador(a), dão presentes, Gastão horror com comida para os pobres, fingindo que gostam, mas são pobre de Espírito.

gisele fiorelli disse...

Dignidade 0 para os professores

Olá pessoal! Voltei...
Tudo isso descrito pelo Fábio Lemos, realmente é lamentável, mas o que tenho para hoje, também é de lamentar-se: Recebemos hoje pela manhã, um recado do motorista que faz a linha centro - Solidão (ônibus escolar), por parte da secretaria de educação, que nós, professores, deveriámos nos levantar, para não deixar nemhum aluno em pé... Ora, mesmo que nos levantássemos, ainda assim, não teria banco suficiente para todos. Apenas duas professoras acataram a ordem e se levantaram, os outros, assim como eu, ficaram perplexos e indignados, com o "recadinho do coração" do secretário heheheheh e, lógico, não nos levantamos.
Se não fosse trágico, seria cômico!
Todos sabem que trabalhamos 4h diárias na escola, mas gastamos no minímo 2:30 no trajeto de ida e volta e que, não ganhamos nem um centavo a mais. Agora querem que nós fiquemos em pé!!! É mole?!
Uma boa educação começa pelas condições dignas de trabalho do magistério.
Se nos mandam tão longe para trabalhar, devem nos dar transporte decente.

Anônimo disse...

aoposiçao esta se acordando e a polulaçao tambem tem que começar ascobrança da campanha!!!

Anônimo disse...

Valeu Gisele Fiorelli, se cada um de nós, nas áreas que militamos denunciar o que acontece, logo logo todos teremos uma visão mais real do governo que sofremos. é lamentável. Valeu Fábio Lemos, como valeu. Governo comprometido até o último fio de cabelo. Perseguidor político e incopetente. Lembra mt a ditadura.

Anônimo disse...

esse fabinho é magoado mesmo,que horror, para não que pena eu sinto dele.

Anônimo disse...

chamar alguem de tetraplegicos é forte, cuidado com as palavras elas podem voltar para ti

Felipe disse...

O fato que a Gisele está narrando é grave, muito lamentável. Os professores tem muitas razões para se opor a esse governo que tanto maltrata a educação.

Anônimo disse...

Incrível...Como podem as pessoas não entender o que lêem? Tem gente dizendo que chamar alguém de tetraplégico é "forte". Mas a pior paralisia é a da mente!!!

Anônimo disse...

Felipe!!!
tu não estas lembrado?
o prefeito é da saúde cara!!
hehehehehehe
lá deve tá tudo uma beleza!!!

Anônimo disse...

realmente,pimenta nos lhos dos ouros é refresco, quando se fala de problemas publico muitos se ofende....

Anônimo disse...

Votei no atual prefeito, mas que arrependimento, que bagunça que esta "a casa" ñ imaginava tanta sugeria por debaixo deste tapete.Cada um faz o que bem quer pra favorecer quem quer oque é isso afinal? Alias vamos ficar sem as devidas respostas até quando???

Anônimo disse...

Mas a câmara de vereadores que vergonha o meu Vereador só grita, o marido de uma vereadora deu um Shows Gritando com ela, dizendo como ela deve agir que absurdo

Anônimo disse...

Os absurdos continuam... não pararam na secretaria de obras!A última: alunos PROIBIDOS de frequentar a escola por falta de transporte!!! Existe algo mais ridículo do que isso??? Onde estão os defensores da educação, que no início do governo foram até o Auditório Municipal? André Soares, Alexandre Mesquita, Sr. Prefeito... estão vendo os desmandos da e na secretaria da educação? Professor não tem direito a transporte, aluno não tem direito a transporte, teremos acaso direito à educação? Que governo é esse? O governo municipal recebe do governo estadual e federal para trasportar os alunos das escolas estaduais. Se o secretário não está informado disso, é bom saber. o direito de ir e vir é constitucional e as matrículas nas escolas são preferencialmente em escolas próximas da residência do aluno. Se soubermos o significado de preferencialmente, saberemos que não é obrigatoriamente. Isso significa, que podemos sim escolher em que escola queremos estudar, claro, obedecendo a oferta de vagas. Se há vaga, não pode o Sr. Secretário proibir os alunos de frequentar a escola que querem por simples capricho, porque, por economia, só para inglês ver!!! Economizar deixando ônibus trafegar vazio meia hora antes de outro superlotado? A economia é para pagar indenizações às famílias em caso de acidente? Quantos CCs e estagiários absdolutamente desnecessários estão no governo? E professores vagando pelos corredores das escolas por não terem capacidade de estar em sala de aula ou por se negarem a ir para determinada escola? Isso é caso de polícia! Descontar nos alunos? Ora, está faltando muita vergonha na cara para cumprir as promessas de governo. Quer dizer, quem queria emprego, está satisfeito, mas quem queria melhorias para a educação... talvez saibamos usar melhor nossos títulos de eleitor.

Anônimo disse...

Hoje fomos testemunhas de mais de um ato de covardia. Somos alunos das escolas estaduais e estamos sendo proibidos de frequentar as escolas que aprendemos a amar. Alguns de nossos colegas foram abordados em pleno meio do caminho até a escola, sendo avisados pelo responsável pelo transporte escolar, que deveriam mudar de escola. Também um motorista foi dizer para a diretora de outra escola para providenciar a transferência para uma escola municipal. Será que nós não temos mais pais? Desde quando o responsável pelo transporte ou o motorista do ônibus são respondem por por nós ou por nossos pais? Eles não pagam as nossas contas, não nos alimentam nem levam ao médico! Temos direito e vamos ao promotor se não tivermos uma solução rápida.

João disse...

Eu não votei nesse governo e nem no outro candidato, alguns podem me criticar por isso, mas o problema que está tudo contaminado e não quis participar desse jogo pelo poder. Assim, espero que aparece um candidato que represente algo diferente disso tudo e aí, mesmo podendo perder terei orgulho do meu voto.

Anônimo disse...

João vem ai uma dupla especial, vamos apostar neles, sem ranço político com habilidade para tratar com as pessoas, iremos escolher uma nominata de vereadores que tenha no mínimo condições de realizar um debate


ZÉ MANOEL e MILICO

Anônimo disse...

Pobre povo de Mostardas,nas mãos de um governo vaidoso e que por seus caprichos infundados nega à população uma educação de qualidade onde os laços sociais dentro de cada comunidade deveriam ser valorizados assim como a tranquilidade dos pais quanto à segurança e o processo de aprendizagem dos alunos porque chega ser desumano negar aos pais o direito de escolher a escola de seus próprios filhos. São pessoas que não têm filhos ou foram priveligiadas até mesmo por outros governos onde a educação foi valorizada, priorizada e feita com respeito à individualidade e às necessidades de cada família mostardeira.

Anônimo disse...

Na abertura do ano letivo o secretário, que boa tem oratória, afirmou com veemência que nenhuma atitude seria tomada de cima pra baixo, ou seja, tudo seria resolvido com consenso, de forma participativa. Mas foram apenas palavras jogadas ao vento de maneira bem articulada porque não condizem com as atitudes e decisões da SME.
Não faça assim sr. secretário as pessoas são capazes de ligar o discurso à prática,porque são inteligentes. Não substime a população deste jeito, fica muito feio pro senhor.

Anônimo disse...

Este pessoal que se instalou no governo não visa o bem da população, ficam só na politicagem barata discursos longe da realidade e verdade, visando a próxima eleição pra garantir os seus salários. Têm secretarias que viraram diretório politico para pagar as promessas da campanha passada e garantir os votos da próxima eleição.

João disse...

Será que essa dupla vai realmente se afirmar? Pois acho que seria uma boa para um município que tem tido muitas decepções políticas e governantes que só sabem falar e nada de fazer.

Anônimo disse...

O Secretário de educação deveria de ser chamado de SECRETÁRIO DA CONTRADIÇÃO. Na Câmara vota contra o projeto do governo e depois participa da nomeação de diretores de cima para baixo e ainda prega o discurso da democracia.
Será que isso tudo se encaixa nos favores denunciados?

Anônimo disse...

Também votei no homem, eu disse pra mulher em casa que no Galdino não votava nem amarrado, acabei votando no homem. Me desculpa o que é que eu podia fazer, quando é que eu ia imaginar o tamanho da bobagem. Ele já tinha governado e parecia que não era tão ruim. Volta ANTONIO TERRA, detesto o Antonio, mas o que é que eu vou fazer. VOLTA ANTONIO TERRA.

Anônimo disse...

o Milico tudo bem mas Ze Manoel ninguem merece, nunca votaria nele.

Anônimo disse...

VOLTA ANTONIO TERRA!!!!

Anônimo disse...

Quem diria... o "roto falando do esfarrapado"...

Anônimo disse...

Olá pessoal! Como não sou uma pessoa injusta, devo informar as pessoas, que o ônibus escolar, está trafegando com menos gente, pois deram um jeito e colocaram mais um ônibus para atender aquela área. É isso... Vcs viram a importância de se negar a fazer o que é arbitrário e "botar a boca no trombone" ?! Se nós, professores, tivéssemos obedecido à determinação absurda, tudo estaria do mesmo jeito.

Gisele

Anônimo disse...

Senhor! Prefeito Marne oque esta acontesendo na Secretaria de educação ? Parece um Diretorio a final de conta o Senhor Moises é secretario de Educação ou Vereador! Porque fui 4 vezes la para falar com ele pois sou pai de um aluno e só vi assunto ele resolvendo como vereador.....Que PaÌs È este que nos estamos!!!!!!!!Espero que o prefeito tome uma atitude!!!!!!!

Anônimo disse...

Sério? A prefeitura agora tem linha de passageiros regulamentada? E não é o ônibus do trabalhador? Então eu quero pedir o ônibus do Beco dos Colodianos!!! Que seja atendida toda a população, sem exceções ou privilégios! E tenho dito!!!!!!

Anônimo disse...

Gisele, que bom que foste ouvida! Nós, ao contrário continuamos vítimas dos desmandos do Sr. Secretário, que só está fazendo o seu papel (de bobo). Continua dando ouvidos e garganta a ex-integrantes do governo Antonio Terra (responsável pelo transporte, supervisão, motoristas)que se julgam os donos do poder e da verdade. São estúpidos com alunos e professores e mandam na educação de Mostardas, sem nenhuma cerimônia. Estão agindo contra ou a favor do atual governo? Realmente conhecem a realidade da educação no município, ou estão presos a cadeiras estofadas e telefones? É bom abrir os olhos~. Para telhados de vidro, é bom que não aconteça chuva de pedra.

Anônimo disse...

Se vc depara com situações inexplicáveis,ridículas,que não dá pra acreditar, e pior elas ainda interferem no su dia a dia . Aí vc pensa isso é PACABA ! PACABA COM A GENTE DA MOSTARDA

Anônimo disse...

Caro anônimo, vc "pegou o BUSÃO andando" A linha de ônibus que está sendo citada acima é ESCOLAR!!!

Anônimo disse...

Por favor Antonio T erra Daltro e Marne, chega, eu quero o PT
Na Câmara

Anônimo disse...

vocês nem citaram o pior problema.
uma semana de aula e nossos filhos ainda não tiveram acessso a merenda escolar.
Será que não deu tempo de comprá-la?
em secretário?
aposto que deu tempo de contratar mais uma dúzia de gente.

Anônimo disse...

tá certo Fabinho.
vou largar esta gente tambem
ao invés de dar cerviso pro cabos eleitorais, tão colocando gente da oposição.
eu não acredito que não tinha nem um outro advagado pra botar na cãmara, e na obras?
com tanto mecãnico em Mostardas vão coloca logo o BETÃO pÔÔÔ!!!!!

Anônimo disse...

Viram o Fabinho na rádio,bincadeira, ele disse que o homem mora em Mostardas e acha que tá no Capivari. é de mandar repetir o programa. Vale a pena. Capivari, Palmares e Osório, viraram primeiro mundo. Depois vem Tavares, olha Expocace, e lá atrás viemos nós arrastando os tamanco. É bincadeira. Virou piada. Quem só sabe ser vereador (de oposição), vai pra SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. A OBRAS ninguém sabe nada e o resto é o resto.É bincadeira, eu não aguento mais. eu não aguento maaaaais!!!

Anônimo disse...

É verdade contrataram estagiarias para fazer hora atividade com alunos.Fecharam turnos em escolas etc... em nome de uma suposta "economia" que é claro beneficia alguem. Esse benefício deve ser dos acordos que existem por ai e a gente nem sonha, só paga a conta. Pior, nossos filhos pagam a conta.
Em educação não se faz economia e sim investimento.

João disse...

Ao Anônimo que pediu alguém do PT na Câmara, eu tenho feito a minha parte votando no PT para vereador e só não votei para prefeito porque não teve candidato.

Anônimo disse...

Vamos d PT galera!!! Chega desses partidos ultra direita, que só beneficiam seus amigos...

Marta disse...

quanta mágoa!!!! até agora só vi gente com ranço contra principalmente aquele que sempre procurou a estar fazendo um bom trabalho, cito o Vereador Moisés. Aliás, porque será que querem tanto bater nele? Claro, entendi, é porque ele é nome forte da política de Mostardas. Votei nele, voto de novo. A vocês, magoados, resta uma coisa: vão trabalhar para achar um nome decente para tentar concorrer na próxima eleição!

Anônimo disse...

Lá vem essa Marta de novo, c/ essa conversa de "magoado". Que papinho furado... Fala, fala, mas não diz nada!!!

Anônimo disse...

Espero que não haja mais mts martas por aí, tem a velhinha de Taubaté, tem algumas, mas nunca vi ninguém fazer bom trabalho rasgando o discurso e o voto para ser Secretário do homem, aliás qual é o acordo destes dois. Aí tem. Me aguardem esperem e verão tem acordo graúdo aí no meio. Vou pedir pro Fábio Lemos responder esta minha curiosidade. QUE ACORDO FIZERAM O PEDONE E O VITORINO??? SABEREMOS, PODEM TER CERTEZA. SABEREMOS.

Marta disse...

anônimo, só para você "REFLETIR", tenho certeza que tem um acordo entre o Moisés e o Vitorino, é um acordo para por a casa em ordem, de fazer as coisas acontecerem. Vocês não estão pedindo isso??? Pelo menos estou vendo nos discursos "VAGOS" de vocês. Repito, vão achar nomes do lado de vocês para vê se tem condições de concorrer na próxima eleição. Moisés, se estiveres lendo esses post, não responda, não entra nesse rolo de anônimos.

Anônimo disse...

Não t preocupa Marta, o o Moisés não vai entrar neste rolo, primeiro porque o chefe mandou ele ficar de boca calada, assim como mandou elel rasgar o voto dele e indicar diretor de escola, segundo porque não tem o que dizer. Tudo já foi dito pelo Fábio Lemos. Tudo já foi dito dona Marta. O governo mostrou a sua cara, descaradamente. Não há que dizer. O egócio é ficar assistindo e remoendo com o anzol no bucho dona Marta. E esta tua paixão cega tb vai terminar extamente na hora que tiveres condição de compreender quem são estes que tanto defendes. Respondo, são os grandes responsáveis por uma administração completamente equivocada e sem nada pra dizer. eles tem que ficar quietos dona Marta. E vão ficar porque sabem que qto mais mexer... E o Chefe mandou. O Chefe manda e a pionada que trate de ficar de BICO CALADO. Ué esqueceram de te avisar. Pssssiiiuuu.

Marta disse...

se você tem toda essa convicção, porque será que não assina o nome??? Tenha caráter! Posso até respeitar tua opinião, o que não admito é ver pessoas terem muitas vezes suas vidas pessoais sendo agredidas,isso não é debate, não produz nada. Num outro post daqui vi uma Vereadora ter sua vida pessoal comentada, QUE VERGONHA! o que interessa para nós a vida pessoal? Mais uma vez "ANÔNIMOS", vocês tem que refletir mais o que dizem e produzirem um debate positivo. Sempre admirei o Fábio Lemos, agora não sabia que ele tem preconceito por TETRAPLÉGICOS! Isso sim é vergonhoso um "POLÍTICO" de oposição utilizar esse subterfúgio para um debate que poderia ser sim positivo. Mas o Fabinho está perdido. Sugiro a ele que fale um pouco também do seu partido "DEM", tanto a nível de país como aqui no rio grande do sul, que tem um vice governador que passou o tempo todo tentando puxar o tapete da sua companheira de chapa. QUE FEIO! O fato é que as coisas estão melhorando, a cidade estão limpando, a educação está num outro momento, positivo por ocasião, o Marne tá fazendo os cortes necessários e ponto final. Críticas podem ficar a vontade, desde que seja positiva.

Anônimo disse...

Vamos fazer críticas positivas, olha a limpeza das ruas a começar pelas calçadas que cercam a secretaria de Obras, que maravilha. tem ninho de marreca por ali. O Fábio deve estar perdido, coitadinho, achado deve estar o moisés fazendo contra o próprio voto. este deve estar achado dona Marta, se tu assinares os teus comentários não terei a menor dificuldade de fazer o mesmo com os meus. Eu tb me enganei. Eu tb votei no |Pedone e no Vitorino. Só q agora eles tem de nos dizer alguma coisa poraque não dá para aguentar tanta incoerência, eu teria que ser mais burra que sou ainda para guentar isso. Eu não tenho dúvida este é o maior engodo por que passamos e o pior governo que teremos que suportar ainda por mais quase tres anos. ,E triste, mas é a realidade, acordea dona MaRTA, sempre é tempo, ACORDA dona Marta.

Anônimo disse...

Marta, a critica tem de ser positiva, mas a defesa tem de ser em prol de uma coisa construtiva, não em prol deste governiho aí,
fazendo os cortes necessário... essa éboa.
*encher a prefeitura de ccs e estagiários deve ser necessário.
*tirar o vale alimentação deve ser necessário.
*contratar 4 mecãnicos pra mandarem um motorista ir andando até fundir o motor de uma caçamba deve ser necessário.
*pagar menos de um salário mínimo para funcionários deve ser necessário.
*mandar médicos embora deve ser necessário.
*embutir os anuênios no complemento salarial deve ser necessário.
*deixar crianças sem merenda escolar deve ser necxessário.
*ficar quase 1 ano sem limpar as ruas deve ser necessário.
*ACABAR com a democracia nas escolas, devido a indicação para diretores, deve ser necessário.
é Marta com certeza o Marne tá fazendo o necessário para o nosso município.

Anônimo disse...

PELO AMOR DE DEUS não apaguem as intervenções da MARTA ela é o que de mais hilário existe em Mostardas. Pena que não escrava tão bem quanto o Fabio Lemos, nem diga coisas interessantes mas é diversão garantida. Há, estava esquecendo de me identificar é a Gisele (Bündchen é claro)

Juca disse...

Podemos citar o aumento do funcionalismo que o "prefeito" prometeu e que o Líder do Governo vereador André Soares e o Moisés disseram que quando o dinheiro do Governo Federal fosse repassado iriam dar o aumento o repasse foi e está sendo feito e o aumento nada.
Quanta contradição. Eu não aguento mais.

Marta disse...

eu vou passar a não responder anônimos, porque são gente sem noção, sem espírito, alma. Quem são eles? gentinha, mesquinho, menos oposição, porque oposição se faz com argumentos e não baixesas. Vou dar mais uma vez uma idéia: trabalhem, construam um nome para a próxima eleição e concorram! Ah, não esqueçam de colocar o nome nos santinhos.

Anônimo disse...

A CONTENÇÃO DE DESPESAS DO SECRETÁRIO E DO PREFEITO É FENOMENAL OU (FELOMENAL) COMO DIRIA O VELHO ATOR CÔMICO, NA SOLIDÃO CONTINUA O MESMO DIRETOR ARCAICO DO TEMPO DO EPA, APOSENTADO E RECEBENDO COMO DIRETOR DA VELHA GUARDA DE MOSTARDAS COM SEU PINTINHO APRENDENDO A MA GESTÃO ESCOLAR,NA CASCA TEM CONTRATO PARA A TIA DO VICE E NÃO DESDOBRAMENTO PARA PROFESSOR DE CARREIRA,É POLITICAGEM PURA,O SUBPREFEITO DE SOLIDÃO O MESMO INCOPETENTE E SOBERBO, EM MOSTARDAS TODA VELHA GUARDA NO PODER E EDUCADORES NOVOS CHEIOS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DE SUALTERNO DOS MNDADOS DOS AFILIADOS DO PREFEITO, TEM QUE TER POLICAGEM MAS DEMOGOGIA E BUSCA DE UM TRABALHO NOVO E DIFERENCIADO NEM PESNSARAM, A MARNE, GANHOU COM MUITOS VOTOS A FRENTE, ESTA TRANQUILO, TEM QUE ME ENGOLIR, NADA COMO OS CONSOLOSDO VELHO ANTONIO TERRA ELE SABE LEVAR O POVO DELE, PRINCIPALMNTE POR NÃO DAR IMPORTANCIAS A FOFOCAS DE PUXASACOS.ELE SABE DIZER NÃO DANDO BEIJINHOS E SABE DIZER SIM COM MORALIDADE SEM DESDANHAR DA SITUAÇÃO DE NINGUEM, QUE SAUDADE.OS PROFESSORES ESTÃO SENTINDO SOU MÃE E OUÇO NOS ÔNIBUS A LASTIMA DE TODOS.MEU FILHO FOI PARA A ESCOLA QUE O SECRETÁRIO ESCOLHEU. VIVA A DEMOCRACIA MOSTARDENSE.VIVA.

Anônimo disse...

MOSTARDAS É UM CAOS TEM MOTORISTA PROCESSANDO PROFESSOR RENOMADO DE CARREIRA PÚBLICA, TEM DIRETOR A ANOS LEVANDO A ESCOLA A DERRADEIRA, TEM SECRETÁRIO QUE SE DIS DEMOCRÁTICO E É O MAIS AUTIRTÁRIO QUE JA SE VIU, POLÍTICO O SECRETÁRIO É MAS SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO ESTA LONGE, CLARO QUE SEU POSICIONAMENTO NA REUNIÃO DE PROFESSORES FOI DE ALGUEM QUE ESTUDOU MUITO PARA O PRIMEIRO ENCONTRO COM O MAGISTÉRIO MOSTARDENSE, PREUCUPO-SE EM DEMOSTRAR SABEDORIA DA CAUSA EDUCAÇÃO, CLARO PREPAROU-SE PARA APRESENTAR-SE BEM, MAS NÃO É NADA DISSO.

Anônimo disse...

e ai prefeito quando vais tratar os funcionarios com mais educação e respeito? estou aguardando para ir falar com tigo, porém tenho medo pois todos que vão saem humilhados com teu autoritarismo e se valendo da quantidade de votos que fissestes, lembre-se não és eterno e nosso município é democrático o povo cobra nas urnas e podes dar adeus a mandatos pois em falta de educação ganhaste em disparada, fazer pouco caso do problema de funcionarios principalmente educadores, mas justifica, temos hoje professores revoltados e insatisfeitos e os alunos é que pagam por isso,mas qualquer problema remanejas o professor ou troca de turma ou tiras da sala, que autonomia das a teus funcionários e eleitores teus, é lembre-se muitos professores e familiares são teus eleitores como eu e os meus, agora tenho que te engolir quito, sem poder gritar que tristesa. minha parente foi falar com tigo e disseste não estou nem ai para tua vida pessoal teu trabalho é que me interessa, quero pesquisar para quantos mais disseste isto.sou homem de palavra, e sofro com teu descaso e estupidez.

Anônimo disse...

Marta ou sei lá quem ,tu tens um problema sério quanto a interpretação de texto.Existe aqui nesta coluna fatos concretos e tu fica tentando de maneira incondicional achar versões para explica-lós.Quem está partindo para falta de argumentos e baixarias é tu (comentário acima) as demais pessoas contestam as atitudes do governo e quem tá no governo está sujeito a isso.O que tu acha que é debate positivo?Pra ti é concordar com tudo que o governo faz?
E quanto ser anonimo não quer dizer nada,quem garante que o teu nome é Marta.
Só mais uma coisa contra fatos não existe argumentos e a coluna do Fabinho foi feita em cima de uma coluna do jornal escrita por um ex secretário que até a exoneração dele tu tb o defendia.Então te liga Marta.

Anônimo disse...

Economia só na educação?
No jornal desta semana mostra a prefeitura repassando dinheiro para quilombolas,associações de artesanato e pescadores.Que politica é esta que dá de um lado e tira de outro?Nada contra receberem a ajuda mas não tirem das crianças pra outros fins.
Acredito que estas pessoas beneficiadas por este repasse tem filhos e com certeza não vão querer que tirem dos seus filhos para receber de outra forma.

Anônimo disse...

Porque creticar a adiministração por maul feitos anonimamente? acho que o mais coerente é chegar no gabinete do prefeito e perguntar por que o mesmo diretor aposentado na solidão? porque o contrato a uma profesora na casca e não desdobramento a uma de carreira? porque o desrespeito com os professores e funcionários? porque um prefeito tão mal educado no tratamento com os profesores? porque um secretário de educação político e não educador? enfim são tantos porques que se torna infinita as perguntas.Não cretiquem agitem, protestem, a lei permite a interdição do povo por insatisfação, porque não fazer, não precisa o PT no poder para haver manifestações de repúdio ao poder público, vamos nos identificar para termos força da palavra se não vai virar guerra política do nordeste.Aqui é Rio Grande do Sul, gente vamos as ruas, FORA MARNE E SUA TURMA.QUE VENHA O ANTONIO.........

Anônimo disse...

BOA SEMANA A TODOS

Anônimo disse...

gilbertão larga esta política suja de mostardas, eles não gostam de negros no poder por aqui, só nas cozinhas ou nas lavouras. veja o que descobri, no posto de saúde da solidão tem uma enfermeira padrão negra que esta sendo maltratada por uma médica e por alguns demais por ser negra, "este posto esta uma negriçe" na escola da solidão tem professora negra fora da sala e sem defesa por ser negra,cadê a defesa do prefeito pela raça, só se beneficia com as verbas vindas aos quilombolas, cadê a lei de igualdade que mostardas município reconhecidamente negreiro devería fazer valer apurando os fatos com clareza, viva o PT,viva o LULA,com suas promoções de humanidade e igualdade.e ai vem DILMA coragem gente. a e mais vou procurar estas pessoas e leva-las ao Ministério Público local, é guerra minha gente.Pobre e negro não tem vez neste lugar que vivo e montei minha família a mais de 60 anos.

Anônimo disse...

Eu sou funcionário e não quero me indispor e temos governos que perseguem e beneficiam de acordo com o lado partidário ou se os criticam. Eu quero um governo que não persegue seus funcionários nas obras tem muita gente concursada mas sendo beneficiadas por amigos. Eu quero poder assinar meu nome sem aqui e em qualquer lugar o que não é possível. Desculpe.

Anônimo disse...

Taí!A salvação para Mostardas tem 2 nomes: Antonio Terra e Zé Manoel. Com certeza teremos um governo íntegro e honesto, pois pessoas assim governarão com respeito a comunidade e não essa pouca vergonha que se instalou na cidade, onde prevalecem os interesses "particulares e egoístas" de uma administração falhida.Volta Antonio Terra nos livra deste fel e traz junto contigo a força do José Manoel.

Anônimo disse...

esse é o maior problema o Fabinho não acredita que perdeu,tinha medo de concorrer com o Moises numa possivel disputa de cargo e correu, agora ficando ai sofrendo só que ninguem liga para ele.

Anônimo disse...

ve se cresce fabinho, deixa as pessoas trabalharem, estao fazendo o que é possivel, deixa de agir como magoado que é muito feio para que ja FOI politico.

Anônimo disse...

o Marne quando perdeu as eleiçoes, foi cuidar da vida dele nao ficou fazendo materias contra pessoas e governo, por isto admiro muito a pessoa dele mesmo nao sendo do meu partido, reconheço que ele é muito bom politico.

Anônimo disse...

Marta?
será que mesmo?
porque tu não vira seguidora do blog e coloca a tua fotinho aí.
já que tu és tão contrária a anônimos, com certeza não ficarás com medo de mostrar o rosto.
ah! quem euscreveu este comentário é o João, ou será que é o Pedro, ou o zé; Tão fácil dizer que é marta eu quero é ver provar.

Anônimo disse...

eu sou pobre equero ze manoel milicoem 20121

Anônimo disse...

Por favor, me expliquem qual a diferença entre Antônio Terra e Marne.Os dois são autoritários e centralizadores. Governam como se a prefeitura fosse propriedade sua e de seus afilhados.
Vamos procurar gente nova. Merecemos governantes melhore que esses.

Fábio Lemos disse...

Que maravilha, 70 comentários, é um bom índice de repercussão para um artigo que tem uma única intenção, acordar as pessoas para o que acontece. Mostrar a elas que entre o que se veicula e o que vivemos realmente há um abismo. Fazê-las ver de que estamos perdendo tempo e oportunidade de viver em um mundo muito mais compatível com a nossa própria realidade. Isto é o que eu acredito. Isto é o que eu tento demonstrar tranquilamente. 70 comentários, bem menos que os quase 300 do Governo Previsível que aqui escrevi, quando o governo completava 9 meses e já mostrava a que veio. Pena que a grande maioria destas inserções sejam feita de forma anônima. É mesmo uma pena, mas o que fazer. É um reflexo do clima complicado que vivemos. De certa forma é compreensível. As pessoas que gostam ou detestam a mim ou ao governo ou a qq pessoa deveriam ter a condição de manifestar isto livremente. E tranquilamente. Mas, o que fazer né? Pretendo demonstrar que oposição é tarefa fácil, facílima, principalmente aquela irresponsável e incosequente que vem sendo a tônica dos governos que se sucedem. Esta oposição é mt fácil de se fazer. Atirar no ventilador e assistir o que acontece é barbada e aguça o delirio fútil da platéia. O difícil é permanecer coerente e leal a seus propósitos e não refém de cargos, de empregos ou coisa que o valha, que infelizmente é o que mais acontece. Esta é a minha mensagem. Simples, mas mt importante. Fundamental eu diria, para criarmos um novo dia, um novo momento. Precisamos crescer. Para isso precisamos manter o mesmo pensamento, a mesma idéia e a mesma atitude, dentro e fora do governo. Este negócio de, quando fora do governo sucumbir aos encantos de uma oposição vazia e de, quando dentro do governo, buscar a aproximação que não se permitiu ou ofereceu anteriormente, é algo que vamos ter que repensar e vencer. É condição sine qua non(sem a qual), tornaremos bem mais complicadas nossas aspirações. Estou tranquilo, e feliz, como sempre, lamentando talves que sobre aquilo escrevo, o assunto, o teor da manifestação, que considero da maior relevancia, sobre isso, nem uma palavra, nem uma consideração, nem uma defesa, que nos possibilite compreender onde erramos e onde erra um governo que por suas atitudes nos faz retroagir sitematicamente e não avança em nossas possibilidades. É isso que me aflige! É o que procuro relatar, o que digo e assino. Um grande abraços a todos e vamos continuar na busca de um mundo melhor, para todos. A nossa Mostardas é singular. Quem conhece outros lugares sabe do que estou falando. Vivemos em um lugar privilegiado e temos de tratá-lo desta forma e reverter este privilégio e esta riqueza em melhor qualidade de vida para todos nós. Fábio Lemos.

Anônimo disse...

Como anônima, deixo para a anônima marta:

Envergonha-te menos de confessar a tua ignorância do que de teimar numa discussão tola.

Acorda menina!!!

Deixo também aos pobres anônimos que não entendem a linguagem figurada:

Em nenhum momento o post do Fábio, demonstrou preconceito aos tetraplégicos. Vamos lá pessoal se esforcem e pensem, mas cuiidado, pq pode "feder" huahuahuahuahuaauahuahuauh

Anônimo disse...

eu fico só observando os comentários ao mesmo tempos fico triste, pois tem pessoas que comentam: sai Marne volta Antonio, tem um comentário acima que dis que os dois são iguais, concordo, são autoritários e não estão fasendo o que a população esperava o anterior também,eu não sei nem diser qual foi pior, pois o anterior também convenhamos o problema que o povo esqueçe o passado por este motivo ficamos só patinando, entra juca e sai manduca sempre fica a mesma coisa, nossos políticos perderam a confiança mas é só no momento, depois o povo vai lá e vota, (ó vida de gado povo marcado hê POVO FELIZ)repetem os erros e chiam, não duvido nada que os que reclamavam do Antonio ontem votem a manhã nele, e os que estão reclamando do atual hoje, sofram nas mãos do Antonio e tem saudades deste e vota novamente no que aqui está, entenderam? memória curta. Todo estes candidatos que estão falando por ai, menos o (Milico) estiveram no poder e não fiseram nada inclusive o Fabinho o Zé Manoel, Alexandre etc etc etc.perdoem por não poder me identificar, sou apenas alguêm que torce por uma mostardas melhor, com mais emprego, menos discriminação, mais educação, saúde etc etc etc, pode ser que um dia todos consigam a as seus comentarios que sabe.

Marta disse...

tinha até pensado em não responder mais os anônimos aqui postados, mas como sempre admirei o Fábio e li mais uma vez seus comentários, dedidi escrever. Primeiro quero te dizer que você se contradiz quando critica uma oposição vazia e hoje você está fazendo, em suas palavras, esse tipo de oposição. Fabinho sempre votei em seu pai, já votei em você e sinto certas horas que você já não é mais o mesmo de antes, quando era um cara mais reservado, e aí eu fico indignada, porque hoje, como você falou mais uma vez, post um assunto e só se vê baixaria como anônimos. E o pior que é um grupinho de no máximo três pessoas que ficam escrevendo tamanho absurdos. Quanto ao governo, descordo de você em algumas coisas, claro que também sei que tem várias coisas por fazer, mas nota-se que está melhorando. Prova disso é que em seu outro comentário foram mais de 300 post e hoje não chega a 100. Será que ta tudo errado mesmo? Pense mais um pouco. Outra coisa que estou achando ridículo é o Vereador de seu partido ficar agredindo pessoas na Câmara, tanto da platéia como os colegas. É um absurdo um Vereador fazer isso. Onde nós estamos? Mas a política é assim.

Vitorino "Milico" Mesquita disse...

Fábio:
O teu comentário foi quase um outro artigo. Preciso esclarecer uma coisa: na tua coluna anterior ainda não estava ativada a moderação de comentários. Agora os moderadores excluíram muitos por ofensas pessoais, agressões gratuitas e outras coisas mais.

Anônimo disse...

Marta deu pra notar nos teus coéntários que és muito partidaria e que se não é do teu partido pra ti não serve.Quando te referes ao que votavas no Dr. Telmo e Fabinho,e hoje eles são as mesmas pessoas porem em outra sigla que pra ti já não serve.Então independente das pessoas o que importa pra ti é a sigla partidária ou seja se pensam como tu serve ou caso contrário não.Respeito as siglas partidárias mas não posso desrepeitar as pessoas por terem pensamentos contrários ao meu ou quem prestava antes por ser do meu partido hoje em outro não serve mais.
Pensa um pouco se fidelidade partidária é o forte do Brasil.

Anônimo disse...

Bah a Expocace botou a Ovearte no chinelo, a programção é muito boa vamos pra Tavares gente chega de passar vergonha por aqui.Lá o prefeito investe para alegria e cultura do povo.E aquele projeto que aprovaram das máquinas daqui ajudar nas estradas de lá pra que?
Tavares tá muito bem vai trazer Papas da Lingua que deve custar no minimo quarenta mil e bem que fazem promover o municipio com qualidade.Parabéns Tavares!!!!
Que vergonha da Ovearte.

Anônimo disse...

Qual o acordo entre o Pedone e o Marne? soube que se o Marne transportar os alunos do Bacupari o Moisés deixa a secretaria. MARNE, FAZ ESSE FAVOR PRA NÓS, LIBERA O TRANSPORTE DOS ALUNOS E TIRA O MIOSÉS DA EDUCAÇÃO!

Anônimo disse...

Marta, se esse governo está melhorando, quero ter os teus olhos! Sabes o que fizeram do orçamento da educação? Gastaram em contratos, não fizeram as reformas necessárias na escola da solidão, pintura externa, é a única escola que não foi pintada! tens que ver o estado da instalação elétrica, um verdadeiro CHOQUE! fios soltos, falta de lâmpadas, chaves de luz que não funcionam, sem contar nos corredores! CAOS. Esqueci, sabe o tamanho do rombo? mais de quatrocentos mil reais? tens idéia do que é isso? é, falta merenda, combustível para o transporte escolar, pros alunos, porque para os motoristas irem tomar café em casa tem. e aumento, nem pensar, os professores ganham muito bem, não precisam. E o povo elegeu a dupla Marne e Pedone! pobre de nós.

Anônimo disse...

cara colega anônima que escreveu sobre a escola da solidão, é verdade estive la a fins de pegar transferência de conhecidos e vi, que masmorra, que abandono, nem a grama da escola foi cortada para esperar os alunos, tudo escasso a escola no decorrer dos anos sob a mesma administração não fez caixa nenhum. sim pois geralmente as escolas dos municípios economicamente desenvolvidos e principalmente rural tem apadrinhamentos fortes e definitivos, ninguem adotou a nossa senhora, que horror, lixo de escola, não tem nada de novo, ha e os motoristas continuam a usar o transporte para ir para casa tomar café,tirar uma soneca, isto pode? solidão é um caos a parte,tudo em decadência, e a sub prefeitura que abandono, grama alta, larvas de mosquito esposto na janela de vidro,pontas de cigarro para todo lado, solidão ja era, esta no mais completo abandono e agradeço ao pedone em tirar alguns alunos de outros distritos de la.salvou meus parentezinhos da falta de disciplina e da falta de noção de como deve funcionar uma escola com ordem e progresso, obrigado por esta parte.

Anônimo disse...

Por que será q na Expocace nao terá o show do GURI DE URUGUAIANA e nem o do Pedro Ernesto Denardim? A OVEART ficou para a historia como a festa da vergonha. A expocace ta muito boa de programação.

Anônimo disse...

A Chefe de gabinete se demitiu. Estava envergonhada de participar de um governo fracassado igual a este. Parabens a Chefe de Gabinete por sua iniciativa. O barco ta afundando e os tripulantes purando fora. Dizem que o Vilmar do Taxi vai assumir a Chefia do Gabinete.

Mariângela Verardi disse...

Anônimos de Mostardas. Entendo o porquê de não se identificarem. Nosso município é pequeno e todos nos conhecemos, as represálias sempre vem. eu só quero dizer que nós, moradores do 4º Distrito, não fazemos distinção entre quem mora em qual localidade, pertencemos a uma mesma comunidade que frequenta as mesmas festas, as mesmas igrejas e veraneamos na Praia do Farol da Solidão. Nenhum de nós pode dizer que é melhor do que o outro, mais ou menos educado. Somente no convívio com o diferente é que formamos nossa identidade, portanto não somos iguais. Somos cidadãos do Rio Grande do Sul, e um problema geopolítico nos separa em municípios e localidades. defendemos nossos colegas com toda a nossa força e por mais erros que encontremos, tentamos acertar. A Escola da Solidão não está em perfeitas condições, mas não somos bichos como sugere o anônimo. Os parentezinhos dele são nossos alunos e respeitados como pessoas. Queremos apenas que nos respeitem, somos do 4º Distrito sim e nos orgulhamos disso. Os queridos alunos do Bacupari não são monstros sem educação e o que está acontecendo com eles é injustiça. já disse isso pessoalmente ao secretário Pedone, por isso não preciso e enm quero me esconder.

Anônimo disse...

Um dia desses em viagem passei pela Solidão e realmente está tudo muito atirado,inclusive onibus estacionado com a trasseira quase em cima do RST101.A impressão que dá é de abandono total.

Juliana disse...

tem que baterem mesmo no vereador mais votado do Municipio, quem está na evidencia é uma pedra no caminho de muitos que lá querem estar, pena que a maioria dos comentarios anônimos que estão aqui é da mesma pessoa, é só ver os horários, mas o povo não é bobo, tem gente com uma dor de cotovelo tão grande, que fica só atirando pedra no vereador Pedone porque será? não se preocupem está longe da eleição deixa o povo julgar em 2012, eu até entendo, perder com uma diferença tão grande e não ter nome para ser candidato deve ser dezesperador hó coitados.

Anônimo disse...

49 do 2º tempo substituição sai Marta entra Juliana.

Anônimo disse...

Cara Juliana, que pena, saber que está ruím, e quere manter, é brabo. Se as pessoas não quiserem mudar nada mesmo é só continuar se enganando e votando. Se não der em 2012, vamos ter que esperar até 2016, uma hora isto acaba e nós retomamos o senso e botamos o município nos trilhos. O que fez o Pedone??? Diga??? O que ele fez pelo município de Mostardas, além de trabalhar para si próprio visando sempre a próxima eleição. Respondo: NADA. Mas consegue Martas e Julianas para defender ardorosamente o que não faz. É uma pena. O Maluf já foi o mais votado, o Enéias, o não sei mais quem e o resultado aí está uma Mostardas empobrecida pelas lideranças que sabem como fazer para enganar o povo.

Anônimo disse...

INCRÍVEL. COM O MESMO PAPO TOLINHO! Ô COITADAS(OS)!!!

Anônimo disse...

O mais interessante é um time só de mulheres tentando fazer que o pobre do povo fique mais enganado ainda.Qual será o nome do treinador ou treinadora?

Anônimo disse...

a inveja mata!
deixa o home trabalhar. Viva o Pedone!!!

Anônimo disse...

Trabalhar... é ruim hein!

Anônimo disse...

diante dos cometarios tirei a conclusao que estao fazendo muitas coisas boas, senao certas pessoas não estariam tão preocupadas, ate mesmo, o governo é bom.

Anônimo disse...

o governo acaba de inaugurar a sala da saude mental, melhorias no serviço odontológico, estoque da farmacia completo , ampliaçao da assistencia social, tudo isto eu vi no blog do vereador Andre, fora outras reformas que vejo por ai, como o posto da xv de novembro vai ficar muito bom.

Anônimo disse...

sei que o governo esta fazendo o trabalho dele, mas nós tambem temos que reconhecer e valorizar o serviço das pessoas, nao ficar fazendo criticas negativas, a critica só é valida quando for para ajudar a melhorar ou corrigir alguma coisa, que não é o caso do fabinho.

Anônimo disse...

Pelos comentários a expocace vai ter belas apresentações, como Papas da Língua, mas nada comparada a OVEARTE que trouxe Guri de uruguaiana e Pedro Denardin e a indicação de Ana Amélia Lemos como cidadã mostardense indicada por um vereador do PP que por acaso essa cidadã é candidata ao senado pelo PP. Quantas coincidências.

Anônimo disse...

Pelo q entendo o Fabinho fez críticas e observações a respeito do governo. Críticas sobre as quais não houve um único pronunciamento contestando e informando onde ele estava errado. Quem cala consente. Quem defende tem ou deve dizer pq o faz com a mesma qualidade de argumentos de quem critica. Daí se constrói. O Pedone idolatrado ficou 4 anos criticando as ações do governo anterior, 4 ANOS! É só pegar os arquivos da Câmara e verificar. Será esta a oposição construtiva? Sobre os 6,25% q o Antonio ficou devendo do orçamento do primeiro ano, ele martelou durante os 3 anos seguintes e não deu trégua ao Antonio, agora no governo nenhuma palavra a respeito dos 8,75% q seu Prefeito ficou devendo exatamente da mesma forma. Isto que ele era Presidente do Legislativo, ou seja, tinha PODER. Essas coisas devem ficar gravada na memória dos cidadãos, dos servidores e principalmente dos eleitores, pois neles está o calcanhar de aquiles de quem faz política desta forma eleitoreira e oca. Então não é o Fabinho o responsável por nada disso e sim um governo atulhado de compromissos que por causa deles segundo o ótimo artigo está a comprometer toda uma administração. Esta é a realidade o resto é responsabilidade pela situação perigosa que nos encontramos, que nós da oposição consciente iremos cobrar daqueles q nos imputam este governo precário a beira do descontrole.

Anônimo disse...

que descontrole emocianal dasta gente a maioria de fora que faz concurso aqui e querem tudo de mão beijada, deixem de inveja do pedone e vão trabalhar, são barraqueiras de marca maior, vivem de reveindicações infundadas, ainda resolvem apoiar as quebradas daqui, deixem os homens trabalharem em paz façam a parte de vocês ou voltem a seus locais de origens viuuuuuuuuuuuuuuuuuuu, fui.

Anônimo disse...

para o bem nação então, já que tá todo mundo preocupado, lanço Moisés Presidente e Dilma de Vice. É PP e PT.

Luis disse...

O ou A anônimo acima ficou louco ou louca o que é isso? Todos são brasileiros e tem o direito de realizar o concurso onde achar melhor e reinvidicar seus direitos. Mas a questão não é essa, independente de eu apoiar o Fabinho ou não a questão é que o governo não se defendeu e isso sugere que seja verdade a colocação do Fabinho.

Anônimo disse...

Quanta pobreza de espírito, mostra o anônimo xenófobo. Se a maioria de fora é que está aqui, significa que, vc e/ou, seus parentes e amigos não tem competência suficiente, para passar em concurso tão fácil, como esse do município. Ô dó!

Anônimo disse...

Este ou esta anônima que quer que deixem os homens trabalhar em paz deveria informar-se melhor pra poder ajudar o governo que defende,todo e qualquer cidadão brasileiro pode prestar concurso público em todo o território Nacional desde que tenha habilitação(estudo)exigido para o cargo.Com este pessoal pensando assim é que Mostardas não vai evoluir mesmo.Te orienta

Anônimo disse...

A pior pobreza é a de espirito.
O pior cego é quem não quer ver.
Enfim são muitos os proverbios que podem ser aplicados para quem escolheu o governo que têm.

Anônimo disse...

Bah tchê!!!! mas que gente não querem os de fora que tão aqui pra trabalha e ai dão o titulo de cidadã Mostardense pra Meméia(Ana Amélia) que nem sabia onde era a cidade.Quanta incoerência.

Unknown disse...

Faço minha, as palavras de várias pessoas, aqui no presente blog que escrevem: "Quanta magoa". Neste caso, direcionada aos forasteiros!!!
Abra sua mente, camarada...
Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente.

Marta disse...

pegaram no pé do Marne, do Pedone e agora pegam no pé dos concursados de fora. Eu entendo que o concurso todos podem participar e são aprovados aqueles que melhores condições possuem. Parém de se envocar com as pessoas de bem, seus "anônimos".

Anônimo disse...

Achei um aburdo com a falta de educação na prefeitura,pois fui perguntar como faria para deixar um currículo para contrato a escola,pois sou professora e a pessoa que trabalha na prefeitura me jogou na cara que só consegue quem é indicado pelo Prefeito,só faltou me dizer que eu estava perdendo meu tempo,achei tudo isso um absurdo.Só podia ser Mostardas mesmo...................

Anônimo disse...

ué, pelo que eu sei os currículos de educação se entrega na secretaria de educação e não na prefeitura. Será que quis entregar mesmo um currículo ou está tentando por pilha? ah, to vendo gente até do PMDB dando aula nas escolas em contratos emergenciais. Por que será?

Anônimo disse...

Quanto ao ultimo anonimo, quero dizer que sou PP e infeslimente so vejo gente do PMDB na prefeitura. Por isso nosso governo tá uma porcaria. Será que o Marne não se atinou disso?

Anônimo disse...

ETA MOSTARDAS BUENA, É SÓ BRIGA, ACUSAÇÕES, MORTES VIOLENTAS, DROGAS, ESCOLAS FALIDAS, DIRETORES ANTIGOS COM GESTÕES NÃO USUAIS NOS DIAS ATUAIS EM MANDATOS COMO POR EXEMPLO OBEDECER AO PREFEITO EM TROCA DE ELOGIOS E A ESCOLA QUE SE VA. PUXAR SACO DOS PAIS A FINS DE SE ELEGER SEMPRE, FORMAR ALUNOS QUE NÃO ESCREVEM NEM LEEM NADA.PROFESSORA ALFABETIZADORA DE ANOS NA MESMA ESCOLA(SOLIDÃO POR EXEMPLO)QUE NÃO SABE ALFABETIZAR,POIS RECEBEMOS AQUI EM MOSTARDAS ALUNOS VINDO DE LA NA 2ª SÉRIE QUE NÃO ESCREVE NADA SÓ A DATA COM HOJE O DIA ESTA....SOL, CHUVA, NUBLADO, ETC... QUE COISA E LA VAMOS NÓS, E LA VAMOS NÓS,BRUXA DO PICA PAU

Anônimo disse...

Se tu és PP tens toda autonomia pra falar com teu prefeito e cobrar dele em ele colocar pessoal de outro partidos.Alias acho que deveria colocar só PP pra trabalhar e isentar de impostos e obrigações do pessoal os dos outros partidos e os salarios de voces diminuiria consideravelmente.

Anônimo disse...

Viva a Marta voltou. Sua voz continua a mesma mas os seus cabelos e as idéias continuam iguaizinhas e a paixão maior ainda pelas pessoas de bem o Marne e o Pedone pessoas de bem, quáquáquá quaquá. Esta e diiiimais. Eu não aguento. Viva a Marta.

Anônimo disse...

agora ja estam falando mal dos professores , que nao sabem alfabetizar quanta gente invejosa neste mundo, quantas magoas,

Anônimo disse...

E A REUNIÃO DO PEDONE OS PAIS E DIREÇÃO DA SOLIDÃO? QUE ZORRA TOTAL, FOI ACERTO DE CONTAS PRA TUDO QUE LADO E OS BOBOS DO PAIS LA ASSISTINDO QUEM ERA O MAIS COMPETENTE, MANDAVA MAIS, MAIS ARTICULOSO, E OS PAIS LÁ, O PEDONE QUER DERRUBAR A VELHA CAÇA DELA ACHOU UM JEITO CERTINHO, MAS VÃO GOSTAR DE BRIGAR LA NOS QUINTOS DAS ONDAS GIGANTES, VÃO TRABALHAR COM DEMOCRACIA, ESTE MENINO É MUITO NOVO PARA DECIDIR CERTOS ASSUNTOS CLARO A FALTA DE EXPERI~ENCIA LEVA PARA A VINGANÇA DOS DESAFETOS, QUEM VIU MOSTARDAS EIM

Anônimo disse...

É tem gente que é cega ou se faz, pois só quem não aconpanha o cenario nacional, estadual e em consequência o municipal, não veem o que acontece em sua volta, a um palmo de seu proprio nariz. Não se pode comparar um governo com o outro seguinte, por exemplo, um viveu em um determinado periodo, o das vacas gordas, onde a arrecadação do municipio e os repasses eram abundantes, e agora vivemos o reflexo da crise mundial, pois agora que este reflexo está chegando em nós (municipio), e vai piorar ainda mais, estejam atentos, não é só cobrar do prefeito o que esta acontecendo mas sim perceber o que esta causando isto. Portanto não reclamem trabalhem para melhorar, façam sua parte, pois o costume aqui é um limpa e vem outro e coloca o lixo, só para no outro dia sair dizendo que esta tudo numa bagunça.´enquanto continuar isso, pobre coitados não enchergam que estão fazendo para eles mesmos.

Anônimo disse...

Mas tchê o governo federal têm mandado dinheiro de monte pro municipio,tão chorando por que?
Têm blog anunciando várias verbas e anunciam aqui tb é tantos milhões pra creche,calçadão etc...
Ao que se sabe os governo tb repassou o fundo de participação para cada municipio e pra cá tb.
De que crise estão falando se o governo federal tem cumprido a sua parte,o que parece aqui é q ñ está sendo bem direcionado.
Então não coloque na crise o que estão sendo incapazes de administrar.

Anônimo disse...

Ninguém de sã consciência deve ignorar o momento crítico que o mundo viveu no ano de 2009, com reflexos em todas as economias, inclusive as municipais. A crítica que se faz é quanto ao enfrentamento da crise que nos quer parecer foi realizado como se ela não existisse. Ninguém de sã consciência pode, ciente do cenário amplamente divulgado, tratar a administração como foi feito em Mostardas. Aumentando gastos e inchando a máquina pública de forma catastrófica. Os reflexos deste enfrentamento virão, infelizmente, e eles serão drásticos caso não se queira fugir das consequências, empurrar com a barriga. Penso que o governo comprometeu sua gestão neste primeiro ano e o único meio de reparar isso seria enfrentar o problema criado. O risco é aprofundar e afundar o município no descalabro administrativo.

Anônimo disse...

Realmente o prefeito Marne esta decepcionando, recentemente se preocupou em mudar de local a placa da divisa de Mostardas e Palmares do Sul. Qual seria a intenção ? Fazer com que o Rodeio da Integração e o futuro parque heólico do Bacupari estejam no municipio de Mostardas. Só politicagem Prefeito, vai trabalhar.

Matheus Brum. disse...

Se este parque eólico realmente for construído, onde o prefeito acredita ser área do município de Mostardas, e a arrecadação for pra Palmares,por falta de empenho e uma nova medição, será uma enxurrada de críticas dizendo que é dinheiro nosso indo pro município vizinho. Acredito que isto seja, sim, muito importante e deve, sim, preender a atenção do executivo municipal. Pra quem não sabe, ou faz que não sabe, um parque eólico traz grande acréscimo a economia de um município.
Isso só prova que o Prefeito está trabalhando.

Daniela Souza disse...

Falar do 4° distrito é fácil, difícil é fazer o que esse povo faz. Comunidade sempre unida, ajudando uns aos outros. Somos pessoas civilizadas também, ao contrario do que dizem!
Tenho orgulho de morar em Cacimbas, e pertencer a essa comunidade que abrange a todos e dizer que: SIM, EU ESTUDO NO MÁRIO QUINTANA!
E que o ensino daqui é muito bom, um exemplo disso são os alunos que passaram no ENEM e que alguns já estão cursando a faculdade. Não somos a escola perfeita, mais qual escola é? No entanto, estamos procurando a melhora a cada dia que passa.
Estamos passando por um momento muito triste, pois perdemos amigos, colegas, pessoas quem não queriam sair daqui, por não haver transporte escolar.
Espero que isso mude!

Anônimo disse...

Mostardas tb concorreu para o parque eolico e não levou e agora quer o do municipio vizinho.
Faltou empenho do governo do municipio pra isto e agora que mudar a placa da divisa de lugar.
Todos querem o parque mas as autoridades devem achar o caminho correto como Palmares fez.Copiar os outros não é feio.
Feio é depois dos outros conseguir querer pegar pra si.Até porque pra concorrer neste tipo de processo acredito que deva constar no projeto as coordenadas com georeferenciamento do municipio.
Se não fizeram isto com a área do nosso municipio é ridiculo demais e ainda tem gente que acha que o homem tá trabalhando.

Anônimo disse...

gente que coisa feia, em mostardas só se pega no pé dos outros, que é isso é neurose pura, município rico que pode viver só da natureza que deus os deu explorando pontos turisticos valiosos, ho povo de deus, povo marcado e, povo infeliz.

Anônimo disse...

o prefeito foi nomeado para defender os bens do Municipio, por isto tem que brigar pela divisa , o Rio de janeiro nao esta brigando pelo petroleo fazendo manifestaçao , seria ate leviano simples deixar, tu ai que acha errado porque nao da um pedaço do teu terreno para o teu vizinho , ja que nao te importas com marcaçao, essas criticas sao só oposiçao. olha eu nao sou de MOstardas mas concordo

Prof. Álvaro disse...

A crítica na verdade pode ser um aviso para alguém que pode estar fazendo algo errado. O problema que o pessoal vê a crítica como alguma coisa ruim e não param para observar o lado bom.

Anônimo disse...

concordo com o professor Alvaro, sempre temos que ver o lado bom, e no caso do prefeito ele esta certo em defender o nosso Municipio foi para isto que ele se elegeu independente de partidos.

Anônimo disse...

Eu não sou contra marcação de área de terra muito pelo contrário,se eu for comprar um terreno a primeira coisa que quero é a medição pois é por esta medição que vou pagar os impostos então ela não pode ser mais ou menos.
E me causa espanto um governo não ter a área de seu municipio bem demarcada.Como são feitos projetos para o municipio desconhecendo as suas divisas?
Toda área tem que ser georeferenciada isto dá sua araea com precisão e porque não temos?

Anônimo disse...

Se Mostardas tivesse a sua área demarcada(medida) e georeferenciada não precisava perder tempo e dinheiro nem levantando polémicas se Palmares vai ter seus cataventos dentro do municipio Mostardas.
Isto é o minimo que o municipio têm que saber.
Realmente estamos sem futuro pois o governo não sabe nem aonde começa e onde termina o seu território.
Olha a Expocace foi muito boa mas foi em Tavares,não vão querer mudar a placa da divisa.

Anônimo disse...

sinal que ate hoje os prefeitos nunca souberam disso, nunca é tarde para fazer os ajustes, e corrigir o que estiver mal.

Anônimo disse...

Uma professora do PP foi convidada p ser diretora de uma escola municipal. Ela não aceitou.Acreditem se quiserem ficaram de cara feia com ela.Principalmente o vereador-secretário

Anônimo disse...

Isso é típico de um partido que se criou na ditadura, acho que a tal professora está no partido errado.