.

quinta-feira, 11 de março de 2010

O Ministério das Cidades firmou com o ...




... município de Mostardas um contrato de repasse de recursos do Orçamento Geral da União, no valor de R$ 102.421,22, para a pavimentação, com blocos de concreto intertravados, da rua Getúlio Dorneles Vargas, no trecho entre a RSC 101 e a rua Feliciano de Moura.
Fotos: Vitorino Mesquita ( trecho da rua Getúlio Vargas, a partir da RSC 101)

18 comentários:

Unknown disse...

Pela parte que me toca e também para os outros moradores da rua é uma boa notícia. Faz tempo que saio para trabalhar com os pés atolados na lama!!!
Oxalá, também aconteça o calçamento em todas as ruas de Mostardas, onde o povo da periferia deu seu voto, mas recebe poucos benefícios.

Anônimo disse...

ola só o PT investindo em Mostardas.viva o Lula e que venha Dilma.

Anônimo disse...

Acho mt importante esta obra, taalvez desperte a administração para cuidar da entrada da cidade. Temos uma cidade que não sabe dizer Welcome, Bem vindos aos turistas a começar pela total falta de atrativos de seu perímetro urbano junto a RSC-101. Olha quem chega pela primeira vez em Mostardas a primeira impressáo é 'será que é aqui' dpois destes buracos todos foi para cá que eu vim', enfim não ajudamos em nada nosso dom turístico nem em informação nem no preparo para receber nossos visitantes. E o governicho vá pagar promessa de campanha, tomara que nã próxima prometam que vão governar, tomara. O Lula tá fazendo a parte dele.

João disse...

O PT ajudando muito Mostardas. Imagine se o município tivesse vereador e prefeito do PT?

Alexandre disse...

Mas muito pouca gente fica sabendo a origem desses recursos. Outros pais acabam assumindo a criança. Quem ganha politicamente é o governo municipal ou algum deputado.

Anônimo disse...

Falou e disse Alexandre, foi um Deputado que conseguiu a emenda.
Muito bom o governo federal mandar recursos, mas manda pq precisa dos votos dos deputados no congresso, e depois pq a prefeitura faz o projeto de maneira correta.

Alexandre PA disse...

Para ter Prefeito e vereadores do PT só depende do povo querer... um passarinho me contou que já tem pré candidato a prefeito para 2012.

Anônimo disse...

POIS DIGO QUE O PT NÃO FAZ MAIS DO QUE A OBRIGAÇÃO DELES QUE ESTÃO NO PODER MAIOR DE AJUDAR OS MUNICÍPIOS A INVESTIR, POIS NO BRASIL E NÃO É CULPA DO PT, O GOVERNO FEDERAL FICA COM QUASE TUDO QUE PAGAMOS DE IMPOSTOS E DEPOIS FICA LA EM BRASILIA ESPERANDO QUE OS MUNICIPIOS AINDA TENHAM QUE GASTAR COM VIAGENS ATÉ LA PRA IMPLORAR POR RECURSOS QUE DEVERIA ESTAR A DISPOSIÇÃO DOS MUNICIPIOS E ESTADOS PARA QUE ELES PROPRIOS DECIDISSEM SEUS INVESTIMENTOS.

Anônimo disse...

FALANDO EM RETENÇÃO E DESVANEIOS COM NOSSO DINHEIRO, NÃO VAMOS MUITO LONGE, TODA NOSSA COMUNIDADE DEVERIA PASSAR PELA OFICINA A.J. BORGES E VER AS 3 VIATURAS DO IBAMA LA ABANDONADAS A MAIS DE 3 ANOS, É FACIL ABANDONAR VEICULOS CARISSIMOS, E SOLICITAR OUTROS TAMBEM CARISSIMOS E NOVOS PARA HUMILHAR NOSSO POVO. CONVOCO A TODOS A FAZER ESTA DENUNCIA AO GOVERNO FEDERAL, EU JA FIZ.

Anônimo disse...

VIVA O PT E VIVA O PP DE MOSTARDAS.

Anônimo disse...

Que bom que o PT FAZ a obrigação e os que não fazem.

ProfessorPedroMassari disse...

Enfim, bloquetes de cimento!

Ora, não há nada mais antipático, incômodo, feio, impróprio para quem caminha e pedala do que as pedras irregulares que "calçam" as pobres ruas da cidade.

Mas apenas bloquetes não são o suficiente, se não houver uma política de conservação das vias públicas, coisa que deveria surgir das cabeças que comandam o poder público local, impedindo que os trens supercarregados de toras de pinus e outras cargas enterrem nas areias tanto os bloquetes como o nosso dinheiro - aliás, este não é do PT ou de qualquer outro partido, porque pertence legalmente a nós que pagamos muitos e muitos e muitos impostos sem ver o retorno como é o caso da BR ou RST ou RSC 101 (se a estrada nem tem uma identidade própria, quem estará preocupada com ela???

Que pena, retornando à rua que ganhará bloquetes, que bonita e agradável ficaria Mostardas, se as ruas tivessem este tipo de pavimento! Capivari do Sul que o diga!

Anônimo disse...

Apenas colocar um lembrete que Até tavates é RST (responsabilidade do governo do estado) e de Tavares ao Norte é BR (responsabilidade do governo federal).

Fábio Lemos disse...

Gostei mt das duas considerações acima, especialmente do Professor Pedro Massari. Pena que Mostardas não tenha gestão integrada de Plano Diretor que vinculasse Obras e Turismo, tipo, calcetar ruas é função da SEc. de Obras, embelezar a cidade 'seria' tarefa da Sec, de Turismo. Somos profundamente deficientes em iniciativas desta natureza e uma das evidencias disso é justamente a entrada de nossa cidade. A única preocupação neste sentido foi o plantio de eucaliptos ao longo do trecho urbano e só isso foi capaz de melhorar bastante a impressão de quem chega, e olha que já teve vereador tentando arrancá-los, via PL. Que estupidez. As laterais, os drenos, os acessos, a Rua Lateral, paralela, o acostamento, barbaridade, nada disso parece foi ou é preocupação de quem governa. Daí estamos permanentemente correndo risco de vida, pq além de tudo o trecho normalmente tem seu trecho esburacado e nunca é função de ninguém. É isso, merecíamos bem mais. Dentro da cidade a coisa é bem pior Professor, como tu mesmo dizes, não há a menor preocupação com o trânsito de bicicletas que seria bem recomendável já que temos um município plano. Enfim. É a realidade.

Professor Pedro Massari disse...

Meu Caro Fabinho,

a entrada da cidade deveria ser um cartão-postal, mas é uma vergonha. Pior, é a primeira impressão a que fica.

O povão todo anda de bicicleta para trabalhar e até ir às compras no mercado, mas não temos ciclovias que ofereçam conforto e segurança...

Abraços,
Pedro Massari.

Matheus Brum. disse...

Caro Fábio Lemos, te admiro pela qualidade das tuas críticas, quase sempre muito bem embasadas e, sempre, muito bem escritas. Corrijo-te aqui em alguns pontos, em outros procuro “provocar” um debate mais amplo, e em outros pontos concordo e reforço as tuas críticas.
Tens razão quando falas do embelezamento de nossas ruas, ainda falta muito a ser feito, mas já nota-se uma considerável melhora desde no último ano. Também tens razão quando reclamas da falta de uma atenção a entrada principal (via Av. Padre Simão), de fato, deixa a desejar, porém, digo-te, ao menos a parte do pavimento foi recuperada, até o final de 2008 tínhamos a mesma entrada sem nenhum atrativo e precisávamos desviar das crateras que engoliam a parte da via. Quanto a ciclovias, não vejo muito a ser feito, além de pavimentar o que hoje é paralelepípedo ou chão batido e campanhas de conscientização a motoristas e ciclistas. Mas são validas as reivindicações. Outro ponto que chama a atenção é quando falas nos eucaliptos ao longo do trecho urbano, que subentendo entre Madem e Mostardas. Se o PL que citas é o mesmo que tive conhecimento, em nenhum momento se fala simplesmente em arrancá-los, o que se propôs foi uma SUBSTITUIÇÃO, por árvores de menor porte e mais belas. O PL visava também à segurança dos condutores, pois é sabida a quantidade de acidentes naquele trecho, vitimando, inclusive levando ao óbito, alguns condutores.
Como prometido, “provoco” aqui um debate mais aprofundado, talvez de um leigo, como eu, com um especialista/experiente em gestão pública, como o Senhor, e lhe pergunto: Questões como “as laterais, os drenos, os acessos, a Rua Lateral, paralela, o acostamento”, como citas, no meu entendimento, são políticas a serem planejadas, pois terão impactos (ambientais, econômicos, sociais, etc). O Senhor já passou pela Secretaria do Planejamento em Mostardas e atuou no executivo municipal entre 2001 a 2004, então pergunto: Quais as medidas o Senhor tomou em relação a este assunto? E quais outras medidas foram tomadas na época e que impactam hoje na vida dos Mostardenses?
Cordialmente,
Matheus Brum.

Fábio Lemos disse...

Matheus Brum, te conheço apenas dos comentários q trocamos neste blog, e acho, sinceramente que temos evoluido bastante na condição q criamos de dialogar.Por isso e desta forma sempre será um prazer para mim comentar as tuas 'provocações'.Mas vamos as tuas questões na ordem inversa. Fui Secretário do Planejamento no primeiro período Marne, por dois anos e nove meses. Tinha programado dois anos, mas estendi um pouco mais a seu pedido. Principalmente para atender a gestão e interesses do partido. Fiz o q pude e os resultados são facilmente identificáveis, basta ver os números, os índices e as ações q desenvolvemos. Qdo vereador minhas duas primeiras indicações foram: municipalizar o trecho da estrada do Balneário Mostardense e argamassar as sargetas de TODAS AS ruas de Mostardas, claro, na medida do possível, para com isso facilitar o escoamento pluvial, a limpeza e a circulação de bicicletas. Isto eu fiz, ou melhor tentei fazer. No Planejamento nossa equipe tinha conseguido os recursos para tal, mas, quem decide é sempre o Prefeito e aí... resolveu atender outras prioridades que não quero questionar. Fui tb sem falsa modéstia o mais entusiasta em retirar a OBRAS do centro da cidade e colocá-la exastamente onde hj está. O Auditório óbvio entrava nesta mesmo múltiplo projeto. Criamos o Vale alimentação e principalmente recuperações salariais a níveis bm superiores ao q era comum e que não mais seria repetido a futuro até os nossos dias. Tudo isso regulando os gastos de despesa com pessoal e manutenção da máquina. Fui parte importante em todos estes ajustes que começaram a decair justamente após o terceiro ano daquele governo q embestou em permanecer. De lá para cá tu sabes bm o q aconteceu e a situação hj é mt preocupante. É o q eu penso. Tivemos a infelicidade de conviver c a crise mundial q afetou municípios com certeza, mas qdo isso acontece e ela foi amplamente divulgada temos q nos precaver. Não foi o q este governo fez nem é o q está fazendo por isso tenho sido um crítico severo do governo. Poruqe em se mantendo esta linha e tendência entramos em situação de impossibilidade de fazer o q deve ser feito e mais, dificuldade para reverter a situação a futuro. Mostardas é crítica e prepondera a alternância no Poder. Amanhã pode ser o Matheus o Prefeito e aí em vez de fazer ele vai ter q recuperar a condição de fazer. É por isso q existem governos q não aparecem, normalmente na minha concepção são os melhores, pq estão consertando aq q outros atulharam. Por enquanto ´´e isso meu camarada. Abraços. Ah, assim com certeza fica mais dificil projetos q embelezem a cidade e privilegiem os ciclistas.

Anônimo disse...

estão preocupados com as ruas de mostardas, ciclovias, calçamento, entrada da cidade, e quem passa na rst, que é aquilo o abandono da escola da solidão? a praia do farol que é aquilo, e a subprefeitura, só tocos de cigarro, que horror, e o vereador leo, e o subprefeito da solidão que fim de mundo, são o tipo unha encravada do PSDB de mostardas, o partido tem ideologia mas os representantes, meu pai, SERÁ QUE O PARTIDO LÁ EM CIMA SABE DISSO. SE NÃO SABE ALGUEM TEM AVISAR, É GRAVE. fui.