.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água



A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou em sua resolução A/RES/47/193, de 22 de fevereiro de 1993, o dia 22 de março, de cada ano, o Dia Mundial das Águas. Através da Lei n.º 10.670, de 14 de maio de 2003, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu o Dia Nacional da Água na mesma data.
Durante muito tempo acreditou-se se que a água era um recurso infinito, que escoava em mananciais inesgotáveis, abundantes e renováveis. Atualmente, sabe-se que o mau uso, aliado à crescente demanda vem preocupando especialistas e autoridades no assunto, pelo evidente decréscimo da disponibilidade de água limpa em todo o planeta.
Estimam-se em cerca de 1,35 milhões de quilômetros cúbicos o volume total de água na Terra, sendo que 97,5% da água disponível na Terra é salgada e está nos oceanos e mares, 2,493% é doce, porém em geleiras ou subterrâneas de difícil acesso e, somente, 0,007% é doce encontrada em rios, lagos e na atmosfera disponível para uso humano.

Leia mais AQUI

Um comentário:

Prof. Álvaro disse...

Segundo o relatório camado "Água Doente", A Unep afirmou que 2 milhões de toneladas de resíduos, contaminam cerca de 2 bilhões de toneladas de água diariamente, criando gigantescas "zonas mortas", sufocando recifes de corais e peixes.
O resíduo é composto principalmente de esgoto, poluição industrial e pesticidas agrícolas e resíduos animais.
Também pelo relatório a falta de água limpa mata 1,8 milhão de crianças menores de 5 anos todos os anos. Grande parte do despejo de resíduos acontece nos países em desenvolvimento, que lançam 90% da água de esgoto sem tratamento. A diarreia, principalmente causada pela água suja, mata cerca de 2,2 milhões de pessoas ao ano, e "mais da metade dos leitos hospitalares no mundo é ocupada por pessoas com doenças ligadas à água contaminada."
A contaminação pela água mata mais que a violência segundo o relatório.