.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial



O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 1966, quando se completavam 6 anos do tristemente famoso massacre de Sharpeville, na África do Sul. Nessa data, 69 civis negros foram assassinados pela polícia sul-africana porque protestavam contra as horríveis condições em que viviam os negros sob o regime doentio e violento do apartheid. O ano de 1960 foi palco de protestos e de assassinatos contra pessoas que lutavam contra o racismo não somente na África do Sul, mas também nos Estados Unidos.

Acesse mais AQUI

2 comentários:

João Carlos disse...

Por falar em racismo um passarinho me contou que o pessoal da prefeitura não apareceu na comunidade quilombolas dos Teixeiras para a inaugução da sede. Aí me lembrei daquele deputado Hainze que falou mal dos quilombolas, já que sou leitor deste blog. Será coincidência que ambos pertencem ao mesmo partido?

mentor disse...

Por que será que o governo municipal ainda não intitui uma secretária para assuntos relativos a comunidade negra do município? Por que será que a nossa Casa de Cultura e as nossas escolas não possuem um acervo de material bibliográfico e audio-visual sobre a história dos afrodescendentes no Brasil, em nosso estado e em nosso município? De que adiantou o curso sobre história e educação afro-brasileira, oferecido pela secretária de educação da administração anterior, se nada da cultura negra da região de Mostardas foi valorizado, como por exemplo o ritual do "Ensaio de Promessas"? Por que na Escola Municipal Quitéria Pereira do Nascimento não existe uma educadora com conhecimentos específicos sobre a história do Quilombo de Casca? Pois, a maioria dos alunos que lá estudam são do referido quilombo! É importante lembrar que nosso município possui três comuninidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Palmares! Será a velha política do "sim sinhô" imperando em nosso município? É para desconfiar!