.

terça-feira, 16 de março de 2010

Carta aos Educadores


O secretário municipal da educação, Moisés Pedone, enviou mensagem aos professores na abertura do ano letivo no Município. Para ler, clique na imagem para ampliar.



44 comentários:

Anônimo disse...

Coisa mais linda este discurso!Pena partir de alguém que quando no legislativo têm uma atitude e no executivo age ao contrário.

Anônimo disse...

gostei da posição do Secretário, no texto dá para notar as posições tranquilo dele frente a Secretaria de Educação. Aliás, nota-se um ano letivo dos mais tranquilo o que mostra que a tal parceria que propôs está ocorrendo. Parabéns a todos da educação.

Anônimo disse...

Como dissem papel aceita tudo. Uma coisa é o papel(discurso), muito bom, e outra é a prática. Aliás foi o partido do secretário que apoiou a ditadura, mas o secretário Moisés diz que tem que ter democracia, pergunto igual a da eleição para diretores?

Lucas disse...

A democracia desse governo é acabar com a eleição para os diretores. A valorização é não reajustar os salários. O compromisso é com os seus partidários e não com o Município.

Anônimo disse...

Que barbaridade. Beira o escracho. É a síntese do cinismo. Minha preocupação é saber se o Vereador acredita no que fala, ou escreve, ou vota, ou faz. A impresão que passa é de desconexão total entre o discurso e a prática. Democracia e descentralização é exatamente o INVERSO do que esta triste criatura comete. É uma pena a Educação municipal estar entregue a tamanha heresia. O Vereador VOTA CONTRA seu Prefeito na questão das eleições diretas para diretores de Escola. O Secretário VOTA CONTRA o seu próprio voto quando na função executiva. Será que é eu que tô ficando LOUCO. Pelo amor de Deus me ajudem. O Secretário foi capaz de IMPEDIR manifestações legítimas dos alunos de 2º grau da Solidão, mandou que seu Diretor indicado retirasse TODOS os cartazes contrários a lei que fomenta. É impressionante. Dois critérios é a tônica deste governo infeliz. Olha as questões do transporte escolar. É uma vergonha. Em realidade não esperava nada diferente. EU JÁ SABIA. Mas sinceramente julgava-os mais inteligentes. Contradição descarada é acinte a inteligência e a comunidade de Mostardas.

Anônimo disse...

A educação virou um circo qualquer.... chega e dá palpite.

Anônimo disse...

O grande problema é que o secretario defende as idéias arcaicas e marxistas do Roberto Freire.

Anônimo disse...

Fiquei confuso,ou melhor o secretário está confuso ou se faz parecer assim, como pode afirmar que a gestão democrática é uma grande conquista da educação,apoiou para que não fosse extinta e na hora de concretizar tendo os poderes para tal mudou de idéia,age de forma equivocada e ainda tem a coraguem de escrever e assinar uma carta.
Se na verdade reconhece a importancia da lei da gestão democrática poderia substitui-la por outra corrigida se consideraram a outra errada mas deixar sem nada entende-se que são mesmo ditadores.

OBS:Sugiro o titulo de cidadão Mostardense a Paulo Freire.Im memoriam é claro.

Anônimo disse...

A tal carta não têm data mês ou ano.Quando será que foi escita? E por quem ?
Ela DESTOA completamente da realidade em que se encontra a educação no municipio.

Anônimo disse...

gente um conselho: parem de ter dor de cotovelo do Secretário. Deixa o home trabalhar.

Anônimo disse...

Deixa o homi trabalhar, essa é boa. Isto é trabalho que se faça. Nem sabe quem é o Freire e age como um ditador. É ruim hein. Se esse homi continuar trabalhando desse jeito. Bem nem vou falar. Ele que faça as burradas dele que os professores, alunos e comunidade e quem vão pagar mesmo. Pede a ele para pelo menos garantir a reposição slarial que não deram o ano passado e que pelo que vejo não vem este ano tb.

Anônimo disse...

prolixo...
é uma pessoa que se expressa em demais tornando-se redundante e confusa suas opnioes... ta de parabéns...

Anônimo disse...

PESSOAS que se dizem preocupadas com a educaçao, e escrevem como anônimos, só fazendo criticas desesperadas, achando que alguem vai acreditar que estao realmente preocupados, estao é magoados isto sim.

Anônimo disse...

quando estudei eu tinha buscar uma maneira de ir para escola, e quem realmente queria estudar dava um jeito, hoje precisa de tantas coisas.

Anônimo disse...

Carta sem data e sem local? Mas o q se poderia esperar de um secretário como o Moises? Ele deveria ter assumido era a secretaria de obras, deve ser bom de enchada e nao de livros.

Anônimo disse...

Mas tche o homem tem muito mesmo que trabalhar pra cumpri tudo que prometeu e vem prometendo,tche é só ler e interpretar o que está sendo dito na carta e não é pouco não ,então baixa a cabeça e trabalha muito pois é bem pago pra isso

Anônimo disse...

Gente não precisa ficar dizendo que é dor de cotovelo;é só mostrar COMPETÊNCIA.
HAH HAH HAH é muito bom ser oposição.
Obrigada pelas risadas isto tá cada dia melhor.

Anônimo disse...

Faça o teste de inteligencia a seguir :
Qual a palavra mais usada pelo pessoal do governo?
MAGOADOS
Se esta foi sua resposta voce acaba de ganhar um milhão na espiga.

Só quem não sabe o que fazer não aceita criticas.
Só se cobra competencia de quem tem cacidade.

Anônimo disse...

Olha sinceramente, professôres, pais e alunos. Se vcs querem preservar algo, vão ter q se mexer.Professores, pais e alunos, política é algo necessário, democracia é imprescindível para avançarmos. Misturar gestão educacional e política como o Prefeito Marne está fazendo é algo extremamene perigoso. Enquanto não provoca nada, td bm. Mas se eu entendo minimamente de alguma coisa, estamos a beira de um colapso. É isso mesmo. Não é exagero. Educação com orientãção política expressa e atitudes autoritárias e contraditórias cfme estamos assistindo desde q este rapaz assumiu é nitroglicerina pura. É verdade. A classe embora mt sujeita ao cabresto ainda está bm acima da população em geral, massa de manobra facilmente conduzida pelo oportunismo político. A classe vai começar a entender o q já está plasmado. O Prefeito deu o troco no Vereador e isto encerra tudo o q está acontecendo. Agora nem o Vereador pode mais voltar atrás. Golpe de mestre do Marne Vitorino, mas golpe político. Quero acreditar q a gestão educacional de Mostardas vai se mexer. Está sujeito a que o golpe q um deu no outro, ambos do 'mesmo' time, se volte contra AMBOS. É o q vai acontecer. Não se faz política desta forma tampouco pode-se tratar a educação assim. Aguardem e verão, não é meu desejo. Meu desejo é que os dirigentes ACORDEM para a administração, pq senão haverá o efeito cascata da desvalorização generalizada de educadores e educandos. Em maio TEM recuperação salarial, SERÁ?

Anônimo disse...

Gostaria que trabalhassem em sala aula o discurso do Sr. Secretário e ensinassem nossas crianças o que é incoerência política.

Anônimo disse...

para o anonimo que dise e muito bom ser oposição pode ficar tranquilo nos vamos deixar ele na oposição por muito muito muito tempo ra ra ra coitadinhos são tão pouquinhos.

Anônimo disse...

Comprovadamente ser oposição dá resultado principalmente a que voces faziam sobre tudo e todos só atiravam pedras e ganharam a eleição e não é por que eram melhores e sim porque fizeram oposição marcada.
Hoje como governo tão mais perdidos e atrapalhados do que oanterior,então nos resta rir e muito ,pensaram que era uma coisa e é outra muito diferente.Se elegeram e pensaram que eram Deus ,lê a primeira matéria deste blog.
Hah Hah Hah............

Luciana Arruda disse...

Quem se importa com a opinião de um anônimo?
Luciana Arruda

Anônimo disse...

Anonimo é uma pessoa que expressa o que pensa e na maioria das vezes não pode revelar sua identidade por muitos motivos,emprego,filhos etc...Com isto não quer dizer que é obrigado ficar quieto até porque muitos podem usar nomes falsos e vale o que a pessoa sente não o seu nome.
Viva este blog que dá voz a quem não pode assinar o nome verdadeiro

Anônimo disse...

Hoje em entrevista na rádio Tarumã o secretário-vereador porque as vezes ele é um as vezes outro,disse:que se licenciou de tudo para ser secretário,mas participou ativamente da reunião da Ascal e que teve quinta-feira passada em POA sobre a estrada e outros assuntos do municipio.Então continua dizendo uma coisa e fazendo outra,revelou também que o municipio recebeu todas as verbas do governo do Estado inclusive o salário educação de2002 que estava muito atrasado.Se estão recebendo todas as verbas inclusive as atrasadas.Onde está a crise?
Porque não dar aumento para os funcionário?

Marta disse...

concordo contigo Luciana.
Nesses dias conversando com o Moisés ele me disse que não responde a nenhum a anônimo porque nem sabe quem seja. Inclusive ele me disse que estão distorcendo os fatos e opiniões e isso não faz crescer nada e ninguém. Cada vez mais admiro a pessoa e o político Moisés. O que se tem visto aqui são pessoas que agridem, e tentam ferir o lado pessoal e político. O pior disto tudo é que não tem nome. Outra coisa que o Moisés me disse é que cabe a ele é mostrar serviço e não perder tempo com anônimos.

Anônimo disse...

Dê a sua sobre o assunto Luciana.

Anônimo disse...

QUERIDOS DEEM MUITA ATENÇÃO AOS ANÔNIMOS POIS JA OUVI DIZER QUE AS URNAS SÃO ANÔNIMAS, ACHO QUE É A URNA FALANDO, LEMBRE QUE URNAS AGENTE SÓ SABE O RESULTADO DEPOIS QUE ENCERRA AS ELEIÇÕES, O MAIS IMPORTANTE PESQUISA DE OPINIÃO NO MEU MODO DE VER É CLARO,SÃO AS OPINIÕES ANÔNIMAS, ACORDEM.

João disse...

O Secretário de educação é pura contradição, desde a votação até a indicação.
Texto de referência em Paulo Freire que defendia a democracia, mas o diretor ele indica.

Anônimo disse...

O q mais q o Moisés t disse Marta? Ele te explicou pq votou de uma forma e agiu de outra? Ele te disse qual o motivo q o fez aceitar a Secretaria de Educação? Foi pq ele é bonzinho, foi? Ah, tinha esquecido, é para o bem da comunidade não é Marta? Então tá. Ele te falou quem tá patrocinando as idas e vindas dele para representar assuntos da Câmara, que não lhe compete, pelo menos enquanto compromissado com a Educação. Ele te falou aluma coisa a respeito disso. A Luciana Arruda ignora anônimos e não diz nada a respeito de nada. Assim até eu assino. Dpois me botam pra correr. O q mais o Moisés t disse Marta? Sobre a reunião da Solidão ele falou alguma coisa? Sobre a recuperação salarial dos servidores q ele sustentou o seu discurso durante 4 anos passados, ele te disse algo a respeito?? Olha Marta, que coisa. Como é fácil fugir do q interessa. Ele já t pediu em casamento Marta?? É só o q tá faltando. Martô Anônimo da Silva. Tchau.

Luciana disse...

Bem, depois de ter causado todo este desconforto no amigo(a) que vem se manifestando neste blog, quero colocar aqui minha opinião. Morei em Mostardas 18 anos, hoje aos 22, moro em Viamão e trabalho em Porto Alegre (ficha completa). Estudo Ciências Sociais, quase concluinte. Tenho familiares em Mostardas, eu existo, não estou utilizando nenhum nome falso, não me posicionei antes por falta de tempo, trabalho, estudo, não consigo ficar 24hs acompanhando o blog. Conheço o Professor Álvaro, o Dino, me sinto lisonjeada de poder manter contato com pessoas como eles, bem como O Milico, que não conheço mas já debati sobre assuntos aqui neste blog, cujo não é a primeira vez que escrevo.
Me desculpe se falei o que não deveria na minha breve expressão, mas vi tantos posts e todos anônimos, muitos no blog inclusive, que resolvi comentar, simplesmente isso.
Não quero defender ninguém, longe de mim, você está coberto(a) de razão ao não revelar quem és se isso é tão maléfico assim. Mas o problema é que as respostas não vão vir, como disse a Marta. A quem se dirigirão para responder um questionamento?
Acompanho as questões políticas, econômicas e sociais da cidade sempre que posso, gosto disso. As urnas são mesmo anônimas? Elas descrevem a situação, contentamento ou (des)contentamento de determinada região com diferentes situações e contextos vividos.
Ao dizer que eu ignoro anônimos, você se esquece dos demais que te ignoram e não te trazem as respostas que pedes, te dirijes a mim, porque expus meu nome, e você achou que era um nome falso e mais uma provocação, mas não é.Mais uma vez me desculpe.Por aqui encerro minha participação.

Maria da Silva disse...

O que é ser um anônimo? Digamos que eu me identifique: sou Maria Silva da Silva. Sou nascida aqui e moradora da cidade, trabalho aqui, pago impostos, nunca fou presa, nunca desacatei autoridade, tenho bom relacionamento com a comunidade, etc, etc, etc. Há meus familiares também são daqui. Minha opinião agora vale mais? Meus argumentos serão mais consistentes por isso? Acredito que não. Acho fantástico o anonimato, não porque me permite desrespeitar ou dizer coisas que em outros casos não diria. Mas porque debater, criticar, elogiar,sugerir, não precisa de nome. Não vejo como covardia, apenas como uma opção. Como Tambem poderia ser uma opção colocar o nome. O que determina é o conteudo. Essa postura de que não responde anônimo, lembra o que fou dito por outro anônimo que o voto na urna é anônimo. Concordo com ele e concluo que deve ser por isso que geralmente cabos eleitorais(seus votos não são anônimos)são tão beneficiados e o restante do povo(os anônimos de fato) sejam despresados.

Anônimo disse...

Valeu Maria da Silva, valeu. Disse tudo.

Anônimo disse...

É isto ai Maria,disse tudo muito bem.

Professor Pedro Massari disse...

A CARTA

Pasmem, as ditas e bordadas palavras da Carta remetem-me a um instante de peculiar deleite diante de tanta fantasia que, convenhamos, só não é cômica porque é trágica!

Relembrar os anos de chumbo qualquer um pode fazê-lo; relembrar os tímidos e titubeantes passos deste povo através da Democracia também é tarefa para muitos de tão fácil.

Por em prática a verdadeira Democracia - e verdadeira aqui é um termo inútil e inadequado, porque Democracia só pode haver uma! - é coisa para hercúlea luta e demanda excessiva bravura de quem se agarra nas lanças nas quais esfarrapadas e rotas estão as bandeiras das lutas, dos direitos, das conquistas sociais e por elas sofre, peleja, cai de joelhos, escoria-se, lanha-se, rasga as peles e deixa os fios de sangue escreverem a História!

Não pode existir Gestão Democrática com indicação nua e crua dos diretores das escolas públicas por parte de prefeitos com o vil consentimento daqueles que deveriam estar com a farrapa lança à mão comandando um exército de Educadores dispostos a tudo pela Educação Pública de Qualidade. Isto é "meia-democracia", e como não existe "meia-verdade", aquela também não passa de um engodo para velar a realidade e, assim, enganar o povo que, não podendo entender perfeitamente o que se passa, acredita em belas e floridas palavras...

Gestão Democrática sem eleição direta para diretores de escola pública é farsa, não passa de um ardiloso jogo político, uma embófia, pois com a embaçadela da realidade, tudo isto não passa de uma pantomina trágica!

Os Professores, que me parecem tão calados (medo de quê?), deveriam sair do comodismo e ir à luta pelo direito à escolha popular daquele que dirigirá suas escolas.

Anônimo disse...

E o líder do governo na câmara que disse mesmo tendo votado contra a eleição, que já que tinha perdido ia defender a gestão democrática na sua integra. Parece que o pessoal do governo está afinado, principalmente em rasgar discurso. Pois é seu Moisés, seu André, sua Neli, seu Alexandre (servidor público) e seu Leo. Parabéns por rasgarem o discurso, espero que a comunidade também os de os parabéns nas urnas.

Anônimo disse...

Nada como um dia após o outro,para conhecermos as pessoas e mais ainda ,quer conhecer alguem dê poderes a elas e elas te mostraram quem realmente são.

Lucas disse...

Desde que esse governo e a câmara começou. O discurso e a prática não tem nada haver. O que não é nenhuma novidade por essas bandas daqui.

Juca disse...

Eu não consigo entender o secretário de educação se por um lado ele divulga esse texto muito bom aos professores do município, que é justamente que se defende em questão da gestão escolar, e por outro lado faz justamente ao contrário. Bem que se diz que discurso é discurso e prática é prática. Mas os professores que me desculpem vocês também são responsáveis por isso.

Anônimo disse...

Eu gostaria dar parabéns ao Demagim, Prof. Dino, Prof. Álvaro, Prof. Jorge, Profa. Marilei e Profa. Ana Lemos. Que defenderam até o final a questão da democracia em nossas escolas.

Anônimo disse...

O Moisés não responde a anônimos.Mas dá valor a qualquer boato q falam p elel. Verifique sempre meu ''QUERIDO"" ANTES DE CHAMAR A ATENÇÃO DE ALGUEM.

Anônimo disse...

Concordo com o Juca, eu sou uma profª, me sinto um caco de ver o que tão fazendo nas escolas. Mas qdo tento falar, vem porrada de todos os lados. Nossa categoria não é unida até o pessoal da oposição defende o moi´ses, pincipalmente nas escolas, poruqe estão no bem bom,carga horária reduzida, não cumprem horário integral.Se o milico não vetasse eu diria nomes.mas...não dá né milico...

Anônimo disse...

Legal Milico.Tu és pau ferro
Gostei de ver.

Anônimo disse...

Legal tou fazendo a lista é grande.Qq dia coloco ai. Aguardem