.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Programa Habitacional: Minha Casa, Minha Vida


Muitos municípios já estão aderindo ao projeto do governo federal: Minha Casa, Minha Vida.
Em Porto Alegre o cadastramento iniciou na sexta-feira, 17, e em todos os dias o movimento foi intenso, e caracterizado por uma enorme fila de interessados.
O Minha Casa, Minha Vida é um programa do governo federal, em parceria com estados, municípios, empresas e movimentos sociais que vai construir 1 milhão de novas casas e apartamentos para a população.
E em Mostardas? Já existe algum movimento? E a prefeitura?

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Cobertor Mostardeiro II


A partir de 1968 a Prefeitura Municipal de Mostardas iniciou o incentivo às atividades artesanais, construindo teares e rocas, comprando cardas e adquirindo lã do rebanho local. Os cobertores ganharam fama e caminha pelo mundo afora. Dentro de sua evolução o cobertor ganha novos desenhos e cores, e muita imaginação e dedicação das artesãs. O cobertor mostardeiro vem para encantar e aquecer a população do município e os turistas que visitam a região. As etapas de confecção do cobertor são: tosa, lavagem, carda, fiação, tecelagem e arremate. (Trabalho sobre Mostardas: Tuva Velho)

terça-feira, 28 de abril de 2009

Cobertor Mostardeiro


Cobertor Mostardeiro: a história se perdeu no tempo, mas conta-se que por volta de 1885, já encontrávamos mulheres com a profissão de tecedeiras em lã. Nos tempos da escravidão os negros usavam os trapilhos ou trapeiros confeccionados nos teares, a partir de poupas velhas dos seus senhores, cortados em tiras. No inverno misturavam a lã. (Trabalho sobre Mostardas: Tuva Velho)

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Casa de Cultura II


O prédio da Casa de Cultura foi, quando da implantação, a sede administrativa do município de Mostardas, ou seja, a prefeitura. E, antes, falta a informação correta, funcionou ali uma escola.
Segundo informações do Professor Andradino a Escola 11 de Abril possui um acervo que conta a sua história. E, provavelmente, fazendo uma pesquisa no local descobriremos o nome do Grupo Escolar que, anteriormente, estava localizado onde hoje é a Casa de Cultura.

domingo, 26 de abril de 2009

Parque Eólico

Mostardas possui grande potencialidade para abrigar um Parque Eólico. A produção de energia limpa a partir dos ventos tem sido priorizada pelo governo, constando inclusive do Programa de Aceleração do Investimento lançado pelo governo federal e conduzido pela Ministra da Casa Civil, Dilma Roussef.
Em Osório, a implantação do Parque Eólico trouxe grande desenvolvimento para o município com enorme impacto na arrecadação da Prefeitura. Mostardas tem vocação para geração de energia eólica e a construção de um Parque Eólico no município seria decisivo para o desenvolvimento de toda a região. As lideranças políticas do município devem estar atentas e priorizar esse objetivo, aproveitando o ambiente favorável propiciado pelo PAC e pelo atual governo federal.

sábado, 25 de abril de 2009

Elogio Histórico da Razão.

Elogio Histórico da Razão
Voltaire – 1775.


Fez Erasmo, no século XVI, o Elogio da Loucura. Vós me ordenais que vos faça o elogio da Razão. Essa razão, com efeito, só costuma ser festejada duzentos anos após a sua inimiga, e às vezes muito mais tarde; e existem nações onde ela ainda não foi vista.
Era tão desconhecida entre nós, que nem sequer tinha nome em nossa língua. Apodrecemos por muito tempo nessa horrível e desonrosa selvageria, da qual as Cruzadas não nos tiraram. A Razão ocultava-se num poço, com a Verdade, sua filha. Ninguém sabia onde ficava esse poço, e, se o descobrissem, ali teriam descido para degolar mãe e filha.
Depois que os turcos tomaram Constantinopla, redobrando os espantosos males da Europa, dois ou três gregos, ao fugirem, tombaram nesse poço, ou antes, nessa caverna, semimortos de cansaço, de fome e de medo.
A Razão o recebeu-os com humanidade. Receberam dela algumas instruções, em pequeno número, pois a razão não é prolixa. Obrigou-os a jurar que não revelariam o local do seu retiro. Partiram, e chegaram, depois de muito andar, aos salões reais.
Receberam-nos ali como mágicos para distrair a ociosidade dos cortesãos e das damas, no intervalo de seus encontros. Chegaram até a ser acolhidos pelo rei da França, que lhes lançou um olhar de passagem, quando ia se encontrar com sua amante. Mas eles foram mais bem compreendidos nas pequenas cidades, onde encontraram alguns burgueses que ainda tinham um pouco de senso comum.
Esse fraco clarão se extinguiu em toda a Europa, entre as guerras civis que as assolaram. Duas ou três faíscas de Razão não podiam aclarar o mundo no meio das tochas ardentes e das fogueiras que o fanatismo acendeu durante tantos anos. A Razão e sua filha ocultaram-se mais do que nunca. Enfim, há algum tempo lhes deu vontade de ir em peregrinação a Roma disfarçadas e anônimas, por medo da Inquisição. O papa reconheceu os disfarces e as beijou cordialmente. Após os cumprimentos, trataram de negócios. Logo no dia seguinte, o papa aboliu leis, diminuiu impostos de que o povo se queixava, estimulou a agricultura e as artes, fez-se estimado por todos.
Satisfeitas, as duas se despediram do papa e continuaram a viagem sem precisar de disfarces. Passaram pela Itália, pela Alemanha, pela Áustria, pela Inglaterra e pela França.
- Minha filha – dizia a Razão à Verdade -, creio que o nosso reino poderia bem começar, após tão longa prisão. Era preciso passar pelas trevas da ignorância e da Mentira antes de entrar em teu palácio de luz, de que fosse expulsa comigo durante tantos séculos. Acontecerá conosco o que aconteceu com a natureza: esteve ela coberta de um véu e toda desfigurada durante inumeráveis séculos. Afinal, chegou um Galileu, um Copérnico, um Newton, que a mostraram quase nua, fazendo os homens enamorarem-se dela. Vejo que há dez ou doze anos os europeus se vêm empenhando para pensar mais solidamente do que haviam feito durante milhares de séculos. Ousou-se pedir justiça. Ousou-se, enfim, pronunciar o nome da Tolerância.
- Pois bem, minha filha, goze destes belos dias; fiquemos por aqui, se durarem; e, se vierem tempestades, voltemos ao nosso poço.

Casa de Cultura


Casa de Cultura: construída no início do século XIX abriga acervo histórico e cultural, além da Biblioteca Municipal Mathias Velho que guarda acervo de vários autores e Sala Açoriana, com roupas e utensílios açorianos. Criada no governo de Telmo Lemos sob a lei número 634 em 18 de dezembro de 1987, e teve como seu primeiro Presidente a professora Ana Luisa N. Lemos. Tem como objetivo zelar e promover a conservação do nosso patrimônio. (Trabalho sobre Mostardas: Tuva Velho)

sexta-feira, 24 de abril de 2009

A "Independência" dos poderes

Diz a Constituição Federal que há uma independência entre os poderes. O regimento interno da Câmara de Vereadores de Mostardas diz no seu artigo 171 "que as comissões terão o prazo simultâneo de 3 dias consecutivos para emitir parecer sobre a matéria de urgência", ou seja, 3 dias para avaliar os projetos de urgência encaminhadas pelo poder executivo. O executivo, contudo, tem mandado projetos para a câmara no mesmo dia da reunião, às vezes após às 18:55, e os projetos são colocados em votação em regime de urgência, no mesmo dia. Será que no Município a independência dos poderes, como prevê a nossa constituição, está sendo desrespeitada?

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Mais sobre o Ano da França e a Yeda


Charge do Simch pescada no Tinta China - o blog da Grafar - http://grafar.blogspot.com, ilustra bem o momento vivido pela governadora.
O núcleo duro do poder tem motivos de sobra para preocupações:
- delação premiada de Lair Ferst;
- base aliada prepara o desembarque(?);
- evolução, em Brasília, das investigações sobre a morte de Marcelo Cavalcante;
- assessores próximos da governadora sob investigação ...

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Comadre Sulina


Quiosque Municipal Comadre Sulina: Gersumina Maria da Conceição nasceu em 25/08/1887. Foi professora e instrutora de artesanato em lã, dava suas aulas com muito carinho e paciência. Tirava seu sustento da venda de seus trabalhos. Era uma mulher muito católica e mantinha em sua casa um altar em que fazia suas orações diárias. Amiga da natureza e dos animais. Morreu em 24/07/1988. Em seu túmulo está escrito: “Por este século de vida, tecendo a nossa história. A homenagem do Poder Público Municipal a guardiã de nosso artesanato.” Após sua morte, sua filha dona Noca continuou seu ofício. Hoje existem aproximadamente cem artesãs no Município. O artesanato é um produto que representa a cultura e a história de um povo, alternativa ocupacional para amenizar os problemas econômicos. O quiosque está localizado no centro da cidade, local onde se compra as belíssimas e quentíssimas peças artesanais, como cobertores, mantas, blusas, meias, tapetes, etc.

(Trabalho sobre Mostardas: Tuva Velho)

terça-feira, 21 de abril de 2009

Piratini e o Ano da França


A coisa tá preta no RS. A (des)governadora, parece, não tem mais o que fazer. Hoje, às 19 horas, foi lançado no Piratini, o Ano da França no Brasil. O foguetório foi grande, e espero que os foguetes estejam na conta dos franceses, e pensei que, ainda, eram os colorados comemorando o título de domingo.
Pois é, quem não tem o que apresentar como realização de governo, se obriga a fazer um evento social. Ela poderia aproveitar a data e comemorar o dia de Tiradentes e o dia da Polícia Civil, mas os nossos policiais civis são homenageados com o pior salário de todos os estados brasileiros.
A "tia Yeda" deve estar se achando a Maria Antonieta. Imaginaram ...
Pesquei uma charge no Blog do Kayser: http://blogdokayser.blogspot.com; que tem tudo a ver com a situação.

Bem lembrado


- Tiradentes: Por que só Tiradentes foi enforcado? Segundo Sílvio Anaz:"Mestiço, pobre, falastrão, com o perfil adequado à bode expiatório, Tiradentes foi o único dos inconfidentes condenado e executado. Por ordem de D. Maria I, rainha de Portugal, ele foi enforcado e esquartejado em praça pública, em 21 de abril de 1792, para inibir qualquer novo levante contra a Coroa Portuguesa. Já os principais mentores da Inconfidência Mineira, membros das castas mais altas da época, acabaram morrendo na prisão ou exilados na África. Como o levante fracassou, Tiradentes virou líder e mártir." (retirado do blog Brisa do Sul - http://brisa-do-sul.blogspot.com)

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Um projeto cultural para Mostardas

Mostardas já possui um excelente espaço para o desenvolvimento de atividades comunitárias e culturais: o Auditório Dr. Mathias Azambuja Velho. O município poderia aproveitar melhor o espaço com o desenvolvimento de um projeto cultural estruturado. O projeto poderia, por exemplo, trabalhar a criação de oficinas de teatro e dança para os estudantes e a comunidade; uma agenda de eventos, como apresentações teatrais e musicais e, por que não, a criação de uma sala de cinema.

domingo, 19 de abril de 2009

Um brinde?


Vamos brindar?
Temos motivos?
Cuidado com a azeitona!
Lembrando que o custo do orçamento equilibrado é a precarização dos serviços públicos e arrocho no funcionalismo.
Reajuste zero = déficit zero.

sábado, 18 de abril de 2009

Em busca dos Direitos Legítimos

Em reunião realizada no dia 8 de abril passado o Demagim (Departamento Magistério Municipal) Órgão do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, realizou uma reunião dos professores municipais, ocasião em que foi deliberado o encaminhamento do pedido de providências com a maior brevidade possível, ao Senhor Prefeito Municipal, para instalação das Comissões de Avaliação da Promoção e a Comissão de Difícil Provimento, respectivamente, de que trata a Lei do Plano de Carreira do Magistério Municipal n° 2166 de 30 de maio de 2006.
Considerando que a primeira, a avaliação periódica de desempenho, se dará nos termos de lei específica, e que a caracterização e definição das unidades escolares de difícil provimento do município depende de critérios estabelecidos por Decreto do Executivo Municipal;
Considerando que já se passaram quase três anos da promulgação da Lei e ainda não foi tomada nenhuma providência para a sua regulamentação no que se refere às reivindicações acima.
Queremos que os professores, tentem contato com o Prefeito para pressionar a agilização do atendimento de nossas legítimas reivindicações.

Um abraço. Prof. Dino

Dúvidas

A discussão sobre o reajuste dos servidores municipais na Câmara de Vereadores deixou no ar as seguintes questões:
Há "inchaço" de servidores na atual administração de Mostardas?
Se há, o inchaço acontece por necessidade, pois existe "muito" serviço, ou é pagamento de compromissos de campanha?

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Educação no RS


Uma homenagem ao trabalho da secretária de educação Mariza Abreu no governo sem noção da "tia Yeda".

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Gastronomia e cobertor


Na gastronomia mostardense é destaque a carne saborosa do carneiro, por se encontrar entre o mar e a lagoa, os ventos e a salinidade aparecem no seu gosto peculiar. Encontramos também o churrasco bovino, feijão com pé de porco, língua ensopada, sarapatel, sarrabulho, feijão mexido, charque com aipim, farofa de charque ou de ovo, angu, arroz doce, papo de anjo, quindim, bom-bocado, cremes, pudins, pães, torresmo, biscoitos, licores, etc.

Destacamos, ainda, a produção do famoso cobertor mostardeiro, feito de pura lã. (Trabalho sobre Mostardas: Tuva Velho)

terça-feira, 14 de abril de 2009

Administração Municipal


A Administração Municipal deve realizar um governo de qualidade, comprometido com a maioria excluída, a justiça social, o combate a desigualdade, e a defesa intransigente de um município mais justo, mais próspero e mais feliz.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Horto? Viveiro?



Se alguém souber de mais detalhes deve postar um comentário. Mas o fato é o seguinte: com a conclusão de nossa estrada se tornou necessária uma Compensação Ambiental para atenuar a agressão ao meio ambiente.
A tal compensação seria o plantio de árvores nativas nas laterais da estrada.
Foi feito um convênio entre o DAER, a FEPAM, o IBAMA e a PREFEITURA DE MOSTARDAS, se estiver errado me corrijam.
A prefeitura entraria com a área para o viveiro de mudas, as quais seriam plantadas ao longo da estrada para minimizar o impacto ambiental.
Pergunto: que fim levou o convênio? E quais as responsabilidades dos órgãos envolvidos.
As fotos mostram o local onde seria o horto/viveiro.

domingo, 12 de abril de 2009

Vultos



Um dos primeiros povoados do Rio Grande do Sul, Mostardas é terra natal de vultos como o poeta e jornalista Possidônio Machado, nascido em 3 de março de 1878, que ficou conhecido como Marcelo Gama, foi poeta, boêmio, sonhador. Caiu de um bonde no Rio de Janeiro, partindo o crânio, em 7 de março de 1915. Domingos Menotti Garibaldi, militar que participou da unificação da Itália e era filho de Giuseppe Garibaldi e Anita.
Devemos nominar, ainda , mesmo não sendo naturais da terra: Padre Simão Moser, nasceu em 15 de outubro de 1904 no município de Thierboch, na Áustria. Sua ordenação foi em 1937, adotou a nacionalidade brasileira em 6 de julho de 1950. Chegou a Mostardas 11 de fevereiro de 1951. Dedicou sua vida a esta comunidade. Foi diretor do Hospital São Luiz, em 1958, como consta em documentos da Igreja. Conhecedor de línguas como latim, grego, e italiano. Era um apaixonado por livros e fotografias, tinha uma biblioteca de mais de 800 volumes, livros raros fazem parte deste acervo que datam, a partir, de 1793. Morreu em 10 de outubro de 1980. Em sua homenagem tem uma escola Estadual com seu nome. Cristóvão Pereira de Abreu que nasceu em 1680 (ano da fundação da Colônia do Sacramento) em Portugal. Era cavaleiro da ordem de cristo, possuindo brasão e cotas de armas. Veio moço para o Rio de Janeiro. Em 1702 o rei resolveu "por contrato" a caçada de gados e a exportação de couros pela Colônia do Sacramento, sendo monopólio arrematado por Cristóvão Pereira, mediante compromisso de pagar 70.000 cruzados à Fazenda Real. Data desse período a aliança de Cristóvão Pereira com os índios minuanos disputando com os espanhóis e missioneiros, posse de bois e cavalos que erravam na margem esquerda do rio Uruguai. Sob seu impulso, o comércio do couro cresce espetacularmente. O período áureo vai de 1726 a 1734. Aos 75 anos em 22 de novembro de 1755 findou seus dias na vila de Rio Grande que ajudara a fundar e construir. Deixou uma sesmaria onde é o Rincão do Cristóvão Pereira. (Trabalho sobre Mostardas: Tuva Velho)

sábado, 11 de abril de 2009

Agenda positiva


Busquei no Blog do Kayser e achei muito pertinente ao momento que vivenciamos no âmbito estadual.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

A Educação em Pauta

Por iniciativa do Departamento do Magistério Municipal, órgão do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, os professores da rede municipal se reuniram na sede do Sindicato para debaterem temas relacionados ao seu Plano de Carreira e analisar as recentes medidas tomadas pelo governo Municipal sobre o regime de trabalho dos professores.
No primeiro caso, os professores reivindicam a instalação das Comissões de Avaliação do Desempenho e a do Difícil Provimento respectivamente, uma vez que a Lei Municipal do Plano de Carreira n° 2166 é de 30 de maio de 2006, portanto, já se passaram quase três anos e nada foi feito.
Sobre o Regime de Trabalho dos professores, a Legislação determina que os professores com atuação na educação infantil e no ensino fundamental, com 20 horas semanais, 20% dessa carga horária, ficam preservada para horas atividades e que as horas atividades são destinadas para estudos, planejamento e avaliação do trabalho didático, bem como ao atendimento de reuniões pedagógicas e na colaboração com a administração da escola.
É importante destacar que a Lei de Diretrizes e Base da Educação determina que a hora-aula é de sessenta minutos podendo ser reduzida para que seja reservado um tempo para a recreação dos alunos que também faz parte do processo educativo, com isso, as escolas de modo geral, adotam 50 minutos para hora-aula e os minutos restantes, para atividades lúdicas.
Ocorre que no nosso Município foi estabelecida a hora-aula de 45 minutos um intervalo de 35 minutos para a merenda e recreação, com isso, sendo ministrado 5 períodos no turno de 4 horas.
O Governo Municipal considera que, com isso, os professores deverão ministrar mais duas aulas por semana, passando de 16 horas-aula para 18. Foi então que, a partir do início de março, os professores com cargos de 20 horas, passaram a ministrar 18 horas semanais. Tal medida vem trazendo preocupações para os professores por considerar que pode ser irregular. Diante disso, o Departamento solicitou à Assessoria Jurídica do Sindicato, parecer sobre o assunto. A Assessoria Jurídica ainda não se pronunciou. Continuamos no aguardo. Até a próxima!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

BAILE DE PÁSCOA


O 3º ano da manhã da E. E. de Ensino Médio Padre Simão Moser estará promovendo o

"Grande Baile de Páscoa" com a CIA SHOW 4.
LOCAL: Sol Nascente
DIA: 11/04 às 24:oohs
INGRESSOS: Cia & Jeans e Lotérica
ATENÇÃO: Antecipados R$ 10,00 e no local R$ 15,00
PARTICIPEM
(Foto: Vitorino "Milico" Mesquita)

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Sobre a Cooperativa



Ainda sobre a Cooperativa:

- O importante é a qualidade de vida e o respeito à população.

- O problema existe e deve ser resolvido.

- As pessoas não podem viver encerradas em suas casas com portas e janelas fechadas.

- As demandas devem ser resolvidas através da organização da sociedade e dos movimentos sociais.

- Temos, muitas vezes, de ser propositivos em vez de, apenas, elencar os problemas e culpar "a", "b" ou "c".

- O positivo na presente questão é que as pessoas se organizaram e elaboraram um abaixo assinado para ser entregue na Secretaria de Saúde, esperamos que sua titular encaminhe ao prefeito, e ele ao Ministério Público.

- O ideal seria entregar uma cópia na Saúde e o original ao Promotor.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Religiosidade



A religiosidade da população mostardense está marcada por diversos tipos de manifestações e festas: Os Ternos de Reis, festejo de origem portuguesa ligado a comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil nos primórdios da formação da identidade cultural; os Ensaios de Promessa, que são cantados durante a noite toda em atendimento a uma graça alcançada; a Festa do Divino Espírito Santo: herança ibérica trazida pelos açorianos. Festa que lembra a promessa feita pela rainha Izabel ao Espírito Santo para que os exércitos Cristãos derrotassem os Mouros e os mesmos se convertessem ao cristianismo. Tempos atrás eram feitas no sábado da véspera da festa, as cavalhadas, que lembram a batalha final entre os Cristãos e Mouros. Tem também suas procissões e bandeiras que circulam pelo interior do município e sede, angariando esmolas para o santo; festa de São Luiz Rei, padroeiro de Mostardas que acontece em agosto. (Trabalho sobre Mostardas: Tuva Velho)

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Poeira da Cooperativa prejudica saúde da População



Já está mais do que na hora do Ministério Público e as autoridades competentes tomarem uma atitude para fazer a Cooperativa Agrícola Mostardense resolver o problema da poeira liberada no ar por sua atividade. Além de causar grande sujeira nas casas da proximidade a poluição tem causado vários problemas de saúde, afetando especialmente as crianças com doenças respiratórias. Não se trata de inviabilizar o funcionamento da empresa, apenas de tomar medidas para resolver o problema, como a colocação de filtros ou equipamentos adequados, respeitando a saúde da população de Mostardas.

Influências

A vinda de escravos africanos à localidade(Mostardas), e também a influência do índio, são fatos que conferem características sócio-culturais singulares ao nosso município. As duas influências, açoriana e africana, constituem as duas raízes culturais que dá identidade a população local, o que pode ser verificado na arquitetura do casario do centro da cidade, nas ruas estreitas, na gastronomia, nas práticas culturais e religiosas, como também através da existência de comunidades quilombolas no município. (Trabalho sobre Mostardas: Tuva Velho)

domingo, 5 de abril de 2009

Ligação São José do Norte - Rio Grande

Com a conclusão da RST 101, a construção de uma travessia por túnel ou ponte é o ponto que falta para o rápido desenvolvimento regional. Essa obra é importante não só para Mostardas, Tavares e São José do Norte mas também fundamental para o Brasil que precisa melhorar a sua infraestrutura de transportes e facilitar as exportações pelo Porto de Rio Grande.
O projeto de desenvolvimento e os investimentos planejados pelo atual governo indicam o atendimento dessa demanda. A população da região tem que apoiar os governos comprometidos com essa política.

Efeitos da conclusão da RST 101


A conclusão da RST 101 pelo governo federal entre Tavares e São José do Norte teve seus reflexos sentidos não só no movimento da Estrada mas também pelo comerciantes de Mostardas e Tavares. Nota-se aos poucos o crescimento de visitantes no comércio e nas ruas das cidades. Fala-se que o movimento na estrada já teria triplicado ao menos. Depois de muitos anos de abandono finalmente o governo federal priorizou a região concluindo a RST 101 e apostando na duplicação da BR 101, que também facilitará o transporte entre o norte do país e Rio Grande.

Animais de rua


O pessoal continua reclamando da quantidade de animais soltos nas ruas: cães e gatos.

O ideal seria a criação de um Núcleo dentro da Vigilância em Saúde para tratar e castrar os animais, que depois podem ficar à disposição para serem adotados.

É uma solução que tende, no médio prazo, a resolver o problema ocasionado por dezenas de animais sem dono que circulam pelas ruas da cidade.

Seria interessante, também, uma série de palestras sobre posse responsável.

sábado, 4 de abril de 2009

Incêndio




Não é uma notícia boa mas vamos postar.


Incêndio em Mostardas, hoje à tarde.

Afastamento


O presidente do Hospital São Luiz pediu afastamento definitivo.

Em tese, os obstáculos foram removidos e, assim, os repasses da prefeitura voltarão a ser feitos, a comunidade agradece os donativos.

Aliás, para demonstrar boa vontade e interesse público todos os partidos políticos existentes em Mostardas poderiam demandar aos seus deputados federais, via emenda, auxílio a nossa instituição hospitalar beneficiente.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Controle Social


Visando fazer um trabalho de participação da sociedade civil, recebemos em Mostardas o Sr. Gustavo de Mello, coordenador da FUNASA (Fundo Nacional de Saúde) que foi na Escola de Ensino Médio explicar que o município receberá uma Estação de Tratamento de Esgoto do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) de 5 milhões de reais do Governo Federal. Gustavo destacou em suas falas a importância das pessoas no controle social (fiscalização), sendo uma obra que vai melhorar a vida das pessoas, pois pela lei 11.445 de 2007 o Governo Federal diz que: Saneamento é cuidar da água, tratar esgoto, recolher resíduos sólidos e líquidos (lixo) e drenagem das chuvas. Cada município deve ter um plano municipal para cuidar destas questões e esse plano deve ter a participação das pessoas.

Açores



Em 1763 chegaram os primeiros açorianos, marcando os costumes e a cultura dos mostardenses. O que caracteriza uma cidade açoriana são as ruas estreitas e compridas com casas geminadas e sem pátio na frente, sempre junto às calçadas.
A população possui origem na colonização açoriana do século XVII, que vieram das ilhas Faial e São Miguel para o Brasil porque havia superpopulação no Arquipélago dos Açores, e no Brasil havia abundância de terras. Açores são pássaros que viviam em grande quantidade nestas ilhas quando foram colonizadas pelos portugueses em 1432, por isto estas ilhas receberam o nome de açores. (Fonte: Trabalho sobre Mostardas, Tuva Velho)

Beba água com o estômago vazio.


Hoje é muito popular no Japão beber água imediatamente após levantar, na parte da manhã. Além disso, a evidência científica tem demonstrado estes valores.
Abaixo divulgamos uma descrição da utilização da água para os nossos leitores.
Para idosos com doenças graves e doenças em tratamento médico, a água tem sido muito bem sucedido. Para a sociedade médica japonesa, uma cura de até 100% para as seguintes doenças:
Dores de cabeça, corpo ferido, problemas cardíacos, artrite, taquicardia, epilepsia, excesso de gordura, bronquite, asma, tuberculose, meningite, aparelho urinário e doenças renais, vômitos, gastrite, diarréia, diabetes, hemorróidas, todas as doenças oculares, obstipação (Prisão de ventre), útero, câncer e distúrbios menstruais, doenças de ouvido, nariz e garganta.
MÉTODO DE TRATAMENTO:
1. Na parte da manhã e antes de escovar os dentes, beber 4 x 160ml copos de água.
2. Lavar e limpar a boca, mas não comer ou beber nada durante 45 minutos.
3. Após 45 minutos, você pode comer e beber normalmente.
4. Após os 15 minutos do lanche, almoço e jantar não se devem comer ou beber nada durante 2 horas. 5. Pessoas idosas ou doentes que não podem beber 4 copos de água. No início, podem começar por tomar um copo de água e aumentar gradualmente a quantidade para 4 copos por dia.
6. O método de tratamento cura doenças e outros podem desfrutar de uma vida mais saudável. A lista que se segue apresenta o número de dias que requer tratamento para curar / controle / reduzir as principais doenças:
1. Pressão Alta - 30 dias
2. Gastrite - 10 dias
3. Diabetes - 30 dias
4. Obstipação - 10 dias
5. Câncer - 180 dias
6. Tuberculose - 90 dias
7. Os doentes com artrite devem continuar o tratamento para apenas 3 dias na primeira semana e, desde a segunda semana, diariamente.
Este método de tratamento não tem efeitos secundários. No entanto, no início do tratamento terá de urinar frequentemente.
É melhor, se continuarmos com o tratamento, porque este procedimento funciona como uma rotina de nossas vidas. Beber água é saudável e dá energia.
Isto faz sentido: o chinês e o japonês bebem líquido quente com as refeições, e não água fria. Talvez tenha chegado o momento de mudar seus hábitos de água potável para água quente, enquanto se come. Nada a perder, tudo a ganhar!
Para quem gosta de beber água fria, esta secção aplica-se a eles.
É bom beber um copo de água fria ou uma bebida fria após a refeição, porém, a água fria ou bebida fria solidifica o alimento gorduroso que você acabou de comer. Isso retarda a digestão. Uma vez que essa 'mistura' reage com o ácido digestivo, ela reparte-se e é absorvida mais rapidamente do que o alimento sólido para o trato gastrintestinal. Isto danifica o intestino. Muito em breve, isso vai se transformar em gordura e pode nos levar ao câncer. É melhor tomar uma sopa quente ou água quente após cada refeição.
Nota muito grave - perigoso para o coração: As mulheres devem saber que nem todos os sintomas de ataques cardíacos vão ser uma dor no braço esquerdo.
Esteja atento para uma intensa dor na linha da mandíbula. Você pode nunca ter primeiro uma dor no peito durante um ataque cardíaco. Náuseas e sudorese intensa são sintomas muito comuns. 60% das pessoas têm ataques cardíacos enquanto dormem e não conseguem despertar. Uma dor no maxilar pode despertar de um sono profundo. Sejamos cuidadosos e estejamos vigilantes. Quanto mais se sabe, maior chance de sobrevivência.
Um cardiologista diz que se todos que receberem esta mensagem, enviá-la a pelo menos uma das pessoas que conhece, pode ter a certeza de que, pelo menos, poderá salvar uma vida. Ser um verdadeiro amigo é enviar este artigo para todos os seus amigos e conhecidos.
Acabei de fazer isso!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Recursos em educação


As bases para o desenvolvimento econômico e social de um município começam a ser plantadas com os investimentos em educação.

E os avanços obtidos na qualidade da educação pública municipal têm como um de seus componentes os investimentos em infra-estrutura.

MOMENTO DE MOBILIZAÇÃO

Os professores da Rede Municipal, sócios e não sócios do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mostardas, foram convocados pelo Departamento do Magistério Municipal de Mostardas, órgão do Sindicato, para uma reunião na sede do Sindicato, marcada para o dia 8 de abril, quarta-feira, às 18h:30 m. O Encontro tem a finalidade de analisar as medidas recentes tomadas pela Secretaria Municipal de Educação e buscar agilizar a aplicação da Lei do Plano de Carreira do Magistéiro no que diz respeito a Avaliação dos professores e a questão do Difícil Acesso previstas na Lei, que foi aprovada e promulgada em 2006 e até agora não foi tomada nehuma providência para a sua regulamentação.
Esperamos o comparecimento em massa dos professores para participar dos debates e deliberações que deverão serem tomadas.
Até lá! Um abraço a todos.

Representantes


A comunidade deve acompanhar a vida política no município para selecionar melhor os seus representantes.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Licenciamento ambiental







Notícia do Jornal Zero Hora 01/04/09

PREFEITURA DE MOSTARDAS É AUTUADA PELA FEPAM

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) autuou ontem a prefeitura de Mostardas, no Litoral Norte. O município vendia terrenos no Balneário São Simão sem licenciamento ambiental. Além disso, um dos lotes vendidos encontra-se numa região de dunas, considerada área de preservação permanente.

A Fepam estabeleceu prazo de 120 dias para que a prefeitura inicie o processo de licenciamento das áreas do loteamento, onde não há dunas. A multa é superior a R$ 25,4 mil. O comprador do terreno, que construiu uma casa sobre os cômoros de areia, será autuado. A multa prevista é de R$ 2 mil. Ele terá de demolir a casa.

Contraponto:

O que diz o prefeito de Mostardas, Marne Vitorino (PP)

Vitorino mandou suspender a comercialização do loteamento neste mês. Ele garante que a venda em local de dunas não ocorreu em 2009, quando assumiu o município. Vitorino argumenta que as vendas no balneário estavam ocorrendo ainda na década de 1980, quando sequer se falava em licenciamento ambiental. Agora, o prefeito pretende providenciar a regularização das praias junto à FEPAM.

Ao redor

"A idiotice nos rodeia. Eu mesmo tenho medo de virar um idiota." (Chico Buarque)