.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Bem lembrado


- Tiradentes: Por que só Tiradentes foi enforcado? Segundo Sílvio Anaz:"Mestiço, pobre, falastrão, com o perfil adequado à bode expiatório, Tiradentes foi o único dos inconfidentes condenado e executado. Por ordem de D. Maria I, rainha de Portugal, ele foi enforcado e esquartejado em praça pública, em 21 de abril de 1792, para inibir qualquer novo levante contra a Coroa Portuguesa. Já os principais mentores da Inconfidência Mineira, membros das castas mais altas da época, acabaram morrendo na prisão ou exilados na África. Como o levante fracassou, Tiradentes virou líder e mártir." (retirado do blog Brisa do Sul - http://brisa-do-sul.blogspot.com)

4 comentários:

Anônimo disse...

Passados mais de 300 anos, algumas coisas ainda não mudaram no Brasil: só os pobres são punidos pelo nosso sistema judicial.

Anônimo disse...

O "estranho" é que sempre uma pessoa da classe social tem que pagar.

Anônimo disse...

ERRO. uma pessoa da mesma classe social.

Anônimo disse...

Mas há um detalhe, que muitos esquecem, ou simplesmente não sabem, porém é histórico: Tiradentes nunca negou que era o líder do levante, por mais que não o fosse de fato. Ele tomou para si toda a responsabilidade e nem sobe tortura negou seus ideais. Se isso não é heroísmo o que seria então?