.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Açores



Em 1763 chegaram os primeiros açorianos, marcando os costumes e a cultura dos mostardenses. O que caracteriza uma cidade açoriana são as ruas estreitas e compridas com casas geminadas e sem pátio na frente, sempre junto às calçadas.
A população possui origem na colonização açoriana do século XVII, que vieram das ilhas Faial e São Miguel para o Brasil porque havia superpopulação no Arquipélago dos Açores, e no Brasil havia abundância de terras. Açores são pássaros que viviam em grande quantidade nestas ilhas quando foram colonizadas pelos portugueses em 1432, por isto estas ilhas receberam o nome de açores. (Fonte: Trabalho sobre Mostardas, Tuva Velho)

Um comentário:

Marisa Guedes disse...

Em visita aos Açores em 2005 assistimos várias palestras sobre o nome de se deu ao arquipélago, mas porque foram chamadas de Ilhas Açorianas? A tese de que existiam pássaros com este nome, hoje já é contestada por alguns historiadores. Vejamos as versões:
1) Navegadores ao chegarem avistaram muitas aves chamadas Açores, mas hoje não existe nenhuma. Ou sumiram ou os navegadores confundiram com outra ave, provavelmente milhafres, mas eles conheciam muito bem as aves marinhas.
2) Um tipo de ordem religiosa chamada Santa Maria dos Açores, que ficava próxima de Belmonte, cidade de Gonçalo Velho Cabral, a qual foi atribuída a capitania do arquipélago. D. Isabel filha de D. João I, amiga e colaboradora de Gonçalo Velho Cabral era devota de Santa Maria doa Açores, por essa razão o Velho Cabral poderia ter atribuído esse nome em homenagem a D. Isabel.
3) Seria o fato de que os primeiros povoadores, serem originários de uma localidade de Portugal continental, denominada precisamente, Açores.
4) Seria uma corruptela da palavra Italiana “AZZURR” (Azul), para as Ilhas Azuis, que já teriam na época medieval séc. XIV sido descobertas.¹ (fonte: Museu Ilha Bela – Açores).

De qualquer forma foram estes ilhéus que determinaram o modo se ser e viver dos mostardeiros.

Marisa Guedes