.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

E agora? Para onde iremos?


E agora? Para onde iremos?
Os professores, através do DEMAGIM, vêm gestionando junto ao governo desde os meses finais de 2008. providências sobre vários eventos em prol da Educação de Mostardas, que passa também por melhores condições de trabalho dos professores.

Encaminhamos ao governo, pedido para que tomasse providências na regulamentação da Lei Municipal nº2166 de junho de 2006, que trata do Plano de Carreira do Magistério, que até hoje não foi regulamentada e desde então, os professores não estão sendo avaliados. Tivemos várias audiências com a secretária de Educação e com o Senhor Prefeito Municipal e até agora não foi feito nada.

Desde o início do ano letivo, o governo municipal andou manifestando sua contrariedade com as eleições de diretores das escolas municipais. Preocupados com o desfecho que isso poderia acarretar, fizemos (DEMAGIM) várias tentativas de reverter a posição do governo sobre a questão. Nas audiências em que debatíamos o assunto, o governo se mostrava indeciso, mas parecendo inclinado a manter o exercício democrático na escolha dos diretores. Porém, argumentava que a Lei 1321 de outubro de 98, que estabelece a eleição de diretores precisaria ser atualizada. Que precisaria ser re-analisada e que para isso, entendia que deveria adiar a eleição para o final do ano, com isso termos tempo para que fosse melhor discutida e analisada. Nós concordamos que o propósito do prefeito merecia nosso crédito pois também entendíamos que era necessário um tempo maior para examinar melhor os meandros da referida Lei. Nós confiamos na Secretária e no Prefeito, demos créditos as suas palavras. Para a nossa decepção, enviaram à Câmara o pedido de revogação de Lei sem ao menos nos comunicar da decisão. Ficamos sabendo dessa fatídica medida, por outras pessoas.

Até agora, estávamos dispostos a colaborar com a construção da gestão democrática de forma plena. Colocamos-nos a disposição para colaborar voluntariamente para que as coisas ocorressem de forma exitosa. Mas pelo nosso esforço na tentativa de contribuir para o aperfeiçoamento da educação no nosso Município, recebemos o engano, e a indiferença por parte do prefeito e por parte da Secretária.

De todas as experiências, por mais frustrantes que for, devemos tirar lições para que não venhamos a incorrer em novo erro. O DEMAGIM tem compromisso com a Educação e com a Democracia. Portanto, não abriremos mãos desses dois bens tão preciosos. Vamos lutar com todas as nossas forças para que valores tão significantes se tornem os protagonista do processo de aperfeiçoamento da Comunidade Mostardense.
Até a próxima.

26 comentários:

Anônimo disse...

Professor Andradino, você como representante do DEMAGIM deve já tr procurado os Vereadores, o Presidente da Câmara, o que o Senhor sentiu na posição deles até o momento?

Andradino Oliveira disse...

Nos últimos dias tentei por contato com o presidente, mas não tive retorno. Há mais tempo havia conversado com ele sobre a nossa preocupação, ele se mostrou muito favorável a nossa causa assim como se fosse conversar com o prefeito na defesa de nossa causa. Mas agora, com silência, não atendendo o telefone, estou sentido-o enigmático.

Adriana disse...

E a secretaria da educação não abriu o diálogo sobre essas questões em nenhum momento? Tudo foi feito de cima para baixo, em gabinetes fechados, sem consultar ninguém?

Prof. Dino disse...

Até a última semana, vínhamos conversando sobre o assunto, onde a secretária se mostrava flexível, por isso, entendi que houve deslealdade, pois as medidas foram tomadas sem que ao menos nos disses: - professor, não aceitamos as propostas de vocês e vamos pedir a revogação da Lei. Mas nada disso aconteceu. e o que me chama a atenção que silenciaram. Não mais fomos procurados.

Anônimo disse...

Tá marcada alguma mobilização ou manifestação da comunidade escolar sobre o projeto?

Anônimo disse...

Parem com esse papinho de consulta a comunidade.... a comunidade é consultada na eleição.

Anônimo disse...

A comunidade é consultada para as eleições até para presidente da república e dai para diretores não pode escolher parece um contracenso daqueles que governam o municipio.O que chama mais atenção é a secretária de educação que não tá nem ai.

Anônimo disse...

É bom lembrar ao governo e vereadores que eles foram eleitos por nós povo e que são pagos com o nosso dinheiro e os secretários também,portanto devem respeitar a nossa vontade que queremos escolher os nossos diretores.
Funcionario que não corresponde as expectativas do patrão são demitidos.Pensem nisso!!!

Anônimo disse...

Serve a mesma coisa para os diretores, uqem não é bom pode ser demitido, pensem nisso!!!

Anônimo disse...

Andradino, estranho a sua resposta acima, pois participante do blog que sou, ao ler sua resposta referente ao Pedone, decidi ligar para ele e perguntar sobre o porque não estava querendo atender suas ligações. Segundo ele, o telefone está sempre ligado e não recebeu nenhuma ligação sua. Ele também confirmou que vocês haviam conversado num almoço sobre essa questão e ele me disse que não tem opinião formada, está analisando ainda toda situação. Ele me disse que terá o maior prazer em conversar com o senhor, seja por telefone ou pessoalmente, basta procurá-lo.
Espero ter contribuído com esse contato que fiz.
abraço

Anônimo disse...

Vai ver que o professor Andradino virou político. Fala uma coisa e faz outra. Interessante a estratégia talvés assim ele consiga se comunicar com os que estão na administração minicipal.

Anônimo disse...

O anônimo se refere que o diretor que não for bom pode ser demitido e pode sim tanto quanto aos politicos eleitos,talvez numa próxima vez não sejam reeleitos.
Quem tem que dizer isto é o povo em uma eleição transparente e não com uma ditadura.
Se os politicos não forem competentes tem que aguentar quatro anos e os diretores é só dois anos.

JORGE AMARO disse...

A gestão democrática é um princípio do Estado nas políticas educacionais que espelha o próprio Estado Democrático de Direito e nele se espelha, postulando a presença dos cidadãos no processo e no produto de políticas dos governos. Os cidadãos querem mais do que ser executores de políticas, querem ser ouvidos e ter presença em arenas públicas de elaboração e nos momentos de tomada de decisão. Trata-se de democratizar a própria democracia. Tal é o caso dos múltiplos Conselhos hoje existentes no âmbito de controle e fiscalização de recursos obrigatórios para a educação escolar, da merenda e de outros assuntos. Tal é o caso também dos orçamentos participativos em diversos municípios do país. É neste sentido que a gestão democrática é um princípio constituinte dos Conselhos intra-escolares como os Colegiados, o Conselho da Escola, os Conselhos dos Professores e outras formas colegiadas de atuação.

Prof. Dino disse...

Apenas para esclarecer: Fique sabendo que o pedido do governo para a revogação de Lei em questão, na sxta feira às + ou - 19 horas, por terceiros. Depois fiquei sabendo que o pedido havia entrada na Secretaria, na sexta feira pela manhã. Na segunda feira, recebi o comunicado da câmara informando do projeto. Nesta caso, o Presidente atendeu o nosso pedido em nos comunicar (DEMAGIM), sempre que entrasse algum projeto de lei que dissesse respeito a educação ou ao Magistéiro. No sábado pela manhã, posterior à sexta feira em que fiquei sabendo,Telefonei para a Secretária, ela me respondeu que fora decisão do prefeito. Liguei para o telefne Cel do Prefeito, chamou, não atendeu, liguei para o telefone do Presidente, este chamou, não atendeu. Tentei novamente, chamou não atendeu.
Imaginam vocês, depois de termos várias audiências com o Prefeito, outras tantas com a Secretária, na tentativa de colobarar na tentativa de demonstrar o quanto a experiência democrática é determinante para o verdadeiro amadurecimento cultural de um povo, tenho este tipo de tratamento, sendo inclusive representante do órgão dos professores (DEMAGIM), portanto foi o tratamento reservado aos professores através do seu órgão de representação que o Departamento do Magistéiro Municipal (DEMAGIM. Se precisar mais alguns esclarecimentos, estou a disposição.

Anônimo disse...

Prof. Andradino,acho que tiveste como sempre, uma postura corretíssima e de bom censo cumpriste o que havia estabelecido com o governo municipal.
Todos que acompanham o blog puderam notar do teu interesse a tua compreensão em encontrar o melhor caminho para eleições de diretores.
Meu amigo tu não tens que dar esclarecimentos,quem tem que dar explicações é QUEM não cumpriu com o acordo estabelecido e este é o prefeito e a secretária de educação.

Anônimo disse...

mas acho melhor o senhor, Andradino, procurar pessoalmente no mínimo os Vereadores e o Presidente da Câmara principalmente, já que o voto de decisão será o dele.

Prof. Dino disse...

Em resposta ao último anônimo, entendo que pelo fato de estarmos defendendo um bem tão nobre como a prática democrática como num dos detalhes do processo educativo,- que é a eleição dos diretores,- o que oportuniza que também as crianças e adolescentes sintam a importância da participação nas decisõres e o quanto isso nos impóe ser responsáveis, considero que os vereadores, sendo eleitos pela comunidade, tenha a dignidade de não cercear uma prática tão salutar que é a participação, pois é na ação que aprendemos a ser responsáveis.
Por outro lato o livre arbítrio, defendido pelo maior filósfo da Igreja, Santo Tomar de Aquino, também é direito dos nossos vereadores, entre os quais, tenho ex-alunos que conhecem a minha mensagem de que,só a participação era responsabilidade, porque, se não permitimos que, desde cedo, participem, como poderao serem responsáveis?
Portanto, se desejarem conversar,nós do DEMAGIM estareimos sempre a disposição.
Até.

Anônimo disse...

O projeto de lei para revogar a da lei da gestão democrática nas escolas não foi votada até agora,com isto deve ficar na casa.
Será que os vereadores compreenderam que ela é importante para todo processo escolar,ou será que é para cansar os professores até não irem mais as reuniões?

Anônimo disse...

Se não é o Demagim ficariamos completamente desamparados pois não temos nenhum vereador professor ou com experiência em sala de aula o que é uma lástima.
A secretária de educação muito menos ,parece que está ali por estar ,nem pra justificar o salário toma alguma decisão fica sempre em cima do muro.
É interessante saber o quanto ela já gastou de diaria pois tá sempre viajando .

Anônimo disse...

E ai Milico, vai deixar descambar denovo??? Te informa, tu já pagou muito vale, teu blog perdeu credibilidade por causa dos ataques pessoais, não acredito que tu vai deixar isso acontecer outra vez.

Anônimo disse...

Que injustiça meu amigo, não ve que ela esta se aperfeiçoando para melhorar a educação no municipio. Só não sei se ela esta entendendo alguma coisa.

Anônimo disse...

anônimo, já tivemos professores como Vereador e não conseguiram uma reeleição, isso é prova de?????

Anônimo disse...

O blog não descambou como cita o anônimo,aqui é o lugar de colocarmos as nossas opiniões e o que foi dito não ofende muito menos ataca.Por acaso ela defende o magistério defende a comunidade escolar?
Qual o foi a posição dela referente a eleição?Ela disse estou em cima do muro,vou passar a bola para o prefeito.
Quanto a diárias deve se explicar, é o nosso dinheiro .
Por acaso é mentira que ao menos duas vezes por semana ela viaja?
Já participou até de curso de licençiamento ambiental em Osório e isto não compete a secretária de educação.
Todos assuntos abordados nesta coluna dizem respeito a educação e principalmente a quem deveria conduzir para uma qualidade maior do ensino.
E COMEÇA-SE MUDANDO PELO EXEMPLO.

Unknown disse...

Só sei que espero ganhar o dificíl provimento... Rodo 3 horas por dia, dentro de um ônibus e ganho o mesmo salário dos professores que dão aula na sede.

Anônimo disse...

Dificil provimento é quanto a periculosidade do local onde a gente trabalha.Voces devem reenvidicar o dificil acesso pela distância percorrida até o local de trabalho.Dá uma olhada no plano de carreira do magistério ou pergunta para Mariangela,pois o plano em vigor ela elaborou quando esteve na secretaria.

Anônimo disse...

Fala-se tanto nas coisas importantes para educação municipal e não conseguimos ver a figura da Secretária Dinah a frente de assuntos tão importantes. Talves muitos problemas não existissem se tivéssemos um Secretariado mais Tecnico e Competente.