.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

A arte do equilibrismo

Colaboração enviada por nosso leitor Matheus Brum



Ainda muito criança, descobri não ter vocação pra caminhar sobre os muros desta vida. Foi caindo e ralando as canelas que vi os perigos da arte do equilíbrio. Não falo aqui em equilíbrio emocional, até por que sou homem de choro tão fácil quanto o sorriso.

Entendo que os muros estão onde estão para serem divisores, delimitadores, e que devemos estar de um lado ou de outro. Podemos sim utilizar as passagens, as portas e passarmos de um lado ao outro do muro, mas sempre através destas “portas”.

Acho muito interessante sabermos o que tem do outro lado do muro, e podemos saber, talvez, até através de uma espiadinha mui rápida. Quando estamos caminhando sobre os muros não estamos nem lá, nem cá. Não se sabe se vamos ou se voltamos. Ficar ali em cima é arriscado, até mesmo o vento pode nos derrubar.

Não tenho constrangimento algum de bater às portas e perguntar como é o outro lado do muro. Não me entendam mal. Parece que virou moda estar em cima do muro. Vejo, cada vez mais, as pessoas tentando adotar posições em que não corram riscos de divergir das outras pessoas. Quando discordamos de outras pessoas, por exemplo, somos taxados de complicadores, de abobados e, na maioria das vezes, nem escutam nossa posição sobre o assunto para criticarem. Começa aí a se desenvolver nas pessoas o medo de discordar. Algumas carregam este medo por toda sua vida. Outras aprendem a pensar, antes de aceitar qualquer informação. Muito cuidado com o que tentam lhe informar. Nem sempre pode ser uma verdade absoluta.

Tenho muito medo de caminhar sobre os muros da vida. Sei que não tenho esta vocação. Admiro quem a tem.

4 comentários:

Anônimo disse...

Realmente Mateus caminhar em cima de muros é abalidade daqueles que tem equilíbrio!!!

Anônimo disse...

Será que é bom estar em cima do muro, eu acho perigoso cair para onde o vento está soprando.

Anônimo disse...

Ficar em cima do muro jamais!

Anônimo disse...

Concordo que cada um deve escolher o lado do muro que quer estár,jamais em cima do muro.
Mas isto não significa que o lado que escolhemos seja completamente o certo e que o outro lado é todo errado é necessário termos discernimento e bom censo.
A regra principal para podermos conviver com os dois lados é acima de tudo o respeito pela opção que é feita pelas pessoas.
Não é porque se não concordam comigo são contra mim , ai isto é radicalismo, e principalmente em partidos politicos que hoje estão coligados com um amanhã conforme os interesses com outro.
Enfim ,se o respeito for mantido poderemos conviver cada um com sua convicção formando assim uma comunidade.