.

sábado, 29 de agosto de 2009

Jorge Amaro, um grande mostardense


Desde dia 02 de dezembro, Jorge Amaro, nascido em Mostardas, ex-chefe de gabinete do vice-prefeito de Viamão, está atuando na Assessoria Técnica da FADERS, entidade que articula e desenvolve políticas públicas para pessoas com deficiência e altas habilidades no estado. Para quem não sabe, ele começou como estagiário em Viamão, no ano de 1999, no Departamento de Meio Ambiente, sendo no ano seguinte nomeado Assessor Especial. Ajudou na discussão e implementação do Conselho e Fundo do Meio Ambiente, e foi um dos organizadores da primeira Semana do Meio Ambiente de Viamão. Também realizou o plantio de mais de mil mudas de árvores na cidade, tendo, inclusive, mapeado e acompanhado o desenvolvimento de todas elas. Outra experiência importante que teve foi na Direção da Limpeza Urbana, onde ajudou em projetos importantes como na Colete Seletiva e no Programa Integrado para Recuperação de Áreas Degradadas. Foi nesta época que se implantou os Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos Secos nas escolas e a Educação Ambiental no Departamento. Após deu uma pausa na prefeitura, atuando como Instrutor Técnico da FADERS. Lá desenvolveu projetos pioneiros de educação ambiental e inclusão social. Já em 2005 retornou a Viamão, a convite do vice-prefeito Serginho Kumpfer. Esteve presente em importantes espaços democráticos, como Plano Diretor, Plano de Educação e Conselho da Pessoa com Deficiência. Sua relação é com os movimentos sociais, indígenas, quilombolas e ambientalistas. Ajudou governos nesta relação de base. Em Alvorada, ajudou a organizar e implantar o setor de Fiscalização Ambiental. Jorge Amaro, que é Técnico Agrícola, graduado em Ciências Biológicas no IPA, coordena o Grupo Maricá, ONG ambientalista de Viamão e preside o Conselho Viamonense do Meio Ambiente.
Nós de Viamão, temos orgulho deste Mostardense convicto. Em todos espaços que atua, sempre trás suas referências pessoais de Mostardas.
Alfredo Debom.
Educador - Viamão/RS.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bacana este blog e esta matéria. Parabéns a Mostardas por este belo rapaz. Trabalhei com ele no departamento de Limpeza Urbana de Viamão, quando ele, de forma pioneira, criou a Coleta Seletiva aqui. Isso em 2001. Ele está sempre tendo idéias inovadoras.
Claudio Silva da Costa

JORGE AMARO disse...

Vitorino e demais colaboradores do blog. Primeiro, obrigado por abrirem espaço para meus ensaios e textos... Segundo, tenho divulgado este espaço em minhas relações e muita gente tem acessado e os comentários são os melhores possíveis. Fiquei feliz com esta homenagem que veio de um grande amigo... Sinal que estão valorizando o blog. Sucesso!!!

JORGE AMARO disse...

Quem acredita em mundo melhor deve simplesmente enxergar em cada espaço uma oportunidade de crescimento...