.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Dificuldade de interpretação e leitura ...


Numa conversa com amigos e em meio a queixas deles sobre como as pessoas tem dificuldade para entender e interpretar as notícias, indiquei para leitura o livro: "Um Inimigo do Povo", de Henrik Ibsen. Ele aborda um assunto muito em voga: o papel da imprensa. Na obra vemos como a imprensa foge do compromisso de relatar os fatos de forma imparcial, que eles são partidários e preocupam-se com o seu lucro, mudando de lado sempre que conveniente.
A peça é uma obra-prima sobre as contradições humanas e a falência do indivíduo diante da unanimidade. Mesmo diante da vontade de praticar o bem comum, o personagem entra em choque com os interesses mesquinhos da cidade. Vítima da maioria e da unanimidade, o homem que queria salvar a cidade torna-se o inimigo do povo. A peça é uma impiedosa crítica às elites e ao pensamento único.

9 comentários:

Yuri disse...

Por sinal, um tema muito atual.

Luciana Arruda disse...

O Livro é interessante por falar da questao de mundo, não repleto de herois, mas de pessoas simples de classe média, onde ele tenta demostras atraves de sua obra a questão mais comum que pode se passar no cotidiano interpessoal. Além disso, sabemos bem que tipo de modelo de sociedade temos e qual seria a ideal, lendo hoje no blog do Rodrigo Lopes da Zh:http://www.clicrbs.com.br vejo que pessoas as quais tem a vontade de mudar e sabem que seus gestos são apenas sementinhas, mas mesmo assim, lutam, existem!

"Vida significa lutar com os fantasmas no próprio cérebro e coração"
(H. Ibsen)

Quando vc diz Milico em seu post referente a obra que, a imprensa "foge do compromisso de relatar os fatos de forma imparcial" acredito que isso se torna tão claro quando lemos nos jornais e assistimos aos tele jornais, a respeito da gripe A. O que é verdade? O que é fato jornalistico? E ainda, é grave, é somente alarde? Sabemos ?
Eu não sei!

itacir schilling disse...

desculpe a intromissão, mas penso que não exista a imparcialidade a qual vcs se referem.
o ser humano não é, por natureza, imparcial. é agente. modificador/conservador do mundo à sua volta.
somos impregnados de particularidades, concepções e (pre)conceitos que obstam a ausência de parcialidade e até mesmo de liberdade (no sentido literal), seja em que campo da vida humana for.

Luciana Arruda disse...

Fiquei sem enter Itacir ...

Luciana Arruda disse...

Fiquei sem entender Itacir ...

Lucas disse...

O debate tá quente e bom. Concordo que a imparcialidade não existe de fato, pode ser um princípio a ser buscado mas sempre nossas opiniões estarão influenciadas pelas nossas condições sociais, educacionais, culturais, etc.
Esse blog tá ficando cada dia melhor e mais bem frenquentado.

Vitorino "Milico" Mesquita disse...

Luciana: o nobre causídico, o Itacir, quis dizer que o homem é parcial, ou quer modificar ou conservar o "status quo", que suas concepções, conceitos e preconceitos o impedem de ser imparcial, ele não se despoja do que está impregnado para emitir juízos. O Schilling entrou na seara filosófica. Eu acrescentaria que o homem é falível, tem defeitos e comete erros, que, aliás, deveriam servir para lhe ensinar alguma coisa. O site do advogado é: www.sparweb.com.br

Luciana Arruda disse...

Obrigada pelos exelentes debates e trocas de conhecimento que vcs proporcionam ... Sempre se faz interessante analisarmos por outro vies !

Unknown disse...

Luciana, você gostaria de me dar aulas de redação?