.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A riqueza das Lagoas de Mostardas

Talvez a maior de nossas riquezas passe desapercebida pela sua familiariedade e integração com nossas vidas. Mas, a riqueza hídrica, diversidade e singularidade do ecossistema de lagoas de Mostardas surpreende e encanta aos visitantes. Diferentemente de outras lagoas da costa brasileira, nossas lagoas possuem águas doces e rara beleza.

Embora de grande potencial turístico, praticamente inexplorado, muitas ainda são desconhecidas ou possuem difícil acesso. Qual Município não se orgulharia de ter em seu território uma das seguintes Lagoas: dos Barros; da Corvina, do Barro Velho, dos Moleques, da Tarumã, da Figueira, da Cinza, do Papagaio, do Ponche, da Reserva, de São Simão, do Fundo, da Veiana, dentre outras.

Certamente a preservação dessa riqueza passa pelo planejamento e elaboração de planos de desenvolvimento que integrem o turismo, a atividade economica, a geração de renda para as comunidades locais e a consciência ecológica. Como diz o jargão "é preciso conhecer para preservar". Sem dúvida há muito a fazer, mas também muito mais a ganhar.

Fica o convite para visitar e conhecer nossas lagoas.

12 comentários:

Marta disse...

Como sugestão: a secretaria de turismo local poderia planejar roteiros turísticos tanto para crianças (acompanhadas dos pais) quanto para jovens, ensinando-lhes a amarem a Mostardas turísticas. Incentivar terceira idade também. Deveria haver projetos neste sentido e pagamento de pequenas taxas...nas localidades visitadas o povo deveria esperar com artesanatos e produtos coloniais...os restaurantes de Mostardas deveriam ter mais peixes no cardápio e a decoração deveria ter "cara de mar" ou litoral. Nosso turismo é precariamente explorado. Tem que ter propaganda na televisão...e assim por diante...

Anônimo disse...

Por que a Secretária do Meio Ambiente está lacrada pelo senhor prefeito? Antonio Rodrigues

JACI MELLO disse...

É mesmo Marta. Do outro lado da Lagoa,tipo São Lourenço, Tapes, que eu ia antes de vir morar em Mostardas, tem muitas coisas neste sentido..., aqui tem lugares tão bonitos, mas precisa ter acesso bom para chega por exemplo na Lagoa dos Patos, se chove já ficamos preocupados com as estradas entre outras coisas. Turismo organizado, rende dinheiro ao município.

João disse...

Aqui em Mostardas o pessoal não consegue ver que é possível ganhar dinheiro e gerar emprego protegendo o meio ambiente. Proteção ao meio ambiente é palavrão daqueles bem feio para essa turma que está na prefeitura.

Anônimo disse...

Turismo , como , se onde se passa so se ve buracos , cidade mal cuidada , sugeira , lagoas poluidas , na entrada da cidade aquele mal cheiro , olha !!!! e dificil fazer turismo , pois as autoridades n'ao fazem nada pra isso acontecer , so querem e saber de encher seus bolsos e de quem contratam , uma vergonha....

Anônimo disse...

Para tudo isso dar certo precisa de duas coisas que faltam aos nossos gestores: competência e conhecimento.

JACI MELLO disse...

Mas podem se assessorar com pessoas competentes, é só procurar, elas existem, não olhar só o lado político.

ACM disse...

Olhar e ver que Mostardas é um dos principais paraísos ecológicos do estado não é nenhuma loucura. Fauna e flora riquíssima, além de toda arquitetura decendente dos açorianos. Pena que todas essas riquezas não são nem um pouco exploradas. Quando se fala sobre Mostardas com qualquer leigo que não a conhece sempre desfere três analogias: "se planta mostardas lá?", "ah sim, é no litoral...", "É na chamada estrada do inferno né?".

Pois bem, muito pouco para uma cidade com todo o tamanho e diversidade que possui. Espero, agora em tempos de eleições, que os próximos gestores percebam todo esse potencial e explorem, de modo que, Mostardas seja vista lá fora através de tudo o que foi dito no texto. Não é difícil, basta querer e se esforçar.... e aí é que mora o problema...

Anônimo disse...

Só mesmo na tua cabeça passa essas coisas ACM, vai fazer turismo em Tramandai,Cidreira, Pinhal, derrepente tu gosta, ou tu apresenta soluções possíveis a municípios de poucos recursos como o nosso, tem pessoas como vc que acha fácil investir recursos em turismo, recursos que não se tem, pregar "MORAL DE CUECAS" é fácil, quero ver vc fazer algo, dai mudo minha opinião.

Luiz Grines

JACI MELLO disse...

Nossa que furia com o ACM; ele expressou sua opinião, da qual compartilho. Por uma destas as pessoas não se identificam.Acredito que sempre dá para melhorar as coisas, buscar soluções e apoios.Ser positivo é melhor do que negativo. Boa sorte para o sr Luiz.

Anônimo disse...

PREGAR MORAL DE CUECAS É FÁCIL MESMO.

JACI MELLO disse...

Pior é pregar moral sem cuecas e nem se identificar