.

domingo, 20 de novembro de 2011

Dia da consciência negra: homenagem as nossas comunidades


Neste dia da Consciência Negra o Mostardas Virtual sauda o povo negro quilombola da região e em especial as três comunidades remanescentes de quilombos de Mostardas: Teixeiras, Beco dos Colodianos e Casca. Após resistir ao processo de escravidão, essas comunidades, mesmo quando discriminadas, contribuiram (e contribuem) com o desenvolvimento do nosso município, mantendo até os dias de hoje viva a cultura e memória de seus antepassados.

O Movimento Negro usa o dia 20 de novembro para homenagear o principal ícone negro: Zumbi dos Palmares, líder que foi esquartejado e teve sua cabeça cravada em uma lança, sendo exposta em praça pública, no ano de 1695, porque lutava pela liberdade de seus irmãos cativos.

Essa data deve servir para uma reflexão da importância do povo negro na construção do nosso país, assim como da sua inserção na sociedade e respeito aos seus direitos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Quais são as políticas públicas municipais em relação ao povo negro?
Será que ainda há racismo em Mostardas? Por que os edis da Câmara de Vereadores de Mostardas não fizeram nenhum projeto de lei que beneficie o povo negro de Mostardas? Por que a secretária de agricultura não estimula projetos voltados para a agricultura familiar quilombola? Poderia fazer dezenas de perguntas ao executivo e ao legislativo municipal questões relativas sobre os afro-descendentes de Mostardas,mas eles não teriam respostas convenientes para dar!! Viva o povo negro de Mostardas!! Antonio Rodrigues

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER SE NO ÚLTIMO ENCONTRO DOS NOBRES EDÍS FOI REVERENCIADO O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO MUNICÍPIO? OBRIGADA SE ALGUÉM RESPONDER-ME POSITIVAMENTE.

Anônimo disse...

Dia da Consciência da Consciência Negra promovido pelos poderes executivo e legislativo de Mostardas é uma afronta a elite branca que explora a mão de obra negra local!! Viva o povo negro de Mostardas!! Antonio Rodrigues

Anônimo disse...

Capaz mesmo, são racistas, infelizmente os negros não se apoiam. Qdo alguem negro se candidata os negors não votam nele.