.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Escola Padre Simão promove palestra sobre a Consciência Negra




No dia 18 de novembro no auditório Mathias Velho, a Escola Estadual de Ensino Médio Padre Simão Moser promoveu palestra sobre a Semana da Consciência Negra. Os trabalhos foram conduzidos pelo Prof. Álvaro e contaram com a participação de João Dorneles Ramos (mestre da UFRGS); da Dona Irma (mãe de santo em Mostardas) e seu do Orlando (rei do Congo).

Os palestrantes falaram sobre a importância da cultura e religião africana e da contribuição dos afrodescendentes para construção do Brasil. João Dorneles Ramos abordou sua tese de mestrado sobre a Comunidade Quilombola do Beco dos Colodianos e sobre seu trabalho de doutorado sobre religião de matriz africana. Além disso, relatou as dificuldades encontradas pelos habitantes do quilombo Beco dos Colodianos que relataram, durante o desenvolvimento do seu trabalho, que muitas terras foram retiradas da comunidade. Fato que seria uma constante nas demais localidades quilombolas do município e do Brasil.

Dona Irma relatou sobre o preconceito que sofreu e ainda sofre por ser mãe de santo e praticante de uma religião de matriz africana, mas que se mantém no caminho e na esperança que a situação melhore. Por sua vez, seu Orlando falou sobre a tradição do "Ensaio do Pagamento de Promessa", das dificuldades que tinham para praticá-la. Segundo ele, a tradição africana tinha que ser realizada escondida, no mato, longe da casa do "siozinho".

A atividade contou a presença de professores e alunos que demostraram grande interesse e participação, bem como com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, especialmente de seu presidente, Tadeu Perciúncula, e das funcionárias Elisângela e Viviane.

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a Escola Padre Simão Mozer pela iniciativa, pena que eu não sabia do evento, mas mesmo assim parabéns! Professor Cláudio Costa

Anônimo disse...

Pelo menos alguém olha para essas comunidades que foram marginalizadas e continuam sendo, pelo sistema.

Anônimo disse...

Só convidam quem interessa aos organizadores. Porque não divulgam esses acontecimentos.Põem tanta porcaria nas motinhos e esse acontecimento não. Sou negra e me senti discriminada.

Anônimo disse...

Pelo que entendi era um evento para os alunos da escola do segundo grau.

Anônimo disse...

Querem maior discriminação é um evento importante como este não ter nenhuma referência pela prefeitura.