.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Biológo mostardense participa de Seminário Internacional de Sustentabilidade na Universidade


Nas últimas décadas, pelo menos desde a Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento celebrada em 1992 no Rio de Janeiro, assistimos à emergência do movimento global para incorporar princípios de sustentabilidade nos regimentos e práticas das instituições de educação superior.

Desta forma, o 3º Seminário Internacional Sustentabilidade na Universidade, que busca apresentar abordagens e experiências de inserção da dimensão socioambiental em funções e atividades primordiais das instituições de educação superior – o ensino, a extensão e a gestão. As principais finalidades do evento consistem no intercâmbio de experiências, no debate e na identificação de possibilidades de cooperação que possam fortalecer o papel das universidades Ibero-americanas na transição das sociedades modernas para a responsabilidade socioambiental e a sustentabilidade.

O encontro será realizado de 17 a 19 de novembro de 2011, no Anfiteatro de Convenções Jorge Caron, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.

Para contribuir com experiências e reflexões sobre o tema da sustentabilidade na educação superior, participarão do Seminário representantes de redes e universidades ibero-americanas, como a ARIUSA (Alianza de Redes Iberoamericana de Universidades por la Sustentabilidad y el Medio Ambiente), ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental), RUPEA (Rede Universitária de Programas de Educação Ambiental/Brasil), UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina/Brasil), USP (Universidade de São Paulo/Brasil), UFSCar (Universidade Federal de São Carlos/Brasil), UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas/Brasil), FURG (Universidade Federal do Rio Grande/Brasil), UNEMAT (Universidade do Estado do Mato Grosso/Brasil), UFPR (Universidade Federal do Paraná/Brasil), UP (Universidade do Porto/ Portugal), UAB (Universidade Autónoma de Barcelona/España), UV (Universidad de Valencia/España), UDCA (Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales/Colombia), GLOSS (University of Gloucestershire/Inglaterra).

O evento gratuito é promovido pela Universidade de São Paulo/Programa USP Recicla e a Universidade Autônoma de Madri (UAM), Espanha/Departamento de Ecologia, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Em 2011, os parceiros USP, UAM e PUCRS trabalharam no desenvolvimento e aperfeiçoamento da Plataforma Virtual “Informação, sensibilização e avaliação da Sustentabilidade na universidade” – www.projetosustentabilidade.sc.usp.br, que será compartilhada durante o Seminário. Entre outras funções educacionais, a Plataforma poderá ser utilizada como instrumento para informar o processo de inserção da sustentabilidade nas atividades e operações de gestão das instituições de educação superior.

O biólogo mostardense, e agora, cidadão viamonsense Jorge Amaro participa do encontro e apresentará o trabalho “Sustentabilidade e Acessibilidade na Universidade”, que busca identificar quais os caminhos percorridos pela ambientalização na PUCRS. “Uma de minhas tarefas é identificar como a PUCRS vem buscando estar na busca da sustentabilidade e como a acessibilidade se incorpora neste processo.” O artigo foi escolhido pela comissão organizadora para compor a publicação intitulada Sustentabilidade na Universidade: visões e experiências em Espanha, Portugal e América Latina, que tem como propósito principal explorar e interrogar a paisagem da ambientalização da educação superior em um contexto geográfico no qual ainda são poucas as oportunidades para o diálogo e a cooperação, fundamentais para fortalecer o movimento e as políticas públicas que promovem a inserção da temática ambiental e da sustentabilidade na universidade. Assim, com essa publicação, buscam-se respostas para as seguintes questões principais: porque incorporar a sustentabilidade na universidade e o que significa isso para as instituições e seus atores, particularmente na Espanha, em Portugal e na América Latina? Que visões e experiências despontam neste cenário? Que dificuldades e desafios elas trazem à tona e quais as possibilidades para a sua superação? A idéia da publicação nasce de um projeto de cooperação entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidad Autónoma de Madrid (UAM) voltado, inicialmente, à troca de conhecimentos e experiências de educação e gestão ambiental em campi universitários.

O blog parabeniza o conterrâneo que é motivo de orgulho para nosso Município.

3 comentários:

Fábio Lemos disse...

Parabéns ao grande Jorginho, é realmente uma enorme satisfação ver o teu esforço e a tua inteligência ganhando força, espaço e se fazendo ecoar além fronteiras. Sempre torcendo por ti e pelo teu trabalho. Grande abraço. Fábio Lemos.

Anônimo disse...

E o Plano Municipal de Educação?? O gato comeu?? Isto tá cheirando a candidatura para vereador em 2012!Antonio Rodrigues.

JORGE AMARO disse...

Com relação ao Plano Municipal de Educação: Foi encaminhado relatório prévio a Secretaria Municipal de Educação, com propostas e encaminhamentos! E da mesma forma, estou disponível para dar quaisquer esclarecimentos em meus contatos: jorgeamaroborges@gmail.com e (51) 96128261.

Com relação a suposta candidatura: NÃO sou candidto a nada em 2012, pois estou com dedicação exclusiva ao mestrado, a vice-presidência do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, a presidência do Grupo Maricá e ainda nas redes de educação ambiental que tenho participado ativamente, principalmente na construção do VI Fórum Brasileiro de EA, FSM e Rio+20.

Grande abraço,