.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Legado Quilombola!

A última semana é de luto para o movimento quilombola. Faleceu em Mostardas, no dia 04 de novembro, o Presidente da Comunidade Quilombola Beco dos Colodianos, Claudino Dornélio da Silva, aos 72 anos.

Lembro-me dele, quando morávamos lá na Vila Norte, para onde iam morar todos aqueles que eram produto do êxodo rural, pelo menos em grande parte. Os “homens da casa” iam para as lavoras e as mulheres ficavam cuidando do lar e dos filhos. Eu era um daqueles filhos...

Seu Claudino fez o caminho inverso, da cidade para o campo. Engajou-se na política e atualmente era vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mostardas. Para Aristóteles a Política é a ciência mais suprema, a qual as outras ciências estão subordinadas e da qual todas as demais se servem numa cidade. A tarefa da Política é investigar qual a melhor forma de governo e instituições capazes de garantir a felicidade coletiva. A polis grega encarnada na figura do Estado é uma necessidade humana. O homem que não necessita de viver em sociedade, ou é um Deus ou uma Besta. Para Aristóteles, toda cidade é uma forma de associação e toda associação se estabelece tendo como finalidade algum bem. A comunidade política forma-se de forma natural pela própria tendência que as pessoas têm de se agruparem.

A luta dos negros na contemporaneidade tem uma relação balizada no resgate da identidade perdida com a escravidão e com os anos de opressão e exclusão social. E para isso, a compensação das políticas públicas e garantia de direitos sociais tem sido pauta no movimento quilombola.

Meu último encontro com seu Claudino, foi no inicio do ano, em Osório, nos debates para decidir o orçamento do estado. Em seus olhos eu via um SIM, desta forma mesmo, em letras garrafais, que dizia claramente “nós NEGROS temos cidadania e podemos escolher nosso caminho!"

Aqueles que partem e deixam uma mensagem de esperança, devem ser respeitados e seu legado transmitido às presentes e futuras gerações. A luta de seu Claudino merece nosso compromisso, pois está arcada em uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária! Que sejam rufados os tambores!

Por Jorge Amaro de Souza Borges - Biólogo - Especialista em Educação Ambiental, mestrando em Educação - PPGE-PUCRS.

O blog Mostardas Virtual também presta sua singela homenagem ao seu Claudino, liderança popular que certamente deixou muita saudades, mas, acima de tudo, legou uma grande contribuição ao fortalecimento da cidadania em nossa comunidade.

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber qual é a programação oferecida pela prefeitura municipal, através das secretarias de educação e cultura, sobre a semana da consciência negra, já que o município possui três comunidades quilombolas reconhecidas pela União? Ou a atual administração ainda vê os afro-brasileiros como "carne barata"? Em relação ao seu Claudino deve ser lembrado como um homem que merece toda a nossa admiração por sua luta ao reconhecimento da importância da etnia negra na formação identitária de nosso município. Assim, como já dizia um velho provérbio africano, um griot que morre é uma biblioteca que foi incendiada. Que o Claudino seja mais uma estrela no céu! Professor Cláudio Costa

Anônimo disse...

Seu Claudino, bem que merecia ser homenageado. Seu nome honraria nossa cidade se estivesse em alguma rua ou praça.

Juca disse...

Professor Claudio tentando responder sua pergunta tem gente que é secretário do atual governo e do PP que é racista e com colocação em jornal, que segundo soube o seu Claudino falou nos Olhos da água sobre isso, o atual secretário e presidente do PP na época não tomou nenhuma providência contra isso.

Anônimo disse...

NÃO TOMARAM PROVIDENCIAS E NEM VÃO TOMAR, O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA PASSARÁ EM BRANCO PELA ATUAL ADMINISTRAÇÃO.QUE POVO NEGRO E RACISTA ESTE DE MOSTARDAS.
SÓ VOU AGUARDAR AS ELEIÇÕES PARA VER OS AMRELOS DE MOSTARDAS ABRAÇADOS AOS NEGROS PEDINDO VOTOS E SE RECONHECENDO COM TAL COM AQUELA VELHA CONVERSA, MINHA VÓ ERA INDIA E MEU TATARAVÔ ERA NEGRO, MAS BASTA ANDAR PELAS RUAS E VER A PREDOMINANCIA DA ETNIA NEGRA EM TODAS AS AUTORIDADES MOSTARDENSE.