.

domingo, 29 de março de 2009

Registros e localização

Os registros históricos citam que em 1742 já existia um posto de vigilância denominado Guarda de Mostardas formados por portugueses vindos de Laguna e São Paulo. A Freguesia de Mostardas foi criada pelo alvará de 18 de janeiro de 1773, sob o nome de São Luiz Rei de França.

Mostardas está localizada num istmo, entre a Lagoa dos Patos a oeste, Oceano Atlântico a leste, e os Municípios de Palmares do Sul ao norte e Tavares ao sul. Apresenta uma imensa planície costeira arenosa, formada pelos avanços e recuos do nível do mar, detendo um rosário de lagoas interligadas entre si. Possui um complexo ecossistema, formado por banhados, matas nativas, campos de dunas, praias oceânicas e lagunares. O potencial hídrico da região é rico de água doce, com lençol freático a uma profundidade média de 1,80 metros, contém um rosário de lagoas próximas às dunas, compondo o estuário dos banhados da Costa.

Um comentário:

Marisa Guedes disse...

Desde 1534 estamos nos "mapas historicos", pois a comitiva de Martim Afonso de Souza da dava conta destas terra onde situa-se mostardas.

Marisa guedes