.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Novas ligações de energia na Solidão dependem de definição sobre manejo e ordenamento territorial


Ligação solicitada por moradores da Praia do Farol da Solidão à CEEE depende do aval de órgãos ambientais. O Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental está diagnosticando e mapeando a área através do Plano de Manejo de Dunas, exigência da Fepam aos municípios costeiros

Habitantes e veranistas com loteamentos na Praia do Farol da Solidão, balneário do município de Mostardas, lutam, há meses, pela ligação de energia elétrica na região. A CEEE Distribuição já recebeu várias solicitações para a ligação de energia na área, datando a maioria dos pedidos do primeiro trimestre de 2010. Embora interessada em prestar este serviço, o projeto ainda não foi concretizado pela Empresa por conta de fatores ambientais que impedem a Prefeitura da cidade de emitir anuência para a realização das obras necessárias. O impasse poderá ser solucionado após a aprovação de um Plano de Manejo de Dunas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), cuja elaboração está a cargo do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema). A CEEE Distribuição está acompanhando o andamento do processo até que exista uma definição sobre o assunto e já realizou contato com a Prefeitura de Mostardas, a fim de relatar as demandas recebidas pela comunidade.

Quando solicitada a ligar energia em local próximo a áreas ambientalmente sensíveis, como banhados e dunas, a CEEE Distribuição consulta as prefeituras municipais sobre a ocorrência de Áreas de Preservação Permanente (APP) e eventuais impedimentos ambientais às ligações. Apesar de a Fepam desobrigar o licenciamento ambiental em redes de distribuição com tensão inferior a 38kV, a Empresa deve obter licenças específicas para intervir na vegetação ou em Áreas de Preservação Permanente. Além disso, o Plano de Manejo de Dunas é uma exigência da Fepam aos municípios costeiros, cujo propósito é o de identificar e solucionar os conflitos socioambientais na zona costeira de forma integrada. Em dezembro de 2009, o município de Mostardas e o Nema assinaram um Termo de Cooperação objetivando a conservação do sistema de dunas costeiras da região.

De acordo com o oceanólogo Renato Carvalho, coordenador da elaboração do Plano de Manejo, como a costa oceânica de Mostardas abrange parte da área do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, a elaboração do Plano é também um rogativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal que administra o parque. Carvalho explica que, com este Plano de Manejo de Dunas, são esperados a conservação de áreas ainda não ocupadas na APP, a recuperação de áreas degradadas e a compatibilidade de usos e funções entre as áreas urbanas e a APP. O Plano de Manejo é um importante instrumento para a conservação do sistema de dunas costeiras, que compatibiliza a existência das APP e dos usos antrópicos que a urbanização de trechos do litoral impõe ao sistema praia-dunas. O Plano ainda estabelece as bases ambientais para o ordenamento territorial do litoral, justifica Carvalho.

Após a conclusão do diagnóstico e mapeamento elaborado pelo Nema, prevista para este mês, o Plano de Manejo de Dunas será encaminhado à Fepam para análise e aprovação e ao ICMBio para anuência. A fim de dinamizar o processo, o Nema e a Prefeitura vêm conversando previamente com instituições envolvidas nas questões ambientais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Ministério do Meio Ambiente e o Ministério Público Federal, de modo a construir um documento técnico de consenso, e pretendem, até março, finalizar o Plano. A ligação de energia sob as dunas irá depender do resultado deste estudo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Grupo CEEE

6 comentários:

Anônimo disse...

A QUESTÃO DA LUZ TEM QUE SER DE RESPONSABILIDADE DOS LOTEADORES DOS TERRENOS DA PRAIA, COMO QUE LOTEIAM TERRENOS E NÃO TEM PROJETO DE ILUMINAÇÃO,RUAS ETC.AS PESSOAS QUE ESPERAM PELA LUZ DEVEM PROCURAR OS LOTEADORES PARA REGULARIZAREM ESTA SITUAÇÃO.

Anônimo disse...

tudo bem que a responsabilidade da luz tem que ser dos loteadores que por sinal só querem ganhar dinheiro en cima dos terrenos mas cabe tambem a prefeitura fiscalizar cade o poder publico nao faz nada. cade o nosso prefeito que é advogado....

Anônimo disse...

escreveu e disse tudo,cadê o prefeito mas prefeito, advogado e político só imaginem no que vai dar, ele só fica esperando o tempo passar para entrar em ação e levar mais uns votos por bonsinho coitado do esperto.

Anônimo disse...

Li atentamente tudo deste blog e fico feliz em ver que existem pessoas que acreditam no progresso deste municipio.Invejo a educação dos banhistas do balneário mostardense pois não deixam lixo a beira da praia.Mas falta infra estrutura;com cabanas,quiosques...e por que será que o responsável pelo transporte cidade-praia não investe nestes ônibus?Esta cidade é onde quero morar quando me aposentar e não falta muito!!!

Anônimo disse...

bom eu acho que o ibama e a fepam estao serto porque. antigamente os pescadores tinha mais peixes.agora com luz os veranista estao vendendo os terreno da area da marinha sem nem mesmo ter uma posse só respondem que é para o clube,fazem mapas e vendem os terrenos para veranista,sou pescadora e acho isso uma patifaria,isso vai prejudicar quem mais tarde o pobre pescador que como na praia do pai joao em mostardas ja fazem a muito tempo nao tem mais lugar para fazer casa por o pessoal do clube ja venderam todos. ai fico sem resposta o clube tem esse dirreito de vender uma terra que se dis ecologica

Anônimo disse...

tenho um terreno la no farol da solidão pretendo construir futuramente mas fico com medo de não conseguir a ligação da luz e veraniar sem luz não é um veraneio alegre.