.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Prefeituras têm prazo para aderir a programa de educação integral


Prefeitos de 1.499 municípios com baixo índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) e o governo do Distrito Federal têm prazo até 28 de fevereiro para aderir ao programa Mais Educação.

As escolas públicas atendidas recebem recursos do Ministério da Educação para oferecer educação integral.

A meta do MEC, este ano, é ampliar o número de municípios, de escolas e de alunos atendidos. A proposta é chegar a 15 mil escolas e a cerca de três milhões de estudantes da educação básica, especialmente do ensino fundamental. Em 2010, dez mil escolas e 2,2 milhões de estudantes receberam educação em tempo integral.

Para confirmar a participação e receber os recursos, as escolas pré-selecionadas para 2011 e aquelas que já estão no programa precisam, além da adesão dos prefeitos, informar o número de estudantes a serem atendidos. Os dados devem ser incluídos, pela internet, no Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec).

A ampliação da educação integral, iniciativa coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do MEC, será possível em escolas que aderiram ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), naquelas situadas em municípios com mais de 18 mil habitantes e nas que tiveram avaliação insuficiente — até 3,8 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental e 4,2 pontos nos anos finais — no Ideb em 2009. A escala do Ideb vai até 10 pontos.

Para que o número previsto de escolas e de estudantes seja alcançado em 2011, a Secad selecionou 1.499 municípios e 6.003 escolas com baixo desempenho no Ideb. O objetivo é conseguir a adesão de pelo menos 1.484 cidades e incluir cinco mil escolas no programa. O investimento do MEC deve alcançar R$ 600 milhões.

A transferência de recursos é feita pelo PDDE diretamente para a conta da escola, em cota única. O dinheiro deve ser usado na aquisição de material, custeio de atividades e pagamento de transporte e alimentação dos monitores. Em média, cada escola recebe R$ 37 mil para aplicar nos dez meses letivos.

Criado em 2007, o Mais Educação começou efetivamente em 2008. No período de 2008 a 2010, o atendimento passou de 386 mil para 2,2 milhões de estudantes.

As informações são do Ministério da Educação.

7 comentários:

Anônimo disse...

Tomara que nosso grande secretario de educação faça alguma coisa.Pq o que tá acontecendo são alunos sendo aprovados sem condição só para dar alto indice de aprovações.SE AS DIRETORAS INDICADAS TIVESSEM CORAGEM,confirmariam isso,pois seguem orientações para isso.Mas não farão, para não perder a boquinha(com muito mau halito por sinal)

Anônimo disse...

pelo jeito o anônimo acima é uma pessoa magoada e não sabe nem ler o post, pelo contrário, só critica. O próprio texto, "seu analfabeto", diz que é para município acima de 18 mil habitantes.

Anônimo disse...

Se a pessoa é magoada, você é mal educado.A pessoa tava falando da educação de mostardas, e esta pessoa não é analfabeta, tem até pósgraduação.

José disse...

Pelo que li no censo do IBGE a população de Mostardas está diminuindo e aí vem a pergunta: Porque? Será que o nosso município tem pensado em futuro para os nossos jovens oferecendo condições de ficarem em Mostardas? Ou vivemos acomodados esperando que algumas soluções que venha dos nossos politiqueiros profissionais e tradicionais? E será que eles estão enteressados em fazer?

Anônimo disse...

Claro que não estão interessados...
Querem mostrar suas obras, como na Solidão. Vai aparecer, isso é o que importa, não os benefícios que trará, já que pelo jeito, colocarão todos os turnos em um só, p/ economizar no transporte. Quero ver o caos que se instalará por aquelas bandas...
É uma cidade que não oferce nada aos jovens, lazer e cultura e, ainda querem que os índices da educação melhorem...
Jogar balinhas para as crianças, igual ao Silvio Santos jogando dinheiro para seu auditório, chega a ser indgno e não resolve nada!!!
Só a simpatia dos ignorantes...

Anônimo disse...

nossa senhora, só gente com críticas vazias ao governo... isso é ciúme, pessoal!
deixa eles trabalharem.
paz!!!

Anônimo disse...

Vazia é sua opinião, que não diz nada. Pois é, vc deve fazer parte dos simpatizantes... (ignorantes)