.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Tapeçaria Artesanal de Mostardas é destaque no setor de Decoração

A tapeçaria artesanal de Mostardas ganhou destaque em matéria do Correio do Povo - 27/08/10 - sobre decoração (clique na imagem para ampliar e ler a íntegra da matéria). A qualidade do artesanato local tem ganho destaque regional e nacionalmente.

Essa é mais uma grande potencialidade do Município para geração de empregos, renda, desenvolvimento e promoção do turismo.

O Município, por exemplo, poderia formatar um projeto de incentivo ao artesanato local que articulasse a produção com um calendário turístico de divulgação do trabalho para consumidores e empresários do setor. Um calendário que permitisse aos visitantes conhecer as belezas da região, saborear a culinária local e fazer bons negócios com a aquisição dos produtos típicos para comercialização. A fama internacional do Parque da Lagoa do Peixe é outro fator que pode facilitar a atração de visitantes estrangeiros. As oportunidades estão aí, basta ousadia e trabalho.

5 comentários:

Anônimo disse...

vou reunioes na camara e o ver andre apresentou uma lei para o cobertor ser simbolo de mostardas, não sei no que deu, alguém sabe?

Anete disse...

Realmente os trabalhos em lã,desenvolvido pelas mágicas mãos de nossas arteãs,são maravilhosos.
O município deveria dar um pouco mais de atenção e apoio as nossas tecelãs,incentivando a nossa cultura.
O cobertor mostardeiro é conhecido mundialmente.

Anônimo disse...

Seria importante destacar a importância da etnia negra na formação deste artesanato de lã. A história e a oralidade, principalmente, local dizem-nos que foram os negros os primeiros a realizarem tais tarefas na confecção de cobertores, ponchos, mantas e outros materiais originários desse artesanato na localidade. Falando nisso por que não há políticas públicas locais para resgatar a histíria dos afrodescendentes de Mostardas? É importante destacar que nosso município existem três comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Palmares e pela União! O que estará acontecendo? Medo? Desleixo? Ou racismo?

Anete disse...

É verdade quem começou este trabalho de tecelagem foram os negros que fabricavam seus agasalhos inicialmente com tiras de tecidos das roupas dos seus senhores e algum tempo depois que começaram tecer em lã.
Este trabalho passou de geração a geração até os dias de hoje.
Muito boa a sugestão de resgatar toda a história não só do cobertor Mostardeiro,bem como toda a história do nosso povo.

Prof. Álvaro disse...

Particularmente, eu conheço muitos artesanatos, até porque viajei para alguns lugares e afirmo categoricamente, como o artesanato de Mostardas não tem nada igual, seja no trabalho com o cobertor mostardeiro, peixes e aves de madeira e também o artesanato com materiais do mar.
PARABÉNS aos artesãos de nosso município. Penso que essas pessoas precisam de mais incentivos.