.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Arroz Quilombola


O arroz quilombola ou Oryza Glaberrima - é originário da África, tendo chegado ao Brasil pelas mãos dos escravos no século XVI. Por volta de 1772 foi proibido o seu cultivo, mas se manteve em inúmeras comunidades quilombolas, especialmente do norte e nordeste brasileiro. Atualmente, ainda é cultivado em oito comunidades quilombolas gaúchas.

Com grão meio longo, de bela cor vermelha rubi cristalina, o arroz quilombola tem sabor levemente doce, consistência única e muito particular. O valor nutricional é excelente, rico em ferro, proteína, amido. Possui vitaminas, oligoelementos e sais minerais em maior quantidade que outras variedades de arroz. Além disso, possui alto conteúdo de antioxidantes e é altamente digestivo, combinando muito bem com legumes e carnes em geral.

Receita básica:
1 xícara de Arroz Quilombola Integral;
6 xícaras de água, 1 colhere rasa de sal, óleo de oliva e salsinha.

Forma de preparo:
Deixe o arroz de molho na véspera por uma noite. Leve ao fogo com chama alta até ferver a água. Baixe o fogo, com panela entreaberta adicione o sal. Em torno de 30 minutos o arroz estará pronto. Caso não tenha deixado de molho levará 50 minutos. Escorra numa peneira e guarde a água do arro. Adicione então o óleo e salsinha picada. Está pronto.

Água de arroz:
Bebida alcalina e mineralizante, indicado para o combate à diarréia, azia e ulcerações no estômago, e no estimula a lactante na produção de leite. Ideal para gestantes e crianças. Beba frio ou quente.

O Arroz Quilombola é outro produto local muito apreciado que pode abrir mercados e representar alternativa de desenvolvimento e renda para produtores locais. Para isso, um bom projeto que articule produção, promoção do produto, distribuição e mercado consumidor é indispensável.

Um comentário:

Jaci disse...

Gostaria de comprar este arroz. Onde posso encontra-lo?