Gostaria de aproveitar este espaço para fazer alguns esclarecimentos sobre a diversos questionamentos que tem surgido sobre a questão do Plano Municipal de Educação de Mostardas, em especial a seu processo de construção.
Primeiro, destacar a importância que este instrumento trará ao município. O Plano Municipal de Educação (PME) não é um plano da Rede de Ensino do Municipal, mas um plano de Educação do Município. Este plano está integrado ao Plano Estadual de Educação e ao Plano Nacional de Educação (PNE), porém mais integrado, ainda, à realidade, à vocação, às políticas públicas do município e sua proposta de desenvolvimento é que determinar as metas e as estratégias de suas ações na educação escolar.
O meu papel no processo será mediar o processo metodológico e garantir a real participação de todos aqueles que desejam uma educação de qualidade em Mostardas.
O resultado do Plano, que são seus objetivos e metas terão validade de dez anos, portanto, não são deste ou daquele governo, mas da sociedade mostardense.
O Conselho Municipal de Educação, órgão de controle social terá destaque nas ações. Igualmente serão ouvidos membros da sociedade civil e toda comunidade.
Quanto aos questionamentos a um “biólogo” estar conduzindo o processo, tenho algumas considerações a fazer. A primeira está em dar um retorno ao local onde nasci e de onde construí toda minha base educacional. E segundo, nos últimos dez anos, trabalhei em órgãos públicos, conduzi o Plano de Educação e o Plano Diretor de Viamão e tenho investido muito em minha formação.
Para finalizar, gostaria de dizer que o processo será radicalmente democrático. Todos serão respeitados em suas contribuições.
Acredito em Mostardas! E acredito na cidadania! Este Plano é de todos e para todos.
28 comentários:
Muito bem, grande Jorginho, com o perdão da intimidade, Jorge Amaro, és uma pessoa pela qual nutrimos (nós os mostardenses)grande afeição e respeito. Sabemos compreender o teu esforço e a capacidade que vens demonstrando SEMPRE de desenvolver um trabalho relevante e isento, com objetivo claro e transparente. Auxiliar as pessoas naquilo que elas tem de mais caro, a capacidade de crescer e assim, CRIAR OPORTUNIDADES. De crescer! Pessoal e coletivamente. É disso que precisamos e é por isso que embalamos grandes expectativas em relação ao Projeto que referes, direcionado ao nosso município. Tomara que os objetivos sempre POLÍTICOS de um governo equivocado em seus objetivos, não toldem a pureza visível dos teus propósitos. Tomara que o teu plano tenha a condição de DESCENTRALIZAR o perfil IMPOSTO pela paternidade desejada, e estar adaptado aos novos tempos que nosso município teima em renunciar pelas questões SEMPRE políticas rege os atos do Secretario da pasta e do Prefeito. Basta ver seus procedimentos. Estamos torcendo, principalmente por ti e pelo teu Projeto, que queremos seja um Projeto para a EDUCAÇÃO e não um projeto de um governo cujo o objetivo precípuo NUNCA é o que faz, SEMPRE é o que aquilo pode devolver eleitoralmente. É isso meu camarada. Boa sorte e cuidado. Cuidado com o pequeno universo que te cerca na aldeia. Abraços.
RENATO L.
Esta explicação ficou pior ainda.Mais me assusta pela sua complexidade e responsabilidade com o futuro da educação no municipio.
Prezado amigo Renato,
Nos últimos dez anos, trabalhei com gestões públicas. E em todo este tempo, atuei com o PT, PSDB, PMDB, PP, PTB, enfim com as mais diferentes siglas. SEMPRE prezei pelo ética e pela seriedade em meus projetos. Isto está acima de qualquer coisa. E pelo respeito a todas as pessoas. Espero que esta ação, o PME, possa trazer novos desafios e muitos benefícios a Mostardas. E que a população entenda que todo e qualquer plano só se constrói com PARTICIPAÇÃO. Está ai uma boa oportunidade de TODOS que querem uma Mostardas melhor estarem a frente do processo. Estou a disposição de TODOS para debater e aprofundar este tema. Contem com minha singela colaboração. Fraterno abraço a todos e estamos JUNTOS...
Fala Jorge Amaro tranquilo camarada, espero que esteja tudo na santa paz...Parabéns pelo Plano Municipal de Educação de Mostardas, quando eu saio pra fazer patrulha ou distribuição de alimentos aqui no Haiti vejo as escolas daqui muitas delas a maioria mesmo, são no meio das ruas coberta somente por uma lona plástica, e me lembro dos tempos da escola 11 de Abril, e agradeço a Deus por tudo, mas também tem uma coisa bem marcante nestas crianças daqui, apesar de todas as dificuldades financeiras todas elas andam bem uniformizadas, e posso notar a felicidade que é poder ir para escola. Mas desejo tudo de bom pra vç e com certeza o Plano Municipal de Educaçao esta em boas mãos
Jorge, que bom ver o Moisés, agora como Secretário da Educação valorizar as pessoas daqui e você é uma delas, gente da gente. Pena que estamos assistindo algumas pessoas tentar denegrir trabalhos, pessoas, administração...
é uma pena.
Quem ganha com isso?
No meu ponto de vista, ninguém.
Te desejo sorte.
Por favor álguém me ajuda! Gostaria que me explicássem o que é mesmo "RADICAL DEMOCRACIA" ou "Radicalmente democrático"?
Em tempos remotos alguém já dizia "é preferível ficares calado e deixares que pensem que és um ignorante do que abrires a boca e tirares a dúvida"...
Muito Bem Jorge.Sempre acreditei em ti. Tu sabes disso desde os tempos idos que fostes meu aluno. Boa sorte e sucesso. Profª. Jaci Mello
Em toda tua explicação onde está a parte pedagogica?
O conselho municipal de educação não é um órgão de controle social .
Retorno ao teu municipio seria de outra forma de colaboração,não como contratado.
Este plano não é pra todos e para todos,é um plano direcionado as metas para professores e alunos em determinada faixa etária.
Nada contra a tua pessoa muito pelo contrário acho que podes ajudar e muito pela tua experiência mas tu precisa de uma equipe com base em didática e profissionais da área da pedagogia.
A metodologia do processo envolverá não só os professores da área da pedagogia como todas áreas. Em breve serão lançados os mecanismos de participação dos professores, da comunidade e dos alunos, enfim, da sociedade mostardense. O Plano envolve desde a educação infantil até a superior. Ele não estabelece somente os compromissos do município (executivo) mas as ações articuladas com a esfera estadual e federal. Também é importante dizer que os objetivos e as metas estabelecidas devem ser coerentes com a realidade local, ou seja, devem ser exeqüíveis. Muitas são as ansiedades, pois é o primeiro Plano de Educação de Mostardas. Mais uma vez reforço que acredito em um bom trabalho e uma boa atuação de todos aqueles que acreditam em uma educação de qualidade como meio de transformar vidas e promover cidadania como dizia Paulo Freire.
Ola Jorge. Muito interessante o debate proposto, e sobretudo tuas colocações de como deve ser elaborado o PME. Mas tenho uma resalva a fazer: como querer um plano de educação voltado para o século XXI, se vivemos num ambiente de coronelismo, onde o setor público, professores e comunidade se norteiam por valores que estão muito distantes daquelas colocadas como fundamentais para o desenvolvimento da educação? Como ensinar aquilo que não se conhece, como postura crítica, participação nas decisões políticas, cidadania de fato? Temo que este seja mais um documento para gabinete pois o contexto em que esta sendo elaborado é dos mais autoritários. Lamento colocar deste modo a questão, pois gostaria que fosse diferente. Desculpa tambem o anonimato, mas este é coerente com a realidade, talves o que não seja coerente é o questionamento. Abraços e boa sorte, pois embora descrente, desejo mudanças de fato.
Jorge espero mesmo que seja do jeito que tu propôs, pois em ti eu confio pelo teu histórico, para tentar modificar essa terra de coronéis e de pessoas que se dissem "modernas" e criticam os coronéis e agem como os mesmos, como pessoas que quando tem a oportunidade de agir de maneira democrática agem com imposição indicando diretores a goela a baixo.
Pois é Jorge, acredito na sua boa intenção... Entretanto, gostaria que vc me explicasse como é possível fazer uma "democratização radical", se perdemos até o direito de votar para diretor?! Dentro deste contexto que vive Mostardas, acho bem difícil o exercício da democracia.
Espero que esse plano contemple o EJA, para as séries finais do ensino fundamental. É de primordial importância, tendo visto, que nas escolas regulares, mistura-se muito as faixas etárias, não sendo bom para as crianças e adolescentes nem para os adultos que frequentam a escola. A diversidade deve ser valorizada, mas diversidade etária, não ajuda na educação!
É Jorginho, um destes últimos anônimos matou a charada. Como criar mudanças essenciais ao teu plano neste ambiente?? Como?? Impondo?? EEntão me atrevo a dizer que teria confiança caso a tua contratação viesse com a força da liberdade de ação. E esta liberdade fatalmente começa pela democratização do ambiente escolar. educação moderna calcada em conceitos antigos é incompatível.Mesmo qdo o Jorginho está no comando. A menos que tu tenhas carta branca para realizar tuas intenções. Daí, eleições para diretores de escola estarão na tua alçada por exemplo, e nós em vez de criticar o governo passaremos a fazê-lo sobre o responsável por isso, no caso tu mesminho. É assim, infelizmente embora torçamos por ti e por tudo que representas, não temos razão concreta para estarmos otimistas. Abraços.
Muito bem colocado o comentário acima.
Jorginho pensa bem,analiza bem o que já aconteceu e o que pode vir acontecer e recair as culpas em quem simplesmente entrou na jogada pensando em fazer pelo melhor.
Fica esperto garoto.
Meu Deus do céu....deixem o Jorginho trabalhar pessoal...o Governo já cansou de manifestar que quer eleíção para diretor, dentro de normas e regras claras.
Realmente as regras do governo a respeito do assunto foi muito clara,eu indico e pronto goste quem gostar.
Porque não procurou as normas e regras claras antes de revogar a lei?
Fez o que quiz e ainda fica tentando convencer do contrário, ele que pare de nós tirar pra trouxas.
Enfim alguém explicou a situação: o governo quer eleição para diretor do mesmo modo que quer um PME. DO SEU JEITO. VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA. E tem gente que ainda defende. Será que trabalhar para ESSA gente não suja o curriculo de um profissional? Os atuais diretores, com excessão do diretor da escola da Solidão, jamais teriam coragem de colocar seus nomes para avaliação das comunidades escolares.Mas chegaram lá graças as indicações e autoritarismo. Pensa bem, isso é se sujar por muito pouco.
Ao anônimo do dia 26 as 11:19. Mas as regras claras e de um nível educativo foi defendido pelo DEMAGIM eu lembro muito bem disso e não foi aceito pelo governo, então vamos parar de lorota e conversa fiada e vamos olhar as coisas como elas são e não com parcialidade partidária.
Porque ainda vão gastar tempo e dinheiro com plano pra educação se este governo faz tudo de forma ditatorial.Não seguem nem orçamento alguem acredita que vão seguir algum plano.
Isso o Jorginho não explicou, mas eu te digo: por que para continuar recebendo recursos federais ( FUNDEB, PNDE e outros, além de emendas parlamentares)o município deve cumprir o plano de Gestão Democrática. Ou seja o Projeto de Educação deve construido "democraticamente". È assim que se fazem as coisas.
Então tá explicado o plano não é para ser seguido ele só tem que ficar bonitinho pra poder receber as verbas e emendas,bom saber.
Gestão democrática aonde?
Terminaram com a lei e qual entrou no lugar ?
É muito lindo para o governo fazer um plano não por um real interese na melhoria da educação e sim visando verbas.Pô tá de mal a pior
O democratico do governo todos sabem qual é eu mando e pronto.
Até agora venceu como a melhor piada do ano,um plano só de faz deconta.
Coitado do Jorginho sendo iludido e dando explicações de como é o plano.
O Jorge costuma responder os comentários. Não estou entendendo a ausencia dele neste espaço,especialmente neste momento que esta todo mundo com muitas dúvidas. Jorginho volta a escrever e esclarece as dúvidas surgidas e faz os esclarecimentos para o pessoal. Bjão e obrigada.
Pessoal,
Estive ausente aqui e sem tempo para responder devido a estar em viagens pelo interior do estado. De qualquer forma, de antemão, coloco meu e-mail (jorgeamaroborges@gmail.com) para aqueles que tiverem questões mais pontuais. Nas próximas 6 semanas estou em função do meu TCC do pós... Coisas da vida. Vamos as dúvidas:
1) Este é um dos primeiros processos participativos de Mostardas. É preciso entender que o Plano não é deste ou daquele governo, mas da sociedade. É uma pena que a maioria dos Planos (Saúde, Habitação, Meio Ambiente...) tenha baixa participação. Espero que este seja diferente.
2) Qualquer plano será de faz de conta se ninguém cobrar sua execução e monitorar suas ações. Mais importante do que os objetivos e metas apontados, é a forma de controle social.
3)Quanto aos recursos, o Plano justamente indica quais as prioridades essenciais a educação do município. Se todos opinarem, com certeza os investimentos serão feitos da forma mais coerente.
4)Espero que este debate que se abriu aqui, ganhe força na cidade e todos participem.
5) O Plano estabelece diretrizes, objetivos e metas de forma ampla. É o principal instrumento da educação.
Mais uma vez, reforço que estou a disposição de tod@s e espero que possa, de forma muito tranqüíla e humilde, ajudar Mostardas neste processo de construção coletiva.
Abraço,
Parabéns Jorge Amaro, grande Jorginho, o Plano é símples e vamos participar ctgo se Deus quiser. De antemão é mais ou menos isso:
1) Se o PME não é do governo e deve estender-se a os governos que se sucederem então é do município e da comunidade escolar;
2) Se é da comunidade escolar vamos começar elegendo os gestores das escolas municipais, primeiro capítulo, ELEIÇÕES DIRETAS DOS DIRETORES, pq se continuar no QI, é do governo e não do município e é autoritário e não democrático, daí 'tô fora';
3) Vencida a primeira etapa, entra o município através do Secretário, q representa o Chefe de Governo que informa a situação presente e previsões a futuro, na parte orçamentária, educacional etc.
4) Depois vamos as demandas diretas da comunidade;
5) Depois a formatação inicial do PME, a curto, médio e longo prazo.
E assim por diante.
Não adianta ficarmos elaborando algo no vazio, os professorres são essenciais nesta hora e a valorização destes é assunto primordial. Transporte escolar. Investimentos nos prezinhos, enfim.
Estamos juntos. Aguardo movimentos.
Abraços. Ricardo V.
oi meus amigos. Não se preocupem tanto com quem vai fazer o plano de educação municipal. Isto será só pró-forma, depois é engavetado e deu. cada escola fez seu ppp mas estão seguindo-o ???. Não tenho visto isso.
E depois estes planos são feitos p inglês ver. Como somos açorianos fica tudo junto incluido.
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