.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

No final...


Por Matheus Brum,

O Rio Grande parece que voltou ao tempo dos Chimangos e dos Maragatos. O que vimos nestes últimos três anos foram incessantes ataques a gestão Tucana no governo do estado. Nem mesmo ao fato de Yeda ter quebrado um tabu, se tornando a primeira mulher a governar este estado, lhe trouxe um pouco de sossego para que implantasse o “novo jeito de governar”. Com Tarso Genro, hoje candidato ao Piratini, no comando do Ministério da Justiça, tendo dentre a sua pasta a Polícia Federal, não foi tarefa difícil para a esquerda a espetacularização do que consideravam fatos a serem investigados. Todos os interesses, menos os do Rio Grande, foram perseguidos numa CPI que muito se pareceu com a do mensalão. Naquela o “Che + Hugo” Brasileiro saiu inocente como uma criança de três aninhos, aqui Yeda enfrentou a oposição e até hoje nada foi provado, buscará a reeleição.

O sindicatos, sabidamente esquerdistas, fizeram campanhas publicitárias apelativas – inclusive proibidas pela justiça - e protestaram em frente ao Palácio, mas esqueceram que Yeda lhes devolveu o direito de receber seus vencimentos em dia. Ninguém mais precisa receber salário em forma de empréstimo junto ao Banrisul. Banrisul, este, que deu o maior lucro de sua história neste governo. Este mesmo governo que vem pagando os precatórios, coisa que os governos Britto, Olívio e Rigotto esqueceram. Este mesmo governo que renegociou junto ao Banco Mundial a dívida do estado pagando juros menores. Porém, continua sendo alvo da esquerda.

Perguntava-me até poucos dias: Será mesmo que este governo é tão ruim como “pregam”? Veio o período pré-eleitoral, a costura das alianças, e deduzi que seria o sepultamento da candidata Yeda. Não seria possível lançar-se a reeleição sem apoio. Quem apoiaria um governo tão mal-conceituado pela oposição? Tarso e o seu PT abriam um leque enorme de alianças, PDT, PTB, PC do B, PSB, até o PP parece que o Zé Dirceu veio sondar, logo pensei que seria a volta da Frente Popular, e, de fato, Yeda teria feito um governo difícil de ser defendido pelos ajudaram a governar. Errei. O PDT foi com o Fogaça. Fogaça, do PMDB. PMDB que continua governo, lançou seu candidato, porém, continua com Yeda. E o PTB, esse não tinha como não fechar, afinal, Tarso e Zambiasi a tempos flertam essa aliança, pois também não quis saber do Tarso, nem do PT, vai com o Lara e seus 3% (conforme a última pesquisa) e continua governo, segue com Yeda. Bom, o PSB não vai negar, pensei. Negou, ao menos por enquanto. Beto Albuquerque não esconde a vontade de ter em seu palanque o PP, o mesmo PP assediado pelo PMDB, PTB e PT. Os Progressistas têm que estarem orgulhosos, pois são a “menina dos olhos” de todos os outros partidos, podem até escolher. Essa é fácil, vão com o PT, pensei novamente. Que nada, vão com a Yeda, e direto, já no primeiro turno, assim como o PPS. E quem vai com o Tarso? Até agora, somente o PT e as filiais, ou melhor, os sindicatos.

No final das contas o governo Yeda não foi o que disseram. Ao menos é o que parece. Se Yeda conseguir que a confiança dos partidos se transfira pro eleitorado, o que vota, não o que responde pesquisa, será um belo segundo turno, com promessa de debate inflamado. Caso esta confiança não chegue ao eleitorado a tempo, teremos um segundo turno onde o Petista leva grande vantagem sobre Fogaça, desgastado pelo abandono do mandato da prefeitura da capital. Se confirmar Fogaça e Tarso num segundo turno, será a grande prova para Fogaça, beneficiado por candidaturas muito fracas do PT nas últimas disputas pelo Paço da capital.

O que não pode é o Rio Grande voltar a governos sonolentos como os de Rigotto e Britto. Apesar de Tucanos e Petistas terem enfrentamentos diferentes dos problemas do estado, ambos são governos de atitude. Mesmo que agradem alguns e desagradem outros, ao menos tomam posição, seguem suas ideologias e agem.

No final...

13 comentários:

Maneca disse...

O Matheus tem razão Yeda conseguiu várias coisas para o Rio Grande do Sul, como por exemplo:
- Ser mal visto no Brasil, Escolas de container, Nossa estrada esburacada, desrespeito a organização sindical, maior aumento para os maiores cargos e etc...
Mas estamos bem.

Jorge Luis Schnneider disse...

Isso aí Matheus. Eu também repensei e vou votar na YEDA dessa vez. Acontece que cansei, desisti e fui tentar a fira fora do Rio Grande. Agora sim vou votar na YEDA (há, há, há....), pois já não sofrerei as consequencias (estradas esburacadas, educação desvalorizada, falta de segurança, escândalos e mais escândalos, aumento de impostos, baixo crescimento econômico).

Ricardo V. disse...

Meus parabéns, Jorge, é mt bom, repensar. sabes q aqui em Mostardas tb teve casos semelhantes, ardorosos marnistas me disseram q vão votar nele de novo. Acontece q se mudaram p Bujuru e aí não correm mais o risco. esta é boa, pergunta pro Lauro Severo. quaquaqua. vota e se arranca aí é fácil. O comentário do Matheus é de uma passionalidade atroz. Primeiro ele se apaixona, dpois escreve m... seguindo o coração. Os governos tanto do PT qto da Yeda, foram inversos na maneira e iguais em resultados. Nada. Escândalos, autoritarismo, e, de bom, nada ou pouca coisa. A bandeira da Yeda, 'déficit zero' ela foi capaz de rasgar para patrocinar o período eleitoral que se aproxima e q é candidata sem sair do cargo. Eu não aguento. E o q é pior ela já convenceu o Brum. Ainda bm q é o Brum senão eu juro q ia ficar preocupado.

Anônimo disse...

Cada um tem aquilo que merece. Se a Yeda, novamente ganhar, é porque o povo realmente não sabe votar e fará jus à derrocada do Rio Grande.

Matheus Brum disse...

Ricardo V (tenho que chamar assim pois nem sobrenome parece ter) tenta novamente. Senta, respira fundo e tenta fazer uma crítica ao texto. Ao conteúdo do texto. Quem usa de "passionalidade atroz" é tu, que julga-me sem conhecer. Quem escreveu m.... foste tu. Me atacas, quando o teu alvo deveria ser o meu texto. O conteúdo dele. Não estou aqui a pregar moral de cuecas, apenas fiz afirmações, se não concordas, que argumente e mostre fatos que as contrariem.
Utilizando do teu palavriado, digo o mesmo: "Ainda bem que é o Ricardo V, se não eu juro que ia ficar preocupado".

Leonel disse...

Matheus, não concordo com o conteúdo do teu artigo, mas apoio integralmente a tua resposta ao Ricarco V. Mas, isso faz parte do debate necessário a aprimorar a democracia. O grande mérito desse blog é esse a democracia, publicando textos e posições as mais diversas, sem fazer censura ou restrições. Isso só colabora para enriquecer a política em Mostardas. Só leva tempo.

Nilson Maestri Carvalho disse...

Embora respeite a opinião do Matheus Brum, considero sua avaliação completamente equivocada. Seu relato sobre as relações promíscuas entre PMDB, PDT, PP, PTB, DEM (e outros participantes menos importantes deste verdadeiro bacanal partidário brasileiro) desvela um fenômeno histórico muito mais suculento que a sopa de letrinhas dos partidos atuais: o comportamento mesquinho, retrógrado e hipócrita das chamadas “elites” deste país. E é claro que setores do PT também se sentem muito à vontade nesta orgia..... Por isso acredito em outras vias, outros canais, outras alternativas (como este espaço “Mostardas Virtual”) que permitem resgatar os ideais humanísticos da verdadeira esquerda .....

Anônimo disse...

Se os progressistas estivessem tão orgulhosos como diz o texto,pois são a menina dos olhos de todos partidos que podem até escolher, porque não tem candidato próprio?
Como pode um partido se considerar grande e não ter um nome pra concorrer ao governo do estado?
Porque se são tão grandes se juntam com a candidata de um partido menor?
Enfim a resposta é que o PP sempre quer estar no governo não importa os meios pra chegar e imprimir a sua ditadura,ou será que as pessoas esqueceram que era a ARENA ,hoje PP, que escreveu a fase negra da história deste nosso país.

Matheus Brum disse...

Leonel e Nilson, parabéns! Só tenho elogios aos comentários civilizados e bem argumentados de vocês. Era este o propósito do meu texto, um debate saudável e vocês muito bem cumpriram este papel. Acho que o Nilson foi muito feliz quando utilizou o termo "Setores" para um partido. Eu diria que os setores existem em todos e também vale lembrar das "esferas" (municipal, estadual e federal).
O que busco aqui é ser coerente, ao menos tento.

Um Abraço!

Etelvina disse...

Valeu Matheu, tua contribuição é sempre positiva.

Anônimo disse...

NA HORA H, OS GRANDES PARTIDOS SE ALIAM, CONTRA O PT. O MEDO E´ GRANDE, DEPOIS QUE ESTE PEGA E´ DIFICIL LARGAR.

Juca disse...

Concordo com o Anônimo das 19:52, mas tem uma pergunta em cima disso. Porque será que todos se aliam contra o PT?

Anônimo disse...

Aqui em Mostardas, o prefeito e alguns vereadores tem ojeriza ao PT,e falam mal dos petistas mas em Brasilia tem ministros do PP com o Lula. E daì tudo bem????