.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Dia do Trabalhador

No ano de 1886 ocorreu na cidade de Chicago (EUA) uma manifestação de trabalhadores, tendo como objetivo a redução da jornada de trabalho de 16 horas para 8 horas diárias, tendo a participação de milhares de pessoas e início de uma greve geral. No dia 3 de maio um pequeno levante acabou com a morte de alguns manifestantes pela polícia, proporcionando um novo protesto no dia 4 de maio que terminou com o lançamento de uma bomba nos policiais que abriram fogo contra a multidão, matando 12 pessoas e ferindo dezenas.

Três anos depois em 1889 a Internacional Socialista reunida em Paris (França) decidiu convocar anualmente uma manifestação para lutar pela redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. A data escolhida foi o dia 1º de Maio para homenagiar as lutas sindicais de Chigaco. Nesta data em 1891 uma manifestação foi reprimida pela polícia com o resultado de 10 manifestantes mortos. Esse novo drama serve para reforçar este dia como um dia de luta dos trabalhadores. Meses depois a Internacional Socialista proclama esse dia como dia internacional de reivindicação por conquistas dos trabalhadores.

No dia 23 de abril de 1919 o senado francês aprova às 8 horas diárias e define o dia 1º de Maio desse ano como feriado. Em 1920 a Rússia adota esse dia como feriado nacional, exemplo que é seguido por muitos outros países. Até hoje os Estados Unidos não reconhecem a data como Dia do Trabalhador, mas no ano de 1890 o congresso estadunidense aprova por pressão dos trabalhadores a redução da jornada de trabalho diária para 8 horas.

Nenhum comentário: