.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Projeto de Vale Alimentação promete polemizar debate na Câmara



O governo municipal enviou projeto de lei para ampliar o benefício do vale alimentação aos servidores que certamente causará muita polêmica na Câmara Municipal e discussões políticas pela cidade. A proposta do governo amplia o pagamento do vale até os cargos de padrão VII e reajusta os valores do benefício. Até aí, a iniciativa é meritória e elogiável.

Os problemas se localizam justamente nos detalhes. O primeiro deles diz respeito as regras que estabelecem a perda do benefício nos seguintes casos (art. 8º):

I – Apresentar mais de 2 (dois) dias de faltas justificada no mês, perderá o valor do Vale Alimentação no mês subseqüente;
II – Apresentar falta não justificada, inclusive em um turno, perderá o valor do Vale Alimentação no mês subseqüente e acima de uma, perderá nos próximos 3 (três) meses subseqüentes, sempre contados a partir do mês da falta;

III – Os beneficiados nesta Lei que receberem advertência ou suspensão, e for recomendada pela Comissão de Sindicância ou no Processo Administrativo Disciplinar, após seu julgamento, com ampla defesa, perderá o Vale Alimentação pelo período de 6 (seis) meses;

IV – Estiver em Licença Prêmio ou recebendo seus vencimentos através do Fundo ou INSS;

V – Receber multa por excesso de velocidade em rodovias e após o Processo de Sindicância ou Processo Administrativo Disciplinar ficar comprovado sua responsabilidade, terá suspenso o Vale Alimentação pelo período de 6 (seis) meses;

VI – Estiver conduzindo um veículo oficial, de qualquer porte, a mais de 100 km/h (cem quilômetros por hora) e comprovado através da Sindicância ou Processo Administrativo Disciplinar, terá seu benefício suspenso pelo período de 10 (dez) meses;

Ora, o vale alimentação tem natureza salarial e tais disposições são de legalidade, no mínimo, discutível. Além disso, o vale alimentação não se incorpora na remuneração, nem constitui base de rendimentos para tributação e contribuição previdenciária.

Mas, o principal problema se encontra justamente na razões que levaram o Executivo Municipal a enviar a proposta para Câmara. O governo busca compensar o fato de não conceder o rejuste aos servidores na data base legal, pois está impedido de fazê-lo em razão de ter extrapolado o limite de gastos de pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00). Assim, a alternativa do vale alimentação, que é uma despesa de custeio, representa uma forma de reduzir o problema existente. Nesse sentido, consta na exposição de motivos do projeto:

Sabedores que somos de que os valores dos salários precisam ser recuperados, principalmente os que são atropelados pelo aumento do salário mínimo, que a pouco tempo atrás lutava-se por um salário mínimo de $ 100 (cem) dólares, sendo que hoje o mínimo está próximo dos $ 300 (trezentos) dólares, o valor do Vale Alimentação representará um ganho no salário dos Servidores que oscilará de 7,5% a 22%, sem descontos.

Contudo, sempre que o orçamento e o índice de pessoal permitir concederemos aumento e reposição salarial aos Servidores, como pretendemos conceder ainda em 2010.

Quando todas as esferas de governo têm noticiado recordes de arrecadação, Mostardas tem problemas com suas finanças públicas. A grande questão é o porquê o índice de pessoal no município está acima do permitido por Lei? Quais fatos ocasionaram esse desequilíbrio?

Também não podemos esquecer que será o segundo ano que o governo municipal desrespeita o direito dos servidores ao reajuste anual sob o mesmo argumento: desequilíbrio financeiro. O vale alimentação comtemplará a maioria dos servidores, mas não todos. Algumas categorias não estão incluídas, resultando em grave prejuízo na provável situação do governo não conceder reajuste algum nesse ano.

Essa questão tem que ser objeto de esclarecimentos pelo governo e cobranças de todos os cidadãos preocupados em contribuir para o progresso do Município. Esperamos, sinceramente, que o governo consiga superar seus problemas e honrar as promessas realizadas aos servidores que sofrem, desde o início deste governo, a desvalorização dos seus modestos vencimentos.

86 comentários:

Fábio Lemos disse...

Meus parabéns ao editorial do Mostardas Virtual. Finalmente uma matéria clara, objetiva e isenta. Fazia tempo q não me deparava com nada igual. O artigo permite q cada um faça o seu próprio vaticínio e forme opinião pessoal a respeito. Ao governo cabe explicar e nos dizer o q de fato está acontecendo. Se arrecadou a menos e, se a alardeada crise previa tal possibilidade, porque não se precaveu? Porque não gastou menos ao contrário do q fez? A pergunta é: de onde vem o desequilibrio financeiro? Só isso. Nada mais. A pergunta seguinte é: o q se está fazendo p estancar tal realidade? Pq na verdade não vemos nenhuma ação neste sentido, pelo contrário. Qdo foi criada a data base, somada ao ajuste do Faps, o servidor ganhou a garantia de q jamais ganharia menos, ou seja, haveria sempre e no mínimo reparação de perdas. Agora a realidade é outra e o servidor corre sério risco de ver seus ganhos corroídos pela inflação não reposta em função direta da política governamental. Chama a atenção nas mensagens dos PLs, a soberba do Prefeito chamando-se de GESTOR(terceira pessoa, mt cuidado com isso) e dizendo inaugurar uma nova era nas relações com o SERVIDOR. Empáfia q apenas atrai para si próprio e não ao seu governo a responsabilidade pelo q está acontecendo. É o caráter centralizador do governo ao vivo e a cores. Exposto c todas as letras tergiversando a respeito de uma falsa concessão q ao fim e ao cabo representa apenas perdas institucionais dos servidores. É a mesma realidade q não lhe permitiu atender a LOA 2009, assim como não o fará na data base com a LOA 2010. É uma pena, a corda sempre arrebenta do lado mais fraco. E desta vez a conta vai direto para o SERVIDOR inaugurando uma nova e indesejada era nas relações com seu GESTOR. Era de prejuizos irreparáveis que começaram em 2009 e não tem previsão de qdo vai acabar. Parabéns pela matéria. Pudera tivéssemos veículos de informação com a preocupação isenta deste blog e não nos vendesse falsas realidades e dourasse a pilula como nosso famigerado jornalzinho q teima em forçar q acreditemos em coelhinho da páscoa. Até.

Anônimo disse...

É SACANAGEM!!!
Estive na reunião da câmara nesta segunda(05/04/10) e escutei tanta palhaçada, que por hora até achei que estava no teatro teleco.
ouvi um veredor "que quando foi funcionário público até PANELAÇO fez" dizendo que sempre foi um ótimo funcionário. dá pra acreditar?
o mesmo disse na tribuna que os funcionários não gostaram do vale!!
de que geito???? qual funcionário não vai gostar de ganhar vale alimentação?
o que os servidores protestam é apenas uma das punições (duas faltas justificadas por mês) mas o vereador disse na tribuna que o governo se recusa a modificar qualquer coisa no projeto, é isso ou nada ele ainda deixou bem claro como fizeram no horário de verão.
pior foi o outro vereador que também é servidor afetivo, disse que sempre foi um ÓTIMO funcionário, mas... na verdade ele ia para casa as três horas da trade pelo simples fato de trabalhar na Marcílio dias e ter que almoçar lá. é mole ou quer mais.

Anônimo disse...

moeda tem dois lados; gestão pública também!!!!!
quantas mentiras na campanha municipal de mostardas, no primeiro ano do governo atual faltou 8,75% para os funcionários, no segundo ano vale oque? nada. os funcionários perdem anuênios plano de carreira, vereadores que fizeram panelaço agora ameaçam na tribuna da câmara, que eles podem dar, MAS TAMBÉM TIRAR.
QUE VERGONHA!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Isto é vale alimentação ou vale disciplina?
Se não se comportar bem não se alimenta?
Quanta vergonhera até parece que o governo atua de forma impecavel.

Anônimo disse...

Funcionários muito cuidado com o tal vale alimentação. Pois ele não é salário, ou seja, não vale para a aposentadoria e pode ser retirado a qualquer momento.

José Luiz disse...

O pref. Marne nunca valorizou os servidores. Já no primeiro mandato ele arrochou os salários. Ele não acredita na estruturação do serviço público. Olhem bem a justificativa do projeto. Só falta ele reclamar do aumento do salário mínimo. Se pudesse pagava menos de um salário para os servidores.

Anônimo disse...

Depois de ler a coluna do Moisés no Jornaleco local onde aparece os títulos MARNE 1 MARNE 2 , VALE ALIMENTAÇÃO 1, 2, 3, 4, 5, Fiquei preocupado como será quando chegar ao número 11, com certeza já terá ACABADO com a nossa Mostardas. Podemos dizer assim.... DITADOR 1 ......até 0 11.

Anônimo disse...

José Luiz, tu ta muito enganado, no primeiro mandato o Marne deu reajuste salarial de 38,83%. O maior já dado.

Anônimo disse...

G O V E R N A Ç O!!!!!!!

Muitos debocharam do ver. José Manoel quando ele dizia que o Antonio iria fazer um governaço. Olhem só que ironia!!! Hoje,após ver tudo isto que o Marne tem feito para destruir,humilhar e desvalorizar a comunidade e o funcionalismo Mostardense, tenho a certeza de que até aqueles que dobocharam do vereador José Manoel reconhecem também que ... O PDT fez um GOVERNAÇO... que saudades! Mas esta saudade todos poderão matar em 2012! Até lá!

Anônimo disse...

olha a politicagem ai gente, cuidado porque o governaço também não valorizou os funcionários, o 10% ficaram para trás igual aos 15%, comparam mas todos os que passaram na cadeira de Prefeito não valorizaram o funcionalismo, vamos discutir a situação sem politicagem por favor, porque o Antonio também não valorizou os funcionários, não aumentou o vale e éra igualzinho como hoje está tinha bastante ccs FGS, contratos emergenciais etc etc, parai chegaaaa de politicagem, entra juca e sai manduca só troca as moscas

Marcos disse...

É vale disciplina, e vale é gratificação, na Madem quem faltar a 1 dia de serviço com atestado perde o vale, não é aumento de salário.

Anônimo disse...

A inda falam em PDT, foi péssimo Governo que só empregou Rico e hoje nem Vereador tem na Câmara, ou ta mau assessorado

Leonardo disse...

Concordo com o Marcos, vale é gratificação ao funcionário, não incorpora ao salário e o Administrador da para valorizar aquele funcionário pontual, que não tem falta sem justificar e que só falta quando realmente adoeçe,por isso é vale disciplina é uma maneira de repensar em não colocar atestado por qualquer dor no pé, a madem e várias outras exige esta disciplina, porque que o serviço público tem que ser diferente?

Anônimo disse...

É isso aí se depende do Paulo Pereira o PDT tá perdido!!!! Da-le 11. O PDT é cego ou não qué enxerga
ess poca vergonha??

Renato L. disse...

Sabem qualé o segredo do chargista????? É dizer em um quadrinho o que precisaríamos de várias folhas para dizer igual. Perfeita a charge.Perfeita.

Anônimo disse...

toda empresa tem que ter disciplina, porque funcionario publico que nos populaçao pagamos quer ser diferente.

Unknown disse...

concordo com o anônimo de cima que concorda que para ganhar um benefício tem que ter sim regras. Nada mais justo valorizar quem realmente merece. Ou será que é porque é prefeitura não tem que ter critérios?

Sérgio disse...

Ninguém está contra o Vale Alimentação. O problema é que ele está sendo utilizado para encobrir o fato que os servidores estão há dois anos sem reajustes. Muitos já estão com o salário básico abaixo do mínimo. O atual governo está praticando um grande arrocho salarial e, ardilosamente, encobrindo esse fato com a falsa polêmica sobre o vale alimentação. Os servidores querem é aumento salarial e valorização, o resto é disfarce e dissimulação.

Renato B... disse...

querem regras para disciplinar o funcionalismo publico em troca o vale, chega a ser criminoso pois a alimentação de nossas familias e sagrada. Imaginem um servidor padrão l que deve receber mais ou menos R$ 320,00 liquido por mês trabalha de sol a sol 44hs semanais, tudo que ele tem é o vale no fim do mes ai adoece tem que gastar com remedio e sua alimentção fica comprometida (de seu filhos) pois vai perder o vale. Por outro lado a regra ¨lei¨ que diz que nenhum funcionario trabalha para receber menos de um salario minimo, ai não tem regra ou lei para cumprir. vi falar que o terceiro dia de falta pode ser negociado. ¨se for do time, tudo bem se não for perde o vale¨. para os amigos do rei os privilegios da lei, para os inimigos do rei os rigores da lei. anotem bem este depoimento. A uma ideia para os ditadores porque não dar um abono para o bom funcionario, não sacriquem ainda mais a alimentação de quem ganha uma verdadeira miseria como os padroes 1,2,e3.

Unknown disse...

me desculpe Sérgio, mas reposição e aumento é uma coisa e vale alimentação é outra completamente diferente. Eu entendo que o que tem se visto aqui no blog é uma disputa idiota por política. Só vejo críticas contra o Prefeito, o Pedone. Porque será? Eles foram eleitos para um mandato de 4 anos e cabe o povo na próxima eleição analisar o mandato. Apenas começou o segundo ano. Calma gente. Mostardas deve ser maior que tudo isso, vamos valorizar as coisas que são dadas, as ruas que estão começando a ser limpas. Vamos olhar para o horizonte e termos a convicção que nossos governantes vão saber nos levar para o caminho do desenvolvimento. Eu não quero entrar em defesa de ninguém, mas acho injusto o que tem ocorrido aqui. Insinuações, fofócas, intrigas, baixaria. Quem ganha com isso?

Anônimo disse...

Atenção povo saiu a Marta da defensoria do governo entrou a Miriam.

Juca Lopes disse...

E é tudo com m.

Renato B... disse...

Amiga miriam em primeiro lugar reposição e aumento são coisa diferentes. segundo, aqui tem pessoas formadores de opinião e professores que provavelmente não fora teu educador, ate mesmo autoridades ou estou errado. terceiro, as ruas limpas por favor o lixo ja estava de aniversario nas ruas, faz 1 ano 4 meses que ja passou so agora estão limpando. A unica coisa que tem e um verdadeiro cabide de emprego, e pior ¨eles ajeitam os ajeitados¨. Eu não vejo entre os cc, fg e estagiarios pessoas que verdadeiramente merecem como a comunidade da vila. Miriam não deixe eles te iludir um abraço.

JC disse...

E rompante do tal de André Soares que é muito democrático foi ontem a tribuna e no seu estilo mais democrático impossível disse: Ou é isso ou nada?

Renato B... disse...

querem patrolar o projeto pois tem a maioria (palavra do ver. andre), se sobra patrola porque não manda uma aqui na vila ou para as estradas do interior pois estamos no periodo de safra

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo que disse que a MADEM desconta o vale de falta. Tudo bem, só que o MARNE quer ficar com os 17 vales que seriam do funcionário no caso de três faltas JUSTIFICADAS. Isto pra mim não se chama disciplina...ficar com o que é do outro tem outro nome.

Ricardo V. disse...

Mirian, quem misturou vale alimentação com salário foi o GESTOR, repara na mensagem do PL em q ele diz q o Vale Alimentação equivale a um aumento salarial de 22%. Quem mistura qdo quer deve provar da mesma mistura qdo não lhe serve. Certo ou errado? No mais o Vereador André tem razão e eles podem fazer o q bm entenderem pois tem maioria. É por isso q não tem aumento de ganho e sim de funcionários como foi votada criminosamente carta branca para o GESTOR chamar mais vinte e tantos funcionários estáveis. esta é a mistura. Nunguém quer criticar ninguém levianamente, mas tem q perguntar pro Pedone onde estão os seus Pedidos de Providência no Governo anterior. Não valem para o seu próprio??? E a criação de cargo na Câmara em plena crise, é exemplo de algo??? É isso Mirian, pergunta a eles primeiro depois vem preconceituar as opiniões generalizadas q apenas refletem o descontentamento de quem se sente enganado.

Anônimo disse...

Só sei dizer que vão acabar perdendo tudo, nem aumento nem vale alimentação, pois estão cheio de marra o Projeto era pra ser votado dia 12 de abril, agora o sindicato dos servidoes larga um edital de uma reunião que eles vão fazer dia 14 ainda,para falar sobre o vale, ngm merece em vez de fazerem os ajustes que tem que fazer no Projeto que são poucos e resolverem isso ja dia 12, não ficam se amarrando fala sério...OS PARECERES COM CERTEZA ESSA SEMANA ESTÃO PRONTO, TUDO CERTO PRA SER VOTADO DIA 12 E O SINDICATO EMPACA, PQ NÃO MARCARAM ESSA REUNIÃO PRA ESSA SEMANA AINDA PARA LEVAR PARA OS VEREADORES ALGUMA SUGESTÃO NA SEGUNDA NAS COMISSÕES DA CÂMARA...COM ESSA AMARRAÇÃO TODA O VALE NÃO SAI EM JUNHO AINDA...DEPOIS NÃO VÃO DIZER QUE SÃO OS VEREADORES QUE ESTÃO EMPACANDO ATÉ A VEREADORA QUE NÃO É DO GOVERNO VAI APROVAR O PROJETO COM ALGUMAS RESALVAS QUE TERÃO QUE SER FEITAS...
E QUEM NÃO QUER O VALE???

Anônimo disse...

Minha opinião é que o vale, vale sim para ajudar as famílias que dependem do salário da Prefeitura, mas não podemos nos acomodar, porque vale pode-se tirar a qualquer hora, e reajuste pelo menos da inflação temos que ganhar, o indice de pessoal tá muito elevado, senhores vereadores, secretários e sr.Prefeito, será que não tá na hora de rever quantos contratos emergencias, FGs e CCs são realmente necessários? Será que precisa tantos assessores e chefes? Será que não dá para repensar isso, e dar uma folguinha no indice de pessoal? Acho que dá para fazer mais alguma coisa além é claro do que já foi feito, com menos 03 secretário, que já é um passo. Ao invez de ficarem brigando na Câmara, quem sabe pensar juntos para o futuro!

Anônimo disse...

Quem vai pensar?
Te perguntaram a tua opinião?
Eles fazem tudo como querem não tão nem ai pro funcionalismo e o resto da comunidade.
E foi dito por um vereador é isto ou nada.Então pensar o que com quem?
A nos só cabe aceitar ou criticar pois eles pensam e agem de acordo com a vontade deles.
Se o pouco que tinhamos uma mera eleição de diretores nos foi tirada depois de muito apelo para que isto não acontecer.
Tu achas que vão ouvir alguém de nós o povo?

João disse...

Muito bem colocado pelo anônimo acima e ao tocar no que já citou o JC sobre como funciona a base do governo na câmara de vereadores que se esqueceram que são funcionários.

Anônimo disse...

Este pessoal do governo e vereadores não devem se esquecer que 4 anos passa rápido demais e talvez voltem aos seus cargos de funcionários pra reclamar e exigir do próximo governo os direitos que hoje negam aos seus colegas, só pra ficarem bem com seu partido.
Lembrem-se não é o partido que paga o salário do funcionalismo.
Falta coerencia neste pessoal que é funcionário ou foi um dia.

SISPMM disse...

Em respeito aos leitores idôneos, pessoas de bem que merecem nosso respeito e principalmente aos nossos Servidores Públicos é que estamos aqui para esclarecer algumas afirmações feitas por uma pessoa que não se identifica (ANÔNIMO) e por isso não merecia nossa atenção. Pois bem, vimos aqui esclarecer que o SISPMM é uma instituição legalmente constituida e que visa defender todo e qualquer direito dos servidores públicos ao contrário do que disse o comentarista anônimo desinformado o SISPMM jamais foi contra ao Projeto de Lei 048/2010 o que ocorreu foi um pedido de espera para estudo do documento antes que este entrasse em processo de votação, visto que no projeto contém algumas cláusulas que entendemos como incoerentes ou punitivas.
Eis que na Sessão Legislativa do dia 05/04/2010 fomos "agraciados" com a seguinte afirmação em relação ao projeto em pauta "ou é isso ou nada".
Por isso contamos com a presença de todos os servidores na Assembleia do dia 14 de abril, as 18 horas pois na oportunidade estudaremos questões pertinentes e tomaremos algumas decisões.
Sempre a favor da maior transparência possível estaremos sempre à disposição das pessoas que merecem nossa atenção e apreço para todo tipo de esclarecimento.
Atenciosamente,
Prof. Jorge Brum
presidente do SISPMM

Leonel disse...

Parabéns, professor Jorge Brum. A atuação do senhor é irretocável, valorizando a entidade que representa.

Anônimo disse...

O Sindicato entrou com pedido de espera, mas não consultou os servidores antes? como? 1º teria que faser a assembléia p/saber as opiniões dos socios, quer dizer que na 2º feira o projeto não vai ser votado novamente? porque a reunião é só dia 14, este projeto vai para as cucias, me desculpe o sindicato mas estão muito atrasado quando refere-se a assuntos de extremo interesse dos seus socios,continuo na mesma opinião o sindicato não é contra mas fica segurando um projeto por causa de meia duzia, quanto a ser anônimo qual o problema, muitos colocam nomes falso aqui e para votar em aleições o voto é anônimo, portando elege representantes para nos representar, inclusive o voto para o sindicato é anônimo e elegeu esta comissão que ai está.
Nada contra o sindicato mas tem que ser reprentante da maioria não da minoria, e antes de tomar uma decisão de pedir para segurar projetos teria que haver uma assembléia extraordinaria para consultar os servidores, não sair por ai tomando atitudes, dai falam em ditadura do governo , o sindicato também tomou uma decisão sem democracia,pedindo para segurar um projeto sem ao mínimo saber a opinião da maioria. Sou servidor, e socio do sindicato, não me indentifico por ter meus motivos um deles é peseguição, e o dono do blog não exige a condição de indentificação talvez por entender que ainda não vivemos num país totalmente democrático. Me desculpe Prof Jorge mas o senhor também deveria entender a condição dos anônimos.

Anônimo disse...

QUE SAUDADE DO ZÉ ALFREDO!!

Anônimo disse...

Parabéns ao comentario anterior do anônimo, no mínimo respeito a uma opção de não se identificar para se proteger, mas são pessoas com opiniões, quanto ao sindicato concordo que estão pisando na bola, se o projeto não for votado ou se os vereadores reprovarem vai ser entendido que os vereadores votaram pela maioria, pois o sindicato se identifica como a maioria, e não é bem assim pois ainda não teve uma reunião para pedir a opinião da maioria, vai acabar os servidores perdendo uma gratificação que ajudaria e muito a categoria.

Anônimo disse...

concordo que o vale tem que ter restriçoes , pois quem leva a serio seu serviço,merece seus meritos.

Renato L. disse...

O servidor anônimo acima faz considerações mt relevantes. Mostra-se preocupado com a votação do PL com a maior rapidez, e preocupa-se com a possibilidade de perder o benefício. Nós q não vamos sentir na carne, aliás no bolso, a possibilidade de ficar sem o benefício atrevemo-nos a emeitir opiniões. Mas a realidade é q o servidor, com sua atitude absolutamente compreensível, faz desnudar o X da questão. Da maneira como está posta a coisa, 'ou é isto ou nada' então é claro q deseja ele 'isto' o presente, mesmo ciente do embuste. Quem somos nós p contestá-lo? Esta ajuda pode ser essencial para a sua situação presente, então... enfim. O certo é q um dia teremos todos nós q enfrentar a incompetência e a tirania, e isto não se faz e não se fará, sem sacrifícios. Mudar a mentalidade, respeitar, neste caso, o SERVIDOR, esta sim é a grande questão, q o governo dxa d enfrentar e passa a ludibriar acenando com um Vale alimentação condicionado a bom comportamento funcional. É complicado. O governo da mostras reiteradas d q está perdido. É visível o esperneio atrás de soluções mágicas. Isto é clássico em governos autoritários em situação de inviabilidade. Olhem ao redor. Capivari tem passeio a beira da RST-101, uma pequena obra maravilhosa q sai de cabeças com espírito administrativo além do ordinário. São Leopoldo me disse seu secretário já angariou 150 milhões em emendads parlamentares. Palmares, SJ do Norte e Rio Grande demonstram grande crescimento e Mostardas. Bem Mostardas é isso ou nada. É complicado. É preocupante.

Anônimo disse...

Esta fraze "é isto ou é nada", vai ficar marcada, até já virou piada!!
Quanto ao sindicato, tenho que defender, pois ele não teve tempo hábil de fazer uma asssembléia, depois que o projeto entrou na CÂmara até a suposta data de aprovação. Se o Sindicato fosse consultado sobre as punições, antes do executivo mandar o projeto para a Câmara, talvez tivesse tempo para fazer uma assembléia, antes de sua aprovação. Sr Presidente, como sócio do SISPMM, minha opinião é que o Senhor vá até a Câmara e fale para os Senhores Vereadores que aprovem este Dito projeto, já que beneficia muitos servidores, depois vamos ver o que vai dar com as punições. Ainda é melhor o Vale do que nada! E por fim vamos a luta para conseguir nossa reposição, isto sim é que vai contar.

Renato B... disse...

É preocupante sim, já comentei isto, em quanto outros municipios vão para frente Mostardas é o contario, é só olhar e ver veja a expocace/ovearte. e o governo o q faz para melhoria? quando deveria diminuir o indicie de pessoal para fazer caixa! não ele manda um projeto para aumentar mais 24 servidores. os funcionarios servidores que ganham uma pagatela ate menos de um salario minimo o governo deveria dar um aumento digno para melhorar o serviço por exemplo! não ele cria um projeto de para dar uma merreca (vale) para os pobres servidores e em vez de ser um beneficio vai ser um meio de punir o servidor, sem falar quando se aposentar que dai o vale não vale nada e pior se não aprovado este projeto cheio de complicações para o servidor o culpado vão falar que é a camara ou o sindicato e ainda ameaça ¨patrolar o projeto, retirar, ou isso ou nada¨. este é o governo q temos em Mostardas. O que o vereador do governo falou na camara (a frase acima) demostra um desrespeito a democracia aos servidores uma verdadeira ditadura. tem que mudar vamos na camara segunda feira, eu vou .

João disse...

A minha dúvida é a seguinte como tem muita gente que ganha menos que um salário mínimo (contra a lei) ele não quer dar o vale para atingir o salário e não dar o aumento para chegar no mínimo que é o que realmente o que deveriam ganhar como salário?

LIDIA disse...

LIDIA! VENDO UM COMENTARIO NOBLOG MUITO ME CHAMOU ATENÇAO QUE SAI MARTA E ENTRA MIRIAM. GENTE ISTO É MUITO REAL ESTE DISFARCE DOS EMES. O POVO NÃO ATINOU QUE TAMBEM COMESA COM A LETRA M E QUE DEVENDE TANTO ESTE GOVERNO SO MUITO BURRO PARA NÃO SABER QUEM É. NÃO É O PREFEITO.

Anônimo disse...

Acompanho quase todas as sessões na Câmara e depois de ler todos os comentários acima, chego a seguinte conclusão: Há pessoas que por insucesso político vão sempre detonar o Governo atual e escrevem barbaries e assinam ANÔNIMO. Vocês não sabem que tem servidores públicos que vivem de atestado e muitas vezes são vistos fazendo bico por fora??? Nunca viram motoristas da Prefeitura emparelhando os buracos na RSC 101 em alta velocidade, colocando em risco as pessoas que carregam e destruindo os carros que nós pagamos.Tem gente que não obedesse ordens com educação, só na base da punição.Tão dizendo que o aumento do Vale Alimentação é aumento de salário, isso não é verdade??? O vereador PAULO PEREIRA é o único que se salva na Oposição, ou o JUNIOR é melhor que ele??? Por sinal esse disse que tinha que liberar tudo na Prefeitura e não punir ninguém!!!
Quem foi na´sessão do dia 07/04 viu o grupinho de servidores da prefeitura lá na porta da Câmara dizendo piadas, pois são aqueles que acham ruim as penalidades, isso diz alguma coisa ou nâo???
VALE ALIMENTAÇÃO, REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA!!!
O Executivo valoriza ou não os nossos trabalhadires públicos!!!???

João Ricardo de Souza disse...

NÃO. O executivo NÃO valoriza os trabalhadores públicos. VALE ENGAMBELAÇÃO e REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA JÁ REDUZIDA, tá mt longe de valorizar o trabalhador. Ficar devendo, 8,75% do aumento previsto para 2009, não é valorizar o trabalhador. Não sabeer quando poderá dar A REPOSIÇÃO prevista para 2010 NÃO é valorizar o trabalhador mpúblico. INCHAR a Prefeitura e a Câmara com CARGOS desnecessários e caros NÃO é valorizar trabalhador nenhum. Acorda meu, em qual o mundo que tu vives. Acorda e entende que este é o PIOR governo para o SERVIDOR PÚBLICO, mesmo o disfarce do VALE ENG. NÃO será capaz de encobrir a triste realidade que É INFELIZMENTE de AUTORITARISMO e INCOMPETÊNCIA. Acorda meu, e não te esqueças, OU É ISTO OU NADA.

Etevelvina disse...

Salário menor, compras menores, comércio mais fraco, menos empregos, menos oportunidades, e o município andando para trás. Triste...

Anônimo disse...

Meu caro Professor Jorge Brum, sei que não precisas que o defenda, mas lendo os comentários aqui postados pude perceber algumas leviandades refletidas diretamente na sua pessoa. Por isso gostaria de dizer que o conheço, bem como o seu trabalho de educador e sei do ser humano justo e bondoso que és. Creio que não seria porque agora estás presidente do Sindicato dos Servidores da prefeitura que irás perder o seu brilho de honestidade para com os seus colegas também servidores. Sugiro que não consideres opiniões de comentaristas que não sabem a diferênça entre "anônimo" e "secreto", comentaristas que desconhecem uma real situação e se metem a comentar de maneira infundada. Por fim, siga sua caminhada respeitando os pensamentos dos outros mas defendendo suas idéias como sempre fez. MUITO SUCESSO. Um grande abraço

Anônimo disse...

Li as opniões ,e vi como o servidor publico é desunido,quero dizer,que se ta bom pra mim os outros que se dani,a secretaria de obras é a unica que trabalha no pesado,gostaria de saber se a MIrian trabalharia uma semana batendo inchada no sol quente,como ficaria ,sua coluna e articulações,pois eu sei como ficaria,com certeza não seria nada bom.Enunca ninguem disse que não queria o vale e sim as restrições impostas.Mas como estamos vivendo um governo,absolutista,centralista,autoritarista e dono da bola,se o não ganhar o jogo recolhe a bola e vai embora fazendo birra que nem criança mimada,só nos resta o sindicato espero que o sindicato saia da esfera burocratica e tome uma atitude mais drastica.Por que esse governo não entende uma boa conversa.(ou é do seu geito autoritario ou nada).

SISPMM disse...

Primando sempre pela transparência dos fatos é que estamos aqui mais uma vez para elucidar determinadas afirmações e explicar aos nossos associados o que de fato está acontecendo com relação ao posicionamento do SISPMM com relação ao Projeto de Lei 048/2010 que trata do Vale Alimentação. Ao longo da manhã desta segunda-feira dia 12 de abril faremos a entrega de um documento ao Poder Lesgislativo tratando da questão em suma. A edição deste, aqui feita, visa informar a todos que por ele possam interessar-se. Ei-lo:

Of.SISPMMnº.10/2010 Mostardas, 10 de abril de 2010.


Senhor Presidente,

Ao cumprimentá-lo cordialmente e aos demais membros dessa Casa Legislativa, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, vem informar que, lamentavelmente, exime-se de uma posição objetiva acerca do Projeto de Lei 048/2010.
O primeiro motivo vem da obrigação de cumprir-se o Estatuto Social do Sindicato, o qual enuncia dos artigos 9º ao 11º, a obrigatoriedade de uma Assembléia Geral, com aviso antecipado, de no mínimo dez (10) dias, a fim de amplo conhecimento aos associados.
O segundo motivo advém do não recebimento de parecer da Assessoria Jurídica acerca do Projeto, o que, consequentemente, impossibilita uma ampla divulgação aos servidores das vantagens, prejuízos ou legalidade do mesmo.
Desse modo, deixamos claro que o Sindicato não pode apresentar uma posição concreta, em vista do pouco tempo para discussão. Porém, está atento para as futuras implicações que tal projeto acarreta na relação gestor público e servidor e que vão além de um simples benefício imediato para compor a remuneração do servidor, conforme enunciado na mensagem do projeto 048/2010.
O tema em discussão não se esgotará à curto prazo, pois existem outras dificuldades existentes na execução dos serviços públicos, principalmente, no tocante as condições de trabalho e remuneração defasada dos servidores.
Por fim, deixamos claro que os Servidores Municipais devem cumprir suas obrigações, e a cumprem, mas devem ser respeitados nos seus direitos, e não punidos pelas deficiências apresentadas durante as várias sucessões governamentais.
Soluções existem e os Servidores Municipais estão dispostos para, juntamente com a Administração Municipal, encontrarem uma saída. Porém, desde que motivados para tal, e não considerados com os vilões pelas mazelas dentro do Serviço Público, tanto em nível municipal, quanto estadual ou federal.
Sempre a disposição dos Senhores Vereadores e da Administração Municipal, despedimo-nos com a certeza de que é na discussão democrática, está o caminho para a resolução dos principais problemas que afligem, tanto servidores quanto gestores.
Atenciosamente,


Claudio Madeira Coelho
Vice-Presidente – SISPMM

Jorge Gilmar de Souza Brum
Presidente - SISPMM

Atenciosamente,

À Diretoria

Anônimo disse...

É claro a gente entende o Presidente Jorge. Primeiro o Projeto veio para depois dialogar. Isto é notório em governos desta estirpe. O q pode fazer o Presidente se o Lider do Governo disse que 'ou é isso ou nada"? Respondo Nada. Se 'isto' é quase nada, 'nada' é nada mesmo. E ninguém q pega na enxada 40 horas por semana pode relegar 100 pila por mes. Eu acho q está certo o Presidente, primeiro 'isto' depois vamos ver como é que fica. Não se esquecçam tem 5 % previsto para maio. Não se esqueçam. Vamos agarrar 'isto' e depois lutar pelo que temos direito.

Renato B... disse...

É complicado mesmo este projeto pois o executivo quer sair numa boa dessa, só fica bem complicado para o sindicato e para os vereadores, o sindicato não tem tempo para reunir os servidores e tomar uma posição; a camara principalmente a minoria como ver. paulo, ver. junior, ver. cecilia e a ver. greice se pedir mais uns dias para votar assim o sindicato faz uma reunião com os servidores que é o correto e chegam juntos para ajudar os servidores, mas complica (pois é o que o executivo quer ficam mais um mês sem pagar o vale), mas quem vai ter coragem de pedir tempo e deixar o servidor mais um mes sem vale! aí este vereador vai ser arrastado em praça publica mesmo tentando melhorar a lei do vale (defendendo o servidor) e se votar contra esta lei que é em partes um verdadeiro absurdo, nem se fala, mas vai estar defendento nós servidores publicos. por isso que é complicado a meu ver, aaa indepentente de tudo que pode acontecer o prefeito vai sair numa boa pois é isto ou nada.

Anônimo disse...

Que bom que o sindicato está respondendo inclusive para os anônimos, porque no 1ºartigo pode-se diser artigo, que uma pessoa se identifica como anônimo não mereça atenção, é sempre assim des de outros carnavais o sindicato está sempre atrasado, não é nenhuma novidade e tem mais é que se eximir e lutar é por uma reposição justa, e o aumento do salário, mas antes de ir o PL p/Câmara por favor, porque depois de ir não adianta nada,´depois é só para atrasar mais as perdas que os servidores estão tendo, não vai o sindicato faser igual ao ano passado, que o aumento já estava sendo votado naquele dia e o presidente da época nem na Câmara estava, e ainda teve coragem de dizer que não sabia, por favor vamos ser mais atentos nas datas, já estamos indo p/final de abril, vamos discutir o reajuste.

Anônimo disse...

Sou funcionária(o) pública(o) e por isso não irei me identificar.
Segundo nos foi informado o vale servirá como uma gratificação aos funcionários não isentando o Governo do aumento de salário. Achei interessante as regras, pois assim beneficiará os bons funcionários e punirá àqueles que dão a má fama ao serviço público. Não entendo o pq desta discussão toda, gostei muito do Projeto e prefiro aguardar os resultados para depois me pronunciar se ele realmente foi um "cala boca" ou se foi uma atitude louvável do Governo atual.
Quanto ao "isso ou nada" do referido vereador, em nada me admira, pois pelo que conheço pessoalmente do mesmo, é desse tipo pra pior, sinceramente não sei como elegeu-se, ou melhor, sei, com o voto de pessoas que infelizmente não o conhecem de verdade,não conhecem sua falsidade...Fazer o quê...
Amanhã tem a tal reunião do Sindicato, é esperar pra ver o que vai dar...

marcelo disse...

os funcionarios qe faltan vao comtinuar fazendo e nos vamos comtinuar pagando como sempre o bom paga pelo ruim

Renato B... disse...

É eles querem crucificar alguem como falei uns dias atras para não pagar o vale em junho e desmoralizar algumas das instituições e conseguiram. O executivo iria crucificar a camara ou o sindicato, sobrou para o sindicato desta vez pois não podem se manifestar na camara mas fiquei ate o fim e vi que dois vereadores falaram em favor do sindicato pois o sindicato pelo que sei quer tomar possição antes de ouvir todos os servidoes e não teve tempo. Eu não entendi porque o projeto não foi votado pelo que vi no blog o sind. não pede para que o projeto não seja votado só informa que não teve tempo para reunir os servidores. Na minha opinião não votaram o projeto para crucificar o sindicato.

Renato B... disse...

A, um vereador do governo fez comentarios referente aos anonimos varios ¨elogios¨ que não tenho estomago para divulgar neste blog, porque eu respeito a opinião de todos independente do anonimato

Anônimo disse...

É ótimo ler o comentário centrado do anônimo que se diz funcionário público acima. Apenas deve se fazer algumas considerações. O Vale Alimentação para não ter reflexo no ganho do servidor inclusive peso no índice DP proibitivo P/C do governo, TEM que ter natureza INDENIZATÓRIA. Assim sendo NÃO pode ser condicionado a bom comportamento. Bom comportamento tem as suas próprias régras e o governo tem de aplicá-las ao invés de condicioná-las a concessão de um benefício de natureza peculiar. a discussão prende-se a este fato e ao fato de que é nítida a intenção do governo em tapar o sol com a peneira e fazer do vale o substituto de sua obrigação principal q já não cumpriu no ano anterior e não parece disposto a fazê-lo neste pq comprometeu por conta e risco essa possibilidade. Então a discussão é MUITO IMPORTANTE para o servidor. Qto ao vereador em questão, quem não conhece? Concordo em genero número e grau.

Anônimo disse...

Quanta besteira, tem gente que come frango e arrota caviar, mas se não está gostando ou acha que está ganhando pouco , pede para sair, se está tão ruim assim, exoneração já. Com todas estas reclamações só podem ter um emprego melhor em vista. Tenho certeza se fosse outro Prefeito ja teria retirado o projeto, em com razão. Na minha modesta opinião vamos trabalhar para ganhar o vale e depois ir atras da reposição, só assim conseguiremos nossos objetivos. Devemos sim buscar a reposição, mas quem não quer ganhar o vale, por favor entendam, tem gente que precisa. Acho que a atitude do sindicato foi lamentável pois está decidindo pela minoria (diretoria) e isto não pode mais acontecer, pois já sabiam do vale na reunião que tiveram com o prefeito, porque não conversaram novamente antes do prefeito mandar o projeto para Câmara. Esperam o que. E se perdermos o vale.

Anônimo disse...

O gente voces ainda não notaram que o governo faz o que bem quer e não adianta se o sindicato tenta dialogar,foi assim na eleição dos diretores e será assim novamente,o cara é ditador faz o que quer não ouve ninguem.Só tem uma coisa se ele tá lá foi com consentimento do povo que o colocou lá agora é tarde pra reclamar.

Anônimo disse...

Só espero que este povo não tenha memoria curta e eleger ele novamente,se for assim é porque o pessoal gosta da chibata.

Anônimo disse...

ô vida de gado, povo marcado, povo feliz. Essa é Mostardas hoje.

Anônimo disse...

Elegeu 3 vezes o Antonio Terra gosta mesmo de apanhar

João disse...

Ao anônimo acima não foi o Antônio Terra que saiu por aí com o Marne de baixo do braço dizendo que ele era o candidato dele. Quanta coincidência.

Anônimo disse...

E a Ovearte deste ano ouvi dizer que será junto com o festival das aves dia 4 de novembro.
Será verdade isto?

SISPMM disse...

No sentido de sempre manter a transparência e a coerência que aqui estamos para informar a todos que possam interessar-se sobre a decisão da Assembléia Geral Extraordinária, realizada dia 14 de abril passado, em nossa Sede Social, momento no qual os sócios decidiram, por maioria absoluta, pela aceitação do Projeto de Lei n.º 048/2010, exatamente, como foi apresentado.

Atenciosamente,

Prof. Jorge Gilmar de Souza Brum
Presidente do SISPMM

Anônimo disse...

VOCES ESTÃO LENDO E ANALISANDO O PREOJETO ERRADO. PRESTEM ATENÇÃO...

Anônimo disse...

è verdade me falaram sim que leram o projeto errado na assembléia, mas terminou a polemica do vale? que bom, até que enfim teve um final, pelo geito os servidores optaram, pelo melhor, quantos anos sem um vale, pena que já tem vereador de dono da cria, mas não adianta os servidores não são cegos.

Anônimo disse...

Esta certo o Sindicato e a assembléia é soberana, não se questiona, acata-se o que é do desejo da maioria. Assim é a democracia e contra ela não há argumentos. O Sindicato pode agora referir sempre a legitimidade da escolha.

Anônimo disse...

Outro dia uma professora filiada do PP, que fez campanha p moisés,estava conversando no calçadão as 4 horas da
tarde com alguem da oposição, foi xingada pela chefia. Parece mentira mas é verdade. O nome dela começa com J. Perguntem a ela, que ela confirmara.Conhecendo-a ela deve esta furiosa com a gente que ela tanto ajudou.

Anônimo disse...

Um dia deste uma prof. estava falando no calçadão com alguem da oposição, as 4 horas da tarde,ela foi xingada pela chefia.Isto q é filiada ao PP e fez campanha p moiés, o nome dela começa com J. Ela deve estar furiosa
Parece mentira mas é verdade. Perguntem a ela.

Anônimo disse...

gente vocôes tem q ver nas escolas
tem professores com 3 periodos de ou número pequeno de aula. Dai inventam(as diretoras indicadas), que estão em alguma atividade. Acreditam. Papel aceita tudo. Vale a pena conferir.Não me identifico porque sereiprejudicdo(a) mais do que já sou.

Anônimo disse...

Quanto a decisão da assembléia, chega ser vergonhoso, governo enviou os CCs e Fgs para decidirem é o que eu fiquei sabendo, isso é democracia ou medo de perder a tetinha? Ja a respeito do vale, o projeto fere a constituição que é nossa lei maior! Tem uma matéria a respeito do assunto no Mostardas Online http://mostardas-br.blogspot.com/

Anônimo disse...

parabéns ao sindicato que respeitou a decisão da maioria.

Anônimo disse...

Pena que a maioria não tiveram os esclarecimentos necessários para saber de toda inconstitucionalidade do projeto e muitos itens que estão exigindo para poder receber o vale pode ser enquadrado no ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO.
Pobre pessoal que no desespero de aumentar seu salário aceitou já que o lider do governo disse que é isto ou nada,e assim vão explorando quem precisa sustentar sua familia e o governo ditador consolidando seu pensamento eu mando e tem que obedecer.

Anônimo disse...

Está de PARABÉNS a diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais que fez valer o verdadeiro sentido da palavra DEMOCRACIA (decisão de maioria). Ultimamentre isso é coisa que pouquíssimas pessoas conhecem...

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo acima a decisão da assembléia foi uma vergonha, não só os CCse FGs,mais aqueles concursados que recebem R$ 500;00 a mais no seu salario porque estão em comisssões também apareceram por la, o motorista mais conhecido como Se vira nos 30, também apareceu por la para dar uma forcinha para o executivo. Foi uma maioria comprada isso sim! Onde estão vendo democrácia nessa faucatrua toda

Anônimo disse...

A assembleia foi respeitada conforme a maioria quis, mas não na totalidade, teve muito voto contra o projeto do prefeito, que colocou seus defensores para fazer faler a sua vontade, teve gente inclusive que não queria a reposição salarial dizendo que o governo não tinha de onde tirar. O prefeito aí concordo com o Prof. Alvaro ele vai passar e nós ficamos é triste ver um funcionário que não enxerga isso. O puxasaco.

Anônimo disse...

Nunca vi disso está sendo oferecido um avanço em benefício para a categoria dos servidores públicos municipais e o Sindicato, poucos servidores e uns politiqueiros de plantão ficam azarando o futuro dos trabalhadores públicos municipais!!!

Anônimo disse...

Sobre o comentário acima de professores com carga horária mínima é verdade. SUPERVISORAS concursadas no município são só 3, mas tem q ver nas escolas tem várias pessoas atuando segundo as diretoras indicadas como supervisoras.Só para justificar não estarem em sala de aula. Sou professora e sei bem disso.Nosso secretario não tem a realidade de escola. Mas como mesmo.
Só tem ensino médio.

Anônimo disse...

E agora o secretário contratou um biologo para fazer o plano municipal de educação.Totalmente perdido .Será que ele secretário sabe o que significa um plano municipal de educação?
Pela contratação é obvio que não quanta irresponsabilidade.

Anônimo disse...

Os politiqueiros de plantão sempre existiram, pessoas que ofendem quem estava na assembleia, e votou pelo vale, mas muitos tem é inveja de seus colegas, solução: este ano tem concurso vão faser, p/aumenta o padrão e vão ganhar mais, porque só criticando o trem passa.

Anônimo disse...

Que pobreza Vale Alimentação a goela abaixo, esta é a primeira vez que eu vejo. É feijão na veia. Cuidado que entope a seringa. Brincadeira. E o Servidor... fazer o q não é mesmo. A patrulha tava preparada. Então tá, né. Dpois não vem chorar nos meus ouvidos. É muti engambelação pro meu gosto. E o pior é q todos sabem disso. Mas é isso ou nada. Então tá. Vamos disso mesmo.

Anônimo disse...

Agora na Câmara de Vereadores tem o Vereador sabe tudo,com ele é assim "OS OUTROS ESTÃO LÁ PARA APRENDER,ELE ESTA LÁ PARA ENSINAR".Mas o SABE TUDO,PORQUE QUE VC CHAMOU A VEREADORA CECÍLIA DE VEREADORA NELI?...O perfeitinho,vc ñ ERRA nunca,então ñ fica trocando o nome das colegas.Fica Feio!Fala sério que arrogância vereador.

Anônimo disse...

Eu não estive na camara esta semana mas fico louco para saber qual o vereador que defendeu a nossa comunidade de uma maneira ou de outra ¨pelo menos falou o que devia falar¨ ref. ao projeto do vale. Vamos fazer uma enquete, uma votação qual o melhor dos nove parlamentar sem politicagem e qual o pior na tribuna em prol da comunidade.

Anônimo disse...

o que acho engraçado é que tinha vereador contra o projeto do vale, até referiram os problemas do projeto e na hora de votar o que aconteceu... aprovado por unanimidade. ou não sabem o que dizem ou não sabem o que votam...

Anônimo disse...

Sabem o que votam, mas não honram o que dizem, né seu mesquita grande vereador.