.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Vigilância da Influenza Aviária e Doença de Newcastle será realizada no Parque da Lagoa do Peixe

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) realiza trabalho de Vigilância Ativa para a Influenza Aviária e Doença de Newcastle. A atividade de Vigilância Ativa nos sítios migratórios inclui também a coletas nas aves domésticas em seu entorno, em uma distância delimitada em 10 quilômetros, abrangendo todas as propriedades e residências previamente georreferenciadas consideradas de risco neste perímetro. Além disso, são realizadas atividades de educação sanitária junto a escolas das comunidades da área.

As coletas do entorno dos sítios migratórios envolvem um grande número de pessoas, materiais e amostras, exigindo uma logística bem maior. No ano passado a atividade foi realizado no Taim, com amostras de 109 residências georreferenciadas, perfazendo um total de 1794 aves amostradas ou 3588 criotubos (50% cloaca e 50% traquéia). Em 2011 o trabalho será executado no Parque da Lagoa do Peixe.

No Rio Grande do Sul há dois sítios de invernada. Além do Taim, o trabalho também é realizado no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, nos municípios de Mostardas, Tavares e São José do Norte que, neste ano, receberá a expedição entre os dias 21 e 31 de outubro com a participação conjunta dos técnicos da Seapa, Secretaria da Saúde, Mapa, ICMBio e Cemave.

Os materiais recolhidos são processados pelo laboratório da rede oficial, Lanagro de Capinas (SP).

As informações são do Portal do Governo do Estado.

Nenhum comentário: