.

sábado, 23 de julho de 2011

Boletim DEMAGIM - Julho de 2011


No dia 22 de julho, os professores participaram de um encontro promovido pela Secretaria Municipal de Educação ocasião em que o Secretário fez um relato sobre as atividades desenvolvidas pela sua secretaria especialmente sobre as melhorias implementadas nos edifícios públicos afeto àquela secretaria. Em seguida apresentou aos professores, a Psicopedagoga Rafaela Rios e o Psicólogo Ricardo Pires, recentemente nomeados para exercer suas atividades profissionais em apoio às atividades pedagógicas das escolas de rede municipal.

Na ocasião, o DEMAGIM, representado pelo Prof. Andradino Oliveira, solicitou um espaço para apresentar, aos professores presentes, a moção de reivindicação aprovada em Assembléia Geral dos professores, realizada no dia 18 de junho, ocasião em que foram debatidos os temas: Gestão Democrática (eleição dos diretores de escolas), Plano Municipal de Educação e Plano de Carreira do Magistério.

Diante das questões em debate, os professores priorizaram o Plano de Carreira do Magistério Municipal por entender ser um instrumento de grande valia para o aperfeiçoamento profissional, sendo a sua principal função.

Após a apresentação dos profissionais citados acima, o Secretário abriu um espaço para perguntas aos especialistas (psicopedagoga e psicólogo). Em seguida o assunto descambou para as reivindicações dos professores, ou seja, retomada imediata da regulamentação do Plano de Carreira do Magistério, uma vez que a Lei Municipal fora aprovada em 30 de maio de 2006 e até agora, não foi regulamentada, com isso, trazendo prejuízos à categoria causando desestímulos aos professores, em decorrência da inércia do governo municipal.

Depois de várias participações dos professores insistindo para que o governo tome providências para o atendimento das reivindicações, o Secretário de Educação pediu um prazo de 45 dias no máximo para dar uma resposta efetiva sobre a questão.

Sabemos que temos muito a debater sobre as questões que envolvem o Plano de Carreira do Magistério e precisamos avançar muito para atingirmos os patamares que reconheça efetivamente os direitos legítimos dos professores e a eficácia que poderá apresentar para o pleno desempenho de suas atividades pedagógicas.

Alertamos para a necessidade de construirmos o Plano Municipal de Educação, pois só através dele é que poderemos permitir a convergência das ações, de forma sincronizada, onde cada uma delas, efetivamente, possa contribuir para o resultado que esperamos: uma educação inclusiva e da qualidade esperada por todos.

Até breve!

Coordenação do DEMAGIM

3 comentários:

Anônimo disse...

tenho acompanhado a trajetória do Pedone da política, e confesso que achei que não ia dar certo a vinda dele para comandar a nossa educação. Sou professora, quase me aposentando e nesses dois anos o Secretário tem mostrado respeito pelo grupo, abrindo para o diálogo, ele sempre coloca a palavra a disposição para sugestões e críticas. O Demagim está fazendo a parte dele, e cabe o Executivo analisar se tem condições de dar aumento ou não.

Anônimo disse...

Fiquei sabendo que o encontro pedagógico que foi anunciado para os professores municipais no auditório municipal se transformou em queixas dos docentes e reivindicações de salários... Fala sério professores: discutir direitos e salários tem lugar mais adequado para tratar do que numa reunião extritamente pedagógica. Há primeiro o grupo deve aprender a se UNIR e tratar melhor dos seus interesses não é mesmo??? Pensem nisso!

Anônimo disse...

Sou professora e tenho algumas citações: Reunião pedagógica onde? o que tinha lá era propaganda sobre o que o senhor secretário estava fazendo de bom na pasta da educação, evidente que não foi colocado a situação de promover diretores goela abaixo, isso que é dialogo com os professores.