.

domingo, 24 de julho de 2011

Governo Federal pode tornar o projeto do Porto do Barquinho realidade

*Por Paulo Cesar Araujo

A terceira reunião realizada em nosso município com objetivo único de viabilizar o projeto do Porto do Barquinho aconteceu na última terça-feira, dia 19. A reunião contou com presença do Engenheiro Adão Magnus Marcondes Proença, do Ministério dos Transportes – Secretaria de Gestão de Programas de Transportes Aquaviários, Poder Executivo e Legislativo, além de um bom número de representantes da comunidade: empresários e produtores, o que nos indica a grande expectativa que todo a sociedade tem com relação a implantação deste projeto em nosso município.
O modelo a ser pleiteado é a ETC – Estação de Transbordo de Carga, que será implantado e gerido pela iniciativa privada. O Governo Federal fará a dragagem, sinalização da hidrovia e a pavimentação do acesso até a Lagoa. O cais, logística, instalações e exploração do Porto ficará a cargo da iniciativa privada, que poderá contar com o Governo com forte subsídio para construção da infra-estrutura necessária.

No primeiro momento será necessário iniciar o processo junto ao Ministério dos Transportes para conseguir a Outorga (autorização) para construção da ETC. Para isto foi constituída uma comissão que terá como objetivos levantar a possível demanda de carga de transbordo de entrada e saída, verificação da área para construção da Estação e dar entrada do processo junto ao Ministério dos Transportes. A comissão foi formada por um representante Poder Executivo, Câmaras de Vereadores, MASISA, Madem Florestal, ACIM – Associação Comercial e Industrial de Mostardas, Associação dos Arrozeiros, Sindicato Rural de Mostardas.

O projeto aqui em Mostardas é parte de toda uma estrutura que o Governo Federal está implantando no País para reativação do transporte hidroviário, com o objetivo de viabilizar o crescimento e desenvolvimento do setor produtivo, desafogando as rodovias que em certas regiões são insuficientes para o escoamento e crescimento, devido ao volume de carga transportada. Para nós Mostardenses significará um grande crescimento em todos setores, sem contar com a possibilidade de instalação de grandes indústrias, sendo que ainda não temos a real percepção do que isto poderá impactar em nossa economia.


4 comentários:

JC disse...

Cadê o prefeito? Ele novamente não compareceu na reunião? Será que ele não acha esse projeto importante para Mostardas? Vai continuar a lógica do deixa tudo como está para a gente controlar.

Anônimo disse...

JC... te informa magrão, o Prefeito está na foto, só que é o prefeito em exercício. Como tem gente desinformada que gosta de jogar pimenta, vixe maria.

Anônimo disse...

Será que os vagarezas do município vão aproveitar esta nova oportunidade????

Anônimo disse...

o JC tá fora do ar.