.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Os navios de Garibaldi


Embora não fosse rio-grandense, pois o grande guerreiro era filho de italianos, nascido em Nice, não é possível olvidar José Garibaldi, quando se recorda a legenda heróica do Rio Grande.

Indissoluvelmente ligado à tradição farroupilha, viu, além disso, nascer o seu primeiro filho, Menoti Garibaldi, que viria a ser general italiano, no município de São José do Norte (em local hoje pertencente ao município de Mostardas).

José Garibaldi foi coronel da República Rio-Grandense e tomou parte em inúmeros combates, notadamente no da Guarda de Santa Vitória, nos campos de Bom Jesus, onde pereceu o chefe legalista, brigadeiro Xavier da Cunha, e, mais uma vez, brilhou o glorioso farrapo, coronel Teixeira Nunes.

O que, porém, deu à fama de Garibaldi um relevo especial, naquela luta titânica, foi a façanha, sem precedentes, de conduzir uma esquadra para, no porto de Laguna, cooperar com as forças terrestres de David Canabarro.

A barra do Rio Grande estava solidamente bloqueada pelos navios da marinha de guerra do Império. Os pequenos navios de Garibaldi achavam-se, praticamente, engarrafados na Lagoa dos Patos.

Foi então que lhe ocorreu a ideia espantosa de transportá-los por terra! E, assentados sobre rodas, puxados por longas filas de bois, escoltados por cavaleiros gaúchos, lá foram - navios fantasmas, sem remos nem velas - cruzando a planície arenosa do litoral, até a barra de Tramandaí.

Dias depois, enquanto a esquadra legalista continuava, muito seriamente, bloqueando a saída do Rio Grande, José Garibaldi se apresentava no porto de Laguna, desfraldando no mastro de seus navios a bandeira dos farrapos!

Retirado do livro Rio Grande Heróico e Pitoresco, Arthur Ferreira Filho, Martins Livreiro - Editor, Porto Alegre, 1985.

2 comentários:

Anete disse...

Linda a matéria sobre o nosso Rio Grande do Sul.Sempre é bom relembrar os fatos que fizeram a nossa história.

Anônimo disse...

Maria
A nossa história é muito rica. Devemos sempre lembrar-lá, é nosso dever.