.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Sobre a reunião do comitê da cebola em São José do Norte


Aconteceu na última quarta-feira, 14/04, na Secretaria Municipal de Agricultura de São Jose do Norte, a reunião ordinária do sub comitê da cebola.

Participaram representantes de várias entidades do setor dos Municípios de Rio Grande, Tavares e Mostardas e do município anfitrião. Por Mostardas estiveram presentes a representante da Emater - Adriana, da prefeitura municipal - José Alfredo, e da ADECOM, Marcos Ovalhe.

No encontro foram apresentados os dados do XXXIII SENINÁRIO NACIONAL DE CEBOLA, realizado na cidade de Ituporanga/SC, que ilustram as dificuldades enfrentadas pelo setor. Segundo informou o coordenador do sub comitê, Gustavo Chaves (Emater-Tavares), a produção e a produtividade cresceram muito nos últimos anos, passando de 15000T/hec para 45000T/hec.

Também foram levantados as principais reinvidicações dos produtores para encaminhamento as autoridades governamentais, entre elas:
- Revisão das portarias de sanidade que regulamentam a entrada da cebola dos países do Mercosul no País;
- Reestruturação da FEPAGRO;
- Sistema troca troca de sementes de cebola;
- Pesquisas em áreas experimentais.

A reunião também abordou melhorias que podem ser realizadas nas propriedades, como o escalonamento da produção, a criação de agroindustrias e diversificação da produção.

A próxima reunião do Comitê se realizará no dia 31/05 - terça-feira - em Mostardas.


Nenhum comentário: