.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Litoral de Mostardas pode abrigar bacia petrolifera

Petrobras revela ter encontrado indícios de petróleo na Bacia Pelotas

A direção da Petrobras confirmou na sexta-feira (dia 12) a possibilidade de existência de petróleo e gás natural na Bacia Pelotas, no sul do RS. Dois poços localizados no litoral entre Tavares e São José do Norte são a principal esperança da empresa que no dia 24 de novembro deverá confirmar à Agência Nacional de Petróleo (ANP) seu interesse em realizar perfurações nestes locais. A estatal também começa a analisar a possibilidade de instalar sua base de operações em Pelotas.

A confirmação das descobertas foi feita pelo diretor de Engenharia de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrela ao deputado federal Fernando Marroni e à deputada estadual eleita, Míriam Marroni (PT), durante reunião realizada na sede da estatal, no Rio de Janeiro.

O relatório sísmico realizado nesses pontos mostrou haver semelhança nos materiais dos poços da Bacia Pelotas com poços que hoje já produzem petróleo e isso é uma excelente perspectiva”, disse Estrela. O diretor, todavia, mantém-se cauteloso sobre o achado e diz que ainda é cedo para comemorar. “Somente através da perfuração será possível saber se há óleo e gás nos poços e qual a qualidade desse material e a viabilidade econômica em sua exploração”.

Onde fica?

Formada por uma plataforma que se estende de Florianópolis até o Chuí, a Bacia de Pelotas vem sendo pesquisada pela Petrobras desde 2008. De lá para cá cinco áreas foram alvo de estudos sísmicos com o objetivo de analisar a composição rochosa e tentar encontrar indícios de petróleo e gás natural. Em 2010 três poços localizados mais ao norte da bacia foram descartados e as atenções da empresa se voltaram aos poços localizados no litoral sul do Rio Grande do Sul. A estimativa dos diretores da estatal é iniciar as perfurações, em pelo menos um dos pontos, até o final de 2011.

Base de Operações

A partir das boas perspectivas e a determinação da Petrobras em investir na perfuração dos poços entre Tavares e São José do Norte, o deputado Marroni e a deputada eleita Miriam solicitaram à direção da empresa que dê preferência para Pelotas como cidade-sede de sua base de operações.

Queremos que Pelotas seja a base da Petrobras para estas operações por oferecer toda a infraestrutura necessária para a empresa, além de poder oferecer mão-de-obra qualificada para atender às necessidades de uma atividade tão complexa”, justificou Marroni. “Isso seria uma oportunidade única de desenvolvimento para toda a Zona Sul e Pelotas pode dar suporte científico para a Petrobras através da nossas instituições de ensino superior”, reforçou Míriam.

A ideia foi bem aceita por Estrela que se mostrou otimista com a possibilidade de instalar em Pelotas uma futura base da Petrobras. “Isso dependerá, basicamente, da ação das lideranças políticas regionais e os deputados Marroni e Miriam estão a frente deste movimento porque acompanham constantemente nosso trabalho na região”, ponderou.

Também participaram da reunião no Rio de Janeiro o coordenador do curso de Engenharia Geológica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Luiz Eduardo Novaes, o Assessor de Assuntos Estratégicos do Instituto Federal de Ensino Tecnológico do Sul (IF-Sul), João Antônio Allemand e o vereador pelotense Waldomiro Lima (PRB).

Essa notícia ganhou destaque na capa do Jornal Correio do Povo do último sábado (13.11) e pode representar outra grande oportunidade de desenvolvimento para Mostardas e região.

7 comentários:

Anete disse...

Que noticia maravilhosa.
Eu me recordo que, a mais de trinta anos foram perfurados aqui em Mostardas vários poços , por uma equipe do Exercito, e os mesmos foram fechados com uma base de concreto, que certamente ficou registrado nos documentos deles,mas a gente na época não sabia o que era ou se tinha petróleo ou gás ou se não tinha nada.
Que Deus nós ajude a encontrar uma riqueza dessas que possa levar o nosso município trilhar o caminho do progresso.

Lucas disse...

Certo que todos queremos isso ,mas temos que torcer para que algumas pessoas não achem que isso não traria progresso para o município e acabe trancando mais essa oportunidade de crescimento para Mostardas.

JL disse...

Hi, agora vai ser difícil o pessoal travado dizer que não dá para explorar porque o IBAMA não deixa. O IBAMA é o grande aliado deles, qualquer problema a culpa é do IBAMA. Faltou luz, a culpa é do IBAMA, as ruas estão esburacadas, a culpa é do IBAMA, a administração municipal tá horrível, a culpa é do IBAMA.

Anônimo disse...

Fala baixo, não deixa eles ficar sabendo, senão eles vão querer ser o pai da criança. Vcs ainda não conhecem os tipos. Fala baixo se não pode eles querer meter a mão e atravancar o projeto.

Anônimo disse...

Ó o PT trabalhando ai gente

Juca disse...

Essa pelo menos ao que parece não está na mão da prefeitura (graças a Deus, pois senão seria mais um porto do barquinho e energia eólica a se ir.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Conhecendo como conheço Mostardas onde pescamos muitas vezes antes da partida do nosso filho Guilherme ao Oriente Eterno, sei do isolamento da mesma. Meus cumprimentos a estes jovens e seus professores. É assim que são forjados os cidadãos de amanhã.
Está postado no meu blog: http://praiadexangrila.com.br/alunos-apresentam-projeto-de-tratamento-de-esgoto/