.

sábado, 6 de novembro de 2010

Palmares do Sul luta para reativar Porto Fluvial

Segundo o Jornal Folha Popular, o governo municipal de Palmares do Sul está discutindo e articulando a reativação do Porto Fluvial do Município. O município busca receber os investimentos previstos pela chamada Hidrovia do Mercosul.

A Hidrovia é uma obra do governo federal que pretende aumentar a integração regional, facilitando o escoamento da produção tanto pelo Porto de Rio Grande quanto pela futura ferrovia Norte-Sul, planejada para ser construída no Oeste da Lagoa dos Patos. Para tanto, o governo investirá em melhoramentos nos Portos de Estrela e Cachoeira do Sul e na construção e/ou reativação de 06 (seis) portos no entorno da Lagoa dos Patos.

O governo federal pretende elevar a participação do transporte hidroviário fluvial de 3% para 14% até 2025 com objetivo de elevar a competitividade das empresas nacionais.

Ainda segundo o jornal, o prefeito de Palmares, Luciano Bins (PDT), está procurando representantes de grandes empresas da região (Ambev, Cooperga, Arrozeira Palmares, Flosul, Madereira Santa Rosa, Codic, entre outras) e reunindo com representantes do Ministério dos Transportes na busca de apoio e na defesa  do investimento para o Município.

Palmares seria uma das fortes candidatas a receber um dos seis portos da Hidrovia do Mercosul. "Se isso vier a ocorrer mesmo, temos que preparar nosso Município a nível de infraestrutura urbana, pois o crescimento será rápido e imenso não temos dúvidas", afirmou Bins ao jornal.

E Mostardas não pretende disputar esse investimento? Não terá o Município interesse em reativar o Porto do Barquinho? Não se interessará no desenvolvimento e nos empregos que seriam gerados? Nossas lideranças ficarão mais uma vez impassiveis, se contentando apenas em fornecer mão-de-obra ao município vizinho?

Esperamos, sinceramente, que as lideranças locais se unam e consigam evitar que essa venha a ser mais uma oportunidade de desenvolvimento perdida.

14 comentários:

Prof. Álvaro disse...

Essa notícia realmente não é boa para nós mostardeiros, pois acredito que esse porto seria bom para Mostardas por gerar emprego e renda para nossos habitantes em geral, inclusive para a prefeitura, quero que o município cresça e procuro fazer minha parte para isso. Espero sinceramente que nossas autoridades (executivo e legislativo) consigam trazer esse investimento para cá, caso acreditem que isso vai trazer benefícios, como já coloquei acredito que sim.

Anônimo disse...

Verdade que o Boanerges vai abrir uma empresa em outro lugar, não aqui em Mostardas, por falta de incentivo do governo municipal?

Anônimo disse...

Amigo Alvaro sinceramente estou meio desanimado com nossas autoridades municipais,do jeito que a carreta esta andando ligeiro vamos nos tornar mais uma cidade dormitorio,com trabalhadores trabalhando nos municipios vizinhos e pernoitãndo ém Mostardas.

Anônimo disse...

É muita tristeza o que está nos acontecendo,estamos parados vendo o cavalo passar encilhado e os outros municipios pegando,Palmares,São José do Norte.O Porto do Barquinho sempre foi uma luta do povo de Mostardas,será que ninguem do governo vai providênciar isto, é só promessa de campanha.
O que vai ser de nós Mostardeiros?
Chega desta gente que não pensa no municipio e sim apenas no seu próprio bolso e fazem campanha pra assegurar um emprego durante 4 anos.

Anônimo disse...

Vcs anonimos que devem ser apenas um ou dois sempre com essa conversa de que aqui nada presta, demostarm uma perseguição chiita contra o governo que trabalha de maneira a oferecer o melhor pra MOSTARDAS.
Patricio Damião.

Anônimo disse...

Quem dera que fosse só conversa,a realidade os fatos estão ai noticiado em blogs ,jornais e rádios as conquistas dos outros municipios para o seu desenvolvimento.
O que tu tens pra apresentar deste governo trabalhador?
Os projetos que estão em andamento ficaram solicitados ao governo federal pelo governo anterior.Ou tu achas que é só pedir num ano e no mesmo já está aqui?
Fazem, além de tudo ,o povo de Mostardas passar vergonha,marcam o Festival das Aves,cancelam e não divulgam e ai vem pessoas de fora se apresentar aqui.
Isto ta bom ou ainda quer mais?
E quanto ser dois ou tres que escrevem e estão descontentes espera a próxima eleição municipal pra teres uma idéia de quantos somos.

Jaci disse...

oi, fiquei com dúvida:chita não é um tecido que as moças faziam vestidos para as festas de São João, antigamente? Ou era chiita? Ou xiita?OK Help. Gracias.

Anônimo disse...

Tomara que o Patricio Damião, deve ser pai do centro-avante do Inter, tomara que ele seja único. Tomara que nós sejamos milhares, porque não conseguem dizer a que vieram. É um governo decepcionante. Se conversa enchesse barriga, estaríamos feitos, enquanto o Freguesia faz manchetes com assuntos corriqueiros, banais. O mesmo jornal e outros anunciam grandes conquistas de outros municípios. E Mostardas, município diferenciado por natureza, vai ficando para trás pela incopentência de seus governantes. Há que haver uma alternativa que não seja o inverso de nada. Pelo amor de Deus.
João Quero Crer.

Lucas disse...

Para o amigo que pergunto se é verdade da fábrica do nezinho em outro lugar é sim por falta de incentivo fiscal do governo de mostardas a fabrica foi para osorio e assim vamos perdendo mais uma coisa para outro lugar e para o que falo que o trabalho é para o bem de msotardas me aponta onde esta esse bem, será nas nossas ruas dentro da cidade, sera nos empregos criados aqui ou a saúde que para ser atendido aqui temos que brigar muito no hospital que até vc ser atendido passa no minímo meia hora, não vi melhora em nada isso sim.

Lucas Gatti Velho disse...

Pois é será que vamos perder mais uma coisa para Palmares ou o porto não é viável para Mostardas como não seria o parque eólico, será que o prefeito de palmares é louco por querer esses benéficios que perante ao governo local de mostardas não acho que traria proveito pro município, mas que diferença de uma localidade para a outra né. gente ta parecendo piada pessoas dizerem que ta bom esse governo.

Anônimo disse...

Com certeza que para algumas pessoas esta muito bom o governo,´menos para nós povo que os elegemos.

Anônimo disse...

Tem solução sim... PT na cabeça em 2012... Vamos que vamos... É Lula descobrindo o Brasil, Tarso proclamando o Rio Grande e PT apavorando em Mostardas...

gcolares disse...

Perder para Palmares é o fim da varzea.
Não sei o que os governantes estão fazendo a respeito, mas requer medidas urgentes, pois Mostardas não pode se dar o luxo de perder investimentos.

Anônimo disse...

O dinheiro e o emprego devem estar sobrando em Mostardas.