.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Projeto da Escola 11 de Abril valoriza a consciência negra

A sala de aula foi transformada em um ambiente de leitura e ludicidade apresentando a cultura afro-brasileira. No som do batuque dos tambores de lata, nos traços, cores e sabores da África. Na tradição oral dos contos de história dos livros infanto-juvenil encontrados em nossa biblioteca.

Foi oportunizada as turmas de 1ª a 8ª série visitar e realizar oficinas de apreendizagem ministradas pelos alunos do programa Acelera Brasil e orientados pela Professora Taís Velise. Esse trabalho oportunizou aos alunos troca de experiências e informações concretizadas em trabalhos manuais, lúdicos e ritmicos, confeccionadas em painéis por toda a escola.

Os documentários e vídeos abordaram os seguintes questionamentos: Existe racismo na escola ou discriminação é velada? Existe cor para denominar as pessoas? O que é consciência negra?

Assim a escola criou em seu espaço momentos de interação entre culturas, respeito pelas diferenças de cor, raça, credo e valorização da auto-imagem.

A participação de todos mobilizou os alunos, finalizando a atividade com uma grande roda de capoeira embalada no ritmo e som do berimbau.

O blog MostardasVirtual parabeniza os professores e os alunos da Escola 11 de Abril por mais esse trabalho em prol da nossa comunidade.



16 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a professora Taís pelo excelente trabalho que envolveu toda a escola. Porém, não devemos esquecer que houve uma programação desenvolvida por diversos(as) professores(as) da Escola 11 de Abril relativa a Semana da Consciência Negra: filmes; documentários; entrevista com Orlando Duarte, nosso Rei do Congo, no Auditório Mathias Velho; trabalhos interdisciplinares em salas de aula, que envolveram as séries iniciais e finais do Ensino Fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa, Geografia, História, Ensino Religioso, Inglês entre outras.Portanto, não somente a professora Taís merece o reconhecimento, mas toda a Escola 11 de Abril pela iniciativa e pelo cumprimento da Lei Federal 10639. Professor Cláudio Costa.

Anônimo disse...

Também gostaria de comentar, a tempo, que como encerramento da Semana da Consciência Negra promovida pela Escola 11 de Abril fomos(alunos e professores), dia 20 de novembro, a Comunidade Quilombola de Casca para o festejo relativo ao 20 de Novembro (Dia da Consciência Negra) e pela entrega, por parte do Incra, da posse definitiva de suas terras. Professor Cláudio Costa.

Anônimo disse...

claro prof. todos merecem reconhecimento, não precisa ciuminho.
Cruzes credo.

Anônimo disse...

Não é uma questão de "ciuminho" é penas relatar que toda escola 11 de Abril envolvida, somente isto. Volta afirmar a professora Taís fez um excelente trabalho com uma turma de acelera, provando o quanto a professora é competente e o quanto os alunos desta turma são capazes, quebrando com o preconceito da capacidade de turma em questão. O anônimo acima tem cara de quem não faz nada e somente joga palavras ao vento para ver se o circo pega fogo. Mas tenho certeza que é pessoa de pouca ou nenhuma atitude para uma sociedade local melhor. Mas como dizia um velho ditado " Enquanto a caravana passa os cães ladram." Professor Cláudio Costa

Anônimo disse...

O que é isso: Professor Claudio para vereador em 2010? Ou apenas para tirar votos do Professor Alvaro???? O PDT é quem sabe? Pois nos nada sabemos. He, He, He...
Pois, pois, a caso pensam que somos bobos?

Anônimo disse...

Pois é pessoal. Muitas palavras, muita teoria, mas como colega profª sempre repito, vale mesmo é a prática em sala de aula, contínuo e sério. O bom exemplo sempre em todos os momentos.

Anônimo disse...

Enquanto a caravana passa os cães ladram, mas esta também é boa:"Quem não te conhece que te compre" ou em mato de cobras sempre usar botas de cano alto.

Anônimo disse...

Quem sou eu para tirar os votos do profesor Álvaro! Tenhos minhas convições que posso contribuir para uma sociedade mais justa, através de minha ação, enquanto sujeito histórico que sou. Luto por uma sociedade que aprenda, valorize,respeite e não discrimine as diferentes formas de manifestações culturais. Faço parte daquelas pessoas que possuem a incubência de transformar a sociedade pelas diferentes formas educacionais,desde que elas levem à cidadania plena. Uma sociedade que promova o conhecimento, sem ranços preconceituosos. Que promova o respeito as opções sexuais de cada um. Que respeite a natureza, a agro-ecologia,para que possamos ter uma vida saudável sem destruição ambiental por parte de agrotóxicoe e outros produtos químicos tão nocivos a vida. Que combata a enorme desigualdade econômica entre os brasileiros. Então para vocês que nada sabem e não teem "cara de bobo" mudem suas tacanhas formas de "fazer" política, pois quem não é mais boba é a população de Mostardas. Por todos aqueles que lutam por uma sociedade brasileira repleta de cidadania! Professor Cláudio Costa

Anônimo disse...

Ofereço uma poesia de Cazuza e Frejat a todos os anônimos de plantão.

Blues da Piedade - Cazuza, Frejat

Agora eu vou cantar pros miseráveis
Que vagam pelo mundo, derrotados
Dessas sementes mal plantadas
Que já nascem com caras de abortadas
Pras pessoas de alma bem pequena
Remoendo pequenos problemas
Querendo sempre aquilo
Que não têm
Pra quem vê a luz
Mas não ilumina suas mini-certezas
Vive contando dinheiro
E não muda quando é lua cheia
Pra quem não sabe amar, fica esperando
Alguém que caiba no seu sonho
Como varizes que vão aumentando
Como insetos em volta da lâmpada
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Pra essa gente careta e covarde
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Lhes dê grandeza e um pouco de coragem.
Quero cantar só para as pessoas fracas
Que tão no mundo e perderam a viagem
Quero cantar os blues
Com o pastor e o bumbo na praça.
Vamos pedir piedade
Pois há um incêndio sob a chuva rala
Somos iguais em desgraça
Vamos cantar o blues da piedade.
Professor Cláudio Costa

Anônimo disse...

Professor Cláudio vc foi fundo... Parabéns!!!

Anônimo disse...

Todo projeto que vise diminuir o distanciamento entre os grupos sociais deve ser sempre aplaudido pela sociedade. Mas caros leitores, em especial a comunidade mostardense: Vocês já ouviram falar por acaso na criação do PME - Plano Municipal de Educação? Pois bem, saibam que quem está a frente desta empreitada (Plano de Educação) é um cidadão que desemprenhou igual tarefa num dos municípios da grande Porto Alegre e que segundo um palestrante de um Congresso sobre Educação realizado recentemente no Estado da Bahia é um documento sem relevância em função de tamanhas incoerências e inconstitucionalidades... Diante disso so me resta perguntar: Cadê os professores desta cidade? Será que vão deixar as coisas acontecerem simplismente e deixarem? Pois é, mas depois de feito não adinta reclamar! Que tá acontecendo professores e professoras? Desânimo, descuido, comodismo ou incompetência? Não creio nesta última opção, mas insisto que é preocupante ainda mais para quem já teve acesso ao esboço do projeto. Por fim CADÊ o DEMAGIM? Não vai fazer nada? Ou já ta fazendo?

Educação é coisa muito séria...

Anônimo disse...

É mesmo. Eu cansei de falar e levar desaforos. Estou saindo do municipio. Hoje só assisto da janela.Mas e os professores cheios de esperanças, com idéias novas, quase todos com curso superior. Começa quando se aceita um secretário de educação sem preparo, qual o curso superior dele?
Ele tá aparecendo construindo salas de aulas, mas só prédio não diz nada, é bom lógico, mas e a parte cognitiva onde fica?
Alunos aprovados numa boa, sem condições,alguns para agradar certos pais outros porque o professor não é da área, dai faz que ensina e por aí vai.Mas se um professor mais experiente fala alguma coisa, ele é mal visto, ficam o taxando de xarope , etc...Falei outro dia, só teorias bonitas, não adianta, e a práxis onde fica.O Jorge Amaro , gosto muito dele, foi meu aluno, mas acho que não é a pessoas ideal para fazer um plano de educação praticamente sozinho. Pois onde tá o Cons. Munic. de Educação, é só para inglês ver...

Anônimo disse...

Parabéns à Profa. Tais e à Escola 11 de Abril pela bela Iniciativa.

Pe Guevara - na luta

Anônimo disse...

o nosso secretario da educação tem preparo sim mais politico pois deixa transportar passageiros nos onibus escolares para ganhar votos enquanto os alunos viajam em pé para a escola mas este ano vamos fotografar e filmar estes absurdos e entregar as filmagem para alguem responsavel aguardem.

Anônimo disse...

tem que ser filmado e divulgado também os motoristas maltratando professores na frente dos alunos e quando um professor(a) reclama de aluno em pé a fins de colaborar com a segurança é agredido pelo motorista que da beijinhos em alunas,fala de nomoros e deixa alunos viajarem sentados no painel do ônibus isto é claro e verdadeiro meu marido é motorista de caminhão e passa pelo ônibus que transporta alunos do ensino médio de bacupari e visualiza meninas e meninos sentados no painel com aquele sorriso no rosto e o motorista é o paizão.e sei que uma professora ja fotografou isto pena que não fez nada. parabéns prô pela falta de iniciativa.

Anônimo disse...

Amiga do comentario acima não concordo quando voce sitou(OS MOTORISTAS)maltratando professores,sou motorista dos escolares numca maltratei professores,apesar de ter algums por terem um pouco mais de estudo querer dar ordens nos motoristas e isto não admito ,outra coisa que me deixa contente é quando professores nos auxiliam a manter a ordem dentro dos onibus,e não concordo de hipótese algum motorista estar de namorinho.