.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Por uma Escola democrática


Por uma Escola democrática!

Os últimos acontecimentos envolvendo os segmentos das escolas municipais, professores, funcionários, pais e alunos de um lado e o governo municipal de outro, foram suficientemente esclarecedores sobre o grau de discernimento deste governo com relação aos princípios democráticos, conquistados a tão duras penas pela comunidade escolar como um todo.

Um dos princípios fundamentais que dá sustentação a Democracia é o acato às decisões tomadas pela maioria absoluta. Por conta do desrespeito a este princípio, milhares de pessoas já derramaram o sangue na luta para fazer valer o direito inalienável e legítimo que é a vontade da maioria.

As medidas tomadas pelo governo para retirar das comunidades escolares o direito de opinar sobre a escolha do Diretor da sua escola; a forma com que vem tratando a questão que envolve as escolas Marcílio e Emílio, atropelando o processo democrático ao nem sequer ouvir o Conselho Municipal de Educação que é o órgão de representação legítima dos segmentos das comunidades escolares, como também, da comunidade municipal, por se tratar de um assunto tão importante que é a Educação.

Em reunião do Conselho (CME), a secretária de Educação se comprometeu em encaminhar a proposta com as respectivas justificativas sobre as pretensões de mudanças nas escolas em referência. Além de não enviar a proposta para avaliação do Conselho, decidiram se reunir com alguns pais das duas comunidades. Convidou a Presidente do CME, Profª Cristina Pereira para participar da reunião. A intenção era convencer os pais de que suas intenções eram positivas.
Mas quando metemos os pés pelas mãos, nunca dá certo!

A exemplo do Não!!! Recebido do Legislativo, nesta ocasião não foi diferente: Os Pais presentes na reunião, unanimemente rejeitaram a proposta do governo. Quando as coisas são feitas de maneira autoritária sem mesmo ouvir as partes interessadas, ferem os princípios mais elementares e da Cidadania, que é a forma de praticarmos a democracia, a reação não poderia ser diferente. Sentimos-nos humilhados quando somos submetido a um sistema que elimina o direito de opinar sobre o que deseja para si e para os seus.

Assim estão as questões. O DEMAGIM convidou os professores para juntos avaliar a conjuntura. Poucos foram os que compareceram. Parece que a categoria está de acordo com tais medidas.
Isso é preocupante!

64 comentários:

Anônimo disse...

Ora Prof. Andradino, este mesmo Prefeito, escurraçou o vereador Chapotão por ter votado contra seu Projeto que a cobrança da taxa de iluminação pública, quando este era Presidente do seu partido. Sabe o que ele fez? Mandou suspender todas as contribuições ao partido. acredita?! É verdade. E assim procedeu sempre e apenas continua fazendo o que sempre fez. Ocorre que agora chegou na seara da educação. É triste mas é assim. Agora não adianta chorar depois do leite derramado. Vocês não sabiam?? Ora, ora. A democracia serve-lhes quando de acordo com o que ditam, entendeu? Senão eles apenas a ignoram e continuam ditando as régras. Durma-se com um barulho destes.

Anônimo disse...

Aliás, esse Prefeito escurraça todo mundo que ameaça seu dominio no Partido. Já foi Chapotão, Fabinho, agora esta sendo Enio Abreu (tratado feito cachorro, pois, é o unico Vice q nao é ouvido para nada), e o proximo será o Moises. ANti democratico ao extremo.

Anônimo disse...

Infelizmente nada de novo no front. Entra prefeito, sai prefeito o autoritarismo é o que governa Mostardas.

Anônimo disse...

é uma pena isso tudo que está ocorrendo. Onde vai parar.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Por fidelidade com a verdade e não vivendo nesta comunidade que conheço, pois aí pesquei por muitos anos, até partida do Guilherme, meu filho e companheiro de pesca, tomo o liberdade de manifestar-me para dizer que este blog é uma das melhores coisas que a cidade poderia ter ganho, vez que aqui as discussões são livres, sem qualquer tipo de intervenção que não a consciência dos que opinam. Vocês tem aqui um instrumento fantástico para o exercício da democracia e estes políticos ignorantes e por ignorantes autoritários, começam a cair do cavalo.

Anônimo disse...

todos que ameaçam os todos poderosos que sentam no trono, se tornam escurraçados. Basta ver o histórico político. Daltro escurraçou o Elimar, Antônio acabou com o Hélio, e agora o Marne quer acabar com o Enio Abeu e o Moisés. FORA A DITADURA! Que em 2012 tenhamos nomes que tenham cabeça mais aberta para esse tipo de política. CHEGA!

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo anterior, mas quero lembrar que quem escolhe esses "senhores" somos nós eleitores. E escrevemos aqui como anômimos pois não queremos nos expor. Será que fazemos por merecer algo melhor do que esses senhores que passaram por ai? Nos mobilizamos, exigimos respeito? Acho que não. Temos o que merecemos. Marne Vitorino é a nossa cara. Antônio Terra é a nossa cara. E tenho certeza que em 2012, também será. Nada estamos fazendo para mudar isso. Eta Mostardas, espero que não comecemos a pastar.

Anônimo disse...

é triste ver essa situação a respeito da escolha para eleição de diretores estar acontecendo. Porque não deixam ter eleição?

RAMIRES disse...

SEI QUE NÃO É ESTE O ASSUNTO,MAS COMO EM OUTRO BLOG NÃO TIVE RESPOSTA,TALVEZ AQUI EU COSIGA UM ESCLARECIMENTO;SÓ QUERO SABER QUAL É A FUNÇÃO DE UM DIRETOR DE TRANSITO EM MOSTARDAS????
SERÁ QUE ALGUÉM PODE ME AJUDAR?

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Meu caro, se Mostardas ainda for aquela cidade que conheci faz bem mais de 20 anos e na qual não tenho estado nos últimos 15, por certo tal diretoria de transito deve ter sido criada como mais um cabide de emprego, por certo para pagar apoio em campanha eleitoral. Eles fazem campanha e vocês pagam a conta. Está na hora de vocês usarem este blog e intensificarem as discussões formando assim nova mentalidade a fim de poder virar o jogo numa próxima eleição. A cidade é pequena e por isto mais fácil ainda. Mãos à obra já!

RAMIRES disse...

JORGE LOEFFLER .'. disse...

OK JORGE,EU NÃO SOU MORADOR DE MOST.MAS MINHA MULHER É NATURAL DA CIDADE E QUINZENALMENTE VAMOS ATÉ LÁ ENTÃO GOSTO DE ACOMPANHAR OS ACONTECIMENTOS,E COMO EM OUTRO BLOG NÃO TIVE RESPOSTA SOBRE O FATO,VIM PARA CÁ,MEU PENSAMENTO É IGUAL AO TEU PORÉM DE MOSTARDAS MESMO NÃO TIVE RESPOSTA.
UM ABRAÇO.

RAMIRES disse...

SÓ MAIS UM DETALHE:
NÃO MORO EM MOST.MAS TENHO CASA LÁ E PAGO IPTU.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Pois Ramires sendo proprietário na cidade e por consequência pagador de tributos, não tens somente o direito, mas muito mais, tens o dever de participar da vida da cidade e fiscalizar Executivo e Legislativo, pois os tributos é que sustentam a máquina pública. Fiscalizem com vigor e diuturnamente. Parabenizo o editor deste blog pelo espírito democrático em acolher todas as correntes do pensamento. Viva a democracia!

RAMIRES disse...

MEU CARO JORGE,ESTA FOI A RESPOSTA QUE OBITIVE,POR FAVOR LEI COM ATENÇÃO E ME DE SUA OPINIÃO.

MOISÉS PEDONE disse...
Quero agradecer a participação em meu blog, embora a manifestação de vocês não tem nenhuma ligação com o post em meu blog, aproveito para dize que existe Lei Municipal que trata sobre as atribuições de todo o Servidor Público, seja ele efetivo ou CC. O Cargo de Diretor de Trânsito é um CC, onde sugiro que faça um ofício, pode ser direcionado a Câmara já que as Leis são públicas, para você conseguir um resultado em sua pesquisa. Caso tenha um Vereador que seja de sua ligação, pode entrar em contato com ele e solicitar permissão para fazer esse levantamento lá na Câmara, no arquivo das Leis. Abraço.

22 de dezembro de 2009 13:56

Prof. Dino disse...

Meu caro Ramires.
O comentário do vereador Moisés Pedone sobre os cargos públicos é o caminho para esclarecer a dúvida com este cargo de Diretor de trânsito. Pelo ao amigo Pedone que coloque neste espaço qual a Lei Municipal de criou o referido cargos e se possível, quais as funçeos que este cargo contém.
Um abraço.

Unknown disse...

Como professora do município, não estou de acordo com as medidas tomadas pelo governo municipal, entretanto, não tenho ânimo para debater essas questões com meia dúzia de professores, que sei, que são bem intencionados, mas parece-me que só ficam no campo das idéias.
Em março de 2010, farão três anos, que trabalho na Solidão e, bem sei também, que existem professores de outras áreas lecionando geografia (minha área de formação) em escolas mais próximas... Sei também que há muitos desvios de função entre professores, que são do currículo, mas estão atuando em diferentes áreas - São os "superpedagogos(as)". Penso que já não adianta, menos de 10% de professores debater entre si, o quanto estão indignados, pois nada vai adiantar.
Acho que é caso de justiça, tribunal de contas, sei lá... Não entendo muito de leis.
Espero me reanimar e ter forças para encontrar meus colegas para debater, protestar, denunciar, fazer valer os direitos da categoria de fato.
Um abração a todos!!!

Matheus Brum. disse...

Tempos atrás escrevi um texto que se encaixa muito bem nesta discussão. Ná época nem havia ocorrido este embate entre DEMAGIM e Executivo Municipal. Enfim, acredito que seria interessante publicá-lo, tendo em vista ser um ponto de vista diferente e que aborda outros fatos em que estavam em jogo a vontade da maioria e a vontade de um governo em escutá-la ou não.
Não coloco o texto neste espaço, pois respeito o direito do blog de ceder ou não espaço a outras opiniões. Se houver interesse em publicá-lo, estará a disposição.
O Vitorino tem o meu e-mail.

RAMIRES disse...

GOSTARIA QUE O PROPRIO PEDONE ME ESCLARECESE,MAS COMO NÃO SOU LIGADO A NENHUM VEREADOR ACREDITO QUE VOU FICAR SEM RESPOSTA.
È LAMENTAVEL,VOU TENTAR COM O lASIER MARTINS.

Prof. Álvaro disse...

Professora Gisele lhe conheço muito assim como me conheçes. Eu vou descordar um pouco de ti quando falas sobre um pequeno grupo de professores debatendo. Eu acredito que isso é bastante importante para exercermos o princípio democrático da educação, que o princípio de debatermos livremente sobre as questões educacionais de nosso município, entre elas a eleição para diretor de escola, que parece que querem nos tirar, nos qualifica mais para exercitarmos nossa profissão. Assim como, concordo que faltam ações mais concretas, que também dependem de debates em grupo, pois as decisões que abrange aos professores não pode ser tomada pela um grupo reduzido de professores.
Abraços.

Unknown disse...

Oi Alvaro
Não leve a mal. O problema é comigo mesmo, que não vejo "luz no fim do túnel".
Vc sabe como é difícil sobreviver com 20h apenas. E tenho certeza que enquanto não fizer outro concurso, jamais me darão qqer desdobramento. Mas aí eu vejo contratados com 40 horas, concursados do curículo dando aulas na áreaa...
Sei do meu valor profissional, mas e daí?! Aqui nesta terra, não há lugar para forasteiros, há não ser que sejam devidamente concursados, mas mesmo assim, serão forasteiros ou seja, não me sinto bem vinda aqui, mas como diz uma tal propaganda, q no momento não me recordo qual: "Sou brasileiro e não desisto nunca!"

Unknown disse...

E mais: É escandaloso certos privilégios que se tem, por essas bandas: Não citarei nomes, pois pessoalmente não tenho nada contra ninguém, mas na escola em que eu trabalho, há professor que cumprem sua carga horária, apenas em dois dias da semana, outros q não são professores, mas q chegam a hora q bem entendem ou tem dia q nem aparecem. E quem denuncia?! Quem "vai meter amão no vespeiro?" É claro q poder, privilégio, está atrelado ao dinheiro. Realmnte me sinto muito desanimada...

Unknown disse...

Continuando: Pelo q eu posso perceber, isso é muito comum aqui. pode entrar o Juca, sair o Manduca, a filosofia aqui é exercer os podres poderes. Existe uma mentalidade provinciana, onde parece q todo mundo, de certa forma está envolvida. Então todos se calam e que pode pode, quem não pode se sacode!!!

ERICO RAMIRES disse...

RAMIRES disse...
SEI QUE NÃO É ESTE O ASSUNTO,MAS COMO EM OUTRO BLOG NÃO TIVE RESPOSTA,TALVEZ AQUI EU COSIGA UM ESCLARECIMENTO;SÓ QUERO SABER QUAL É A FUNÇÃO DE UM DIRETOR DE TRANSITO EM MOSTARDAS????
SERÁ QUE ALGUÉM PODE ME AJUDAR?

21 de dezembro de 2009 23:46

O QUE MAIS ME INCOMODA É QUE NINGUEM SE MANIFESTA SOBRE O ASSUNTO,O QUE EU VEJO É QUE ESTÁ TUDO NUMA BOA,E QUE TEM QUE CONTINUAR ASSIM TODOS TEM MEDO DE MOSTRAR A CARA E A COISA CONTINUA ASSIM,QUE MARAVILHA ISTO SE CHAMA DE POVO A CABRESTO.

Pescador De Ilusões disse...

ESTAREI NO BALNEARIO DE 24/12/2009 ATÉ 06/01/2010

Pescador De Ilusões disse...

SÓ MAIS UM DETALHE
EU NÃO TENHO RABO PRESO COM NINGUEM.

Anônimo disse...

Professor?
Conheçes?
Descordar?
Tomada pela um grupo?

Anônimo disse...

meu deus, o que eu vi sobre a resposta não foi nada de errado, basta solicitar a ele ou a qualquer outro Vereador que terão com certeza resposta. Muito bem dito por ele, as leis são públicas.

Vitorino "Milico" Mesquita disse...

Ramires: A função de um diretor de trânsito deve ser a mesma em qualquer lugar. A tua indagação deveria ser referente a necessidade de um em Mostardas, ou saber qual a justificativa quando da criação do cargo.

Anônimo disse...

Por tudo que vejo em relação ao magistério,só quero dizer que fiquem atentos,pois acho que a eleição não ocorrer é só o princípio de muitas outras atitudes do governo principalmente com relação a salários,portanto o magistério têm que estar muito unido.Lembrem-se uma classe unida pode vencer muitas batalhas e tudo indica que este governo quer o figado do magistério.

Anônimo disse...

Será que não vai ter nenhum professor em Mostardas disposto a dignificar a categoria e impetrar uma ação judiical contra a não realização das eleições nas escolas. Na minha escola se colocarem diretor cabide de emprego (CC) eu vou boicotar até o ultimo dia. DEMOCRACIA NAS ESCOLAS JÁ.

Anônimo disse...

queres BOICOTAR,mas nao tens coragem de colocar teu nome e ainda fala em coragem essa é boa.

Unknown disse...

Pois é... Existem coisas, que só mesmo na justiça. Entretanto, caro anônimo, vc nem se identificou, duvido q faça algum boicote!

Unknown disse...

Qualquer governo que pense no futuro,tem que fazer um planejamento de longo prazo. As medidas tomadas no presente, refletem o futuro. Assim acontece no campo da educação. Se queremos uma cidade próspera, evoluída, é preciso que se invista na educaçao. Principalmente na educação de base (fundamental séries iniciais) , pois muitos chegam à quinta série sem saber ler e escrever direito!

Prof. Álvaro disse...

Tens tod a razão no meu ponto de vista Giseli, mas qual a maneira que os governos municipais tem encontrado para valorizar a educação? Sem investimento em educação, sem conhecimento e a consequência todos nós sabemos, população mais fácil de ser enrolada através da politicagem barata (pagamento de conta de luz, água, gás e etc...) e desta maneira o poder continua com quem sempre esteve.

Anônimo disse...

Professora Gisele, vejo tu reclamando muito, mas o que estas fazendo pela tua categoria? Estas mobilizada junto ao DEMAGIM? Pelo que me consta é um grupo muito pequeno que atua. Estas nesse grupo? Ou não os reconheces como representante da classe? Que reivindicações levaste? De onde vens as coisas são diferente? Não tenho nada contra o que colocas. Mas lamúrias apenas não resolvem.

Unknown disse...

Caro anônimo, quem sabe vc não se identifica, daí então, te respondo.
Gisele Fiorelli

Anônimo disse...

E o Moises pedone de Sec. de Educação?
Qual o nivel de estudo dele mesmo?

Anônimo disse...

Essa Giseli é de onde mesmo, o que faz aqui se só reclama deixa a vaga para quem é do Municipio.

Anônimo disse...

Bom em termos de reclamação, todo o magisterio de mOstardas está em pé de guerra com o Marne, nao é so a professora Gisele.
Porque nao colocam o Pedro Antonio de Secretario de Educação. Muito melhor que a Geovana e o Moises.
E mais essa, com a saida do Moises e do Andre da Camara, entram os suplentes Flori e Joao Tropeiro... Pobre governo, vai perder todas as votações no Legislativo.

João disse...

Será que o secretário Moisés vai manter sua coerência no assunto eleição para diretores agora que virou secretário ou vai aceitar quietinho as indicações do prefeito?

Anônimo disse...

Boa indagação João!! Já votei 2 vezes no Moises e pla ultima atitude dele na Camara (votar a favor da eleição dos diretores) percebi q estava correpondendo a minha expectativa. Mas, se ele como secretario aceitar essa de nao ter eleição... dai meu vereador, nao conte mais comigo.

Anônimo disse...

Mais uma informação quentissima de bastidores pessoal... Demissao em massa do 1º escalao do governo... Geovana, Ze Frantz, Taiane, Leonel Pacheco... Exoneração no dia 31 de todos os diretores de escola que haviam sido democraticamente eleitos...
O Marne só nao demitiu o Enio Abreu pq nao pôde.
Conhecem aquele antigo ditado: Nada é tao ruim q nao possa piorar...

Anônimo disse...

Que maravilha, agora percebo sentido lógico em tudo!!! Natálio de Diretor de Trânsito, e dizem que não sabem porquê? Para pagar promessas de campanha, ora, não é evidente. Não querias que fôsse para melhorar alguma coisa não é mesmo? Moisés na educação, para o quê, exatamente? Para abrir vaga para o Tropeiro, ora essa! Não é evidente. E o Flori, como fazer??? Ah, daqui a pouco surge uma luz e tudo se ajeita. Demissões em massa, porquê??? Porque houve admissões em massa e desnecessárias, ora essa. É tudo evidente. Na Câmara tb houve criação de cargos com o mesmo propósito, sem falar nos gastos c/diárias que triplicaram, para melhorar o trabalho? Não. Pagar promessas de campanha, ora. É tudo assim. Assim caminha a humanidade. Eleições para diretores de escolas municipais, vamos ver, vamos ver, se chiarem mt, talvez, mas não é a idéia não. Vamos lá, vamos votar nos caras que eles são bons, manda quem pode, obedece quem precisa. Vamos de Pedone e Vitorino, que tudo vai mudar. PRA PIOR, ORA ESTA, é evidente, para mt pior. rsrsrsrsr!!! Que peninha os professôres acham que entendem, mas tb só analisam as aparências, falar nisso que dê a recuperação salarial??? Ah, tem a crise. A crise é quem leva as culpas e estamos combinados. Durma-se com um barulho deste. Vamos criar uma comunidade "Vai mentir pra Gegena". Em tempo Gegena é uma surda que tem lá em Palmares!

Unknown disse...

Posso dizer que sou brasileira e tenho um nome, diferente de pessoas covardes, que não se identificam.
E mais:As vagas são para todos que são capacitados, ora que estudem se querem vagas públicas!!!
Gisele C. Fiorelli

Anônimo disse...

E aquela que ia arrumar a secretaria de educação em 3 meses,passaram-se 12 meses e só deu bola fora teve que ser substituida.
Ah, se não aguenta pede pra sai.

Anônimo disse...

Não entendo pq o Pedone aceitou a educação?Será ingenuidade dele ter aceito e queimar o seu lado politico tão bem feito até agora,ou seria só para acomodação politica de suplentes de vereadores?

Anônimo disse...

O mundo é uma bola bem redonda!!!!
Tem gente que puxou o tapete ontem e caiu hoje...
E ai mana gostou de entregar a carta de demissão????hahahahahaha

Anônimo disse...

O comentário que o João e o Flori trocariam de lado se não fossem agraciados.

Anônimo disse...

as magoas ainda não passaram mesmo, a ferida esta custando a cicratrizar, mas tudo bem.sei que é muito dificil,realmente nao estam preocupados em como melhorar torcem para tudo dar errado e fingem que estão preocupados com a situação.

Letícia disse...

eu acredito no Pedone, aliás, a inveja mata caros anônimos!

Anônimo disse...

Letícia, concordo contigo. Gente o Moisés é uma pessoa super querida, de bom coração, inteligente, competente, vamos aguardar e ver o que ele vai apresentar. Ontem vi ele na Secretaria e gente que falou com ele disse que tá com muita vontade de fazer um trabalho bom. Vamos torcer todos juntos, afinal é a educação da cidade que com certeza está em boas mãos.

Anônimo disse...

Inveja mata... morri!!!! hahahahaha.
Nunca vi incompetencia virar inveja!!!!hahahaha.
O Pedone tem q tá no lugar do prefeito não na educação.

Anônimo disse...

Não dá nem pra ficar magoado ou ofendido,é tanta trapalhada e tentam disfarçar as palhaçadas q só consigo achar muito engraçado.
Tem até briga por caneta bic.hahahah

Anônimo disse...

Isso gauchada, vamos ver o Pedone na educação, vamos ver. Só quero a valorização da classe, melhores condições de trabalho, salário condizente, democracia e respeito as decisões de todos, eleiç~]oes para os diretores é o mínimo que se pode cobrar imediatamente dele. Discurso não enche barriga nem melhora a educação. Vamos ver, vamos ver... depois falamos, I don't beleve, I don't beleve

Rubens disse...

dá-lhe Pedone! Aliás é o melhor que se tem por aqui.

Anônimo disse...

pelo que eu to sentindo, o pessoal da educação estão todos contentes com a escolha do novo secretário.
Parabéns Moisés.

Anônimo disse...

Putz!!! Ao contrario desse ultimo anonimo todos q conheço estao insatisfeito com a escolha do pedone. Será q nao tem professores competentes no PP? E a Geogana, dizem que irá assumir a Secretaria de assuntos especiais para navegação. Fará um excelente trabalho tenho certeza. Alguem pode me dizer se o Moises conseguiu concluir o ensino médio? Para ser secretario de educaçãotem q ter nível educacional acima do ensino médio senao vira 'gari'. E esse agora, dizem q o Andre Soares nao quer a secretaria do obras e adivinhem sobrou para quem, FLORI. Meu deus, Flori na Secretaria de Obras... me socorrammmm.

Anônimo disse...

agora o governo começa ter a cara do povo, com moises pedone na educação, vai em frente moises não da bola para os que torcem para que tudo dar errado.

Anônimo disse...

isso mesmo, Moisés é do povo e vem ajudar seu governo a governar para o povo.

Anônimo disse...

Há mt # entre ser do povo e viver do voto do povo, iludindo, ahahahah, agora eu quero ver o Pedone abraçar o presente de grego. Agora eu qr ver, quá quá quá quá

Anônimo disse...

O novo secretário se mostra incoerente, na reunião de hoje do conselho municipal de educação ele disse que estão aceitando indicações da comunidade para a nomeação dos diretores. E bate pé dizendo que é contra, se fosse não aceitava o cargo. Tudo combinado.

Rubens disse...

Como tem gente que adora torcer contra...ahahahah
inveja mata e causa depressão...rsrs
gente o negócio é o seguinte, o Moisés no meu ponto de vista não deveria ter aceitado ir para a Educação, porque toda Secretaria causa um desgaste. Agora, vamos combinar, o cara é bom e com certeza vai fazer um bom trabalho. Isso não temos como negar, aliás, ninguém nega isso.
abraço

Anônimo disse...

Começou negando.

Anônimo disse...

Vamos combinar que o Pedone é mt bom como vereador de oposição. sabe como ninguém criticar. Criticou os 10% qdo o Antonio deu 6,5%, agora cadê?? Criticou a cidade suja, agora cadê?? Criticou falta de remédio, agora cadê?? A estrada, eleições para Diretores, legislação ambiental, escolinha, etc.etc. Vamos combinar de encontrar o Pedone, na Câmara ele não tá mais. Não aguenta mais dá explicação pela incompetência. Te vira meu, vamos ver na Educação. Quero te ver lá.