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quarta-feira, 8 de junho de 2011

Iniciativas do Conselho Municipal de Saúde buscam qualificar o atendimento no Município


Por iniciativa do conselho municipal de saúde foi instaladas urnas, formulários para pesquisa de satisfação e a carta dos direitos dos usuários da saúde em todas as unidades de atendimento. O objetivo é avaliar a qualidade do atendimento em nosso município e propor as comunidades mais participação nas demandas, abrindo assim um canal de comunicação entre usuário, Conselho de Saúde e gestores.

A instalação ocorreu nos dias 3 e 6 de junho de 2011 pelos conselheiros Marcos Ovalhe, Tadeu da Perciuncula, Fátima Rosane da Rosa, Cleres saraiva, Dinair Souza e Cleonice Pereira.

Além disso, o Conselho visitou o hospital para conhecer o gerador de energia instalado para garantir maior segurança aos usuários e aos profissionais que utilizam as suas dependências.

Locais onde foram instaladas as urnas:

1) UBS Cap. Décio de Azambuja Velho (ESF I – SOLIDÃO);
2) UBS Moacir Machado Braga (ESF II – MOSTARDAS);
3) Hospital São Luiz;
4)UBS Balneário Mostardense (A SER IMPLANTADA);
5)UBS Henedina Collares Victorino (RINCÃO);
6) UBS Antonio Zabella (TEIXEIRAS – A SER IMPLANTADA);
7) ESF III – Centro Comunitário;
8) Setor Laboratório de Analises Clinica (CENTRO COMUNITÁRIO);
9) Setores: Transporte e Marcação de Consultas, Pediatria, Fisioterapia e Odontologia(CENTRO COMUNITÁRIO);
10) Casa da Mulher (CENTRO COMUNITÁRIO).


6 comentários:

Prof. Álvaro disse...

Parabéns ao CMS de Mostardas pela iniciativa democrática é de atos como esses que tem por objetivo a qualificação do serviço público através da participação da comunidade que Mostardas pode ser mais democrática.

Anônimo disse...

Espero que este conselho trabalhe com isenção, não se deixar levar pelos administradores do hospital, pois o atendimento anda péssimo, até falta de educação com os pacientes, e pelo que fiquei sabendo este hospital recebe um bom dinheiro do município para atendimento de URGÊNCIA.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se o CMS é formado como e renovado em quanto tempo, e saber ainda se este conselho realmente tem algum poder para mudar o tratamente/atendimento que nós cidadãos recebemos no "hospital beneficiente", e se fiscalizam por exemplo os recursos repassados pela prefeitura a esta sociedade?

João Plinio Ferreira
Teixeiras
Mostardas

Anônimo disse...

Fiscalização urgente, nos serviços e nas verbas. Quando se vai a um hospital, não é para passear, e sim precisamos de ser atendidos, e com educação. Quem não gosta do seu trabalho deveria sair fora.A pessoa q chega lá está com dores e debilitada fisica e psicológicamente.

Anônimo disse...

Olá João

conforme a lei 8.142/1990

Este conselho é de compsição paritária 50% de usuários,25% profissionais de saúde e 25% de prestadores de servições ao SUS e gestores.Assim se comprova que é de maioria de usuário(representantes de associações sindicatos e entidades legalmente constituídas)ele se altera de acordo com as entidades mudam seus dirigentes normalmente de dois em dois anos,


O papel do conselho de saúde:


a) fiscalizar a aplicação do dinheiro publico na saúde;

b) verificar se a assistência à saúde prestada no estado ou município esta atendendo as necessidades da população;e

c) verificar se as políticas de saúde orientam o governo a agir de acordo com o que a população precisa.


Através dos conselhos de saúde ,os cidadãos podem influenciar as decisões do governo relacionadas a saúde e, também ,o planejamento e execução de políticas de saúde.

Texto retirado do livro de orientação para conselheiros de saúde,editado pelo tribunal de contas da união.

REUNIÕES DO CONSELHO: TODAS AS SEGUNDAS TERÇA-FEIRAS DE CADA MÊS

LOCAL:CENTRO COMUNITÁRIO HORÁRIO:8:30
Marcos Ovalhe - conselho de saúde

Anônimo disse...

Obrigado Marcos pelo esclarecimento, fico mais tranquilo se estas a frente deste trabalho, mas peço tua e de teus pares uma atenção especial ao funcionamento do Hospital São Luiz, se vocês agendarem visitas la possivelmente não verão a realidade desta instituição, sugiro, visitas surpresas e conversas reservadas com pacientes.
Mais uma vez obrigado!


João Plinio Ferreira
Teixeiras
Mostardas